DATA DE PUBLICAÇÃO: 06/12/2018
- Diminuir + Aumentar

Círio de Nossa Senhora do Ó em Mosqueiro

Foto: Pe.Wagner Maria.
 
C om informações do Portal Nazaré  - A lha de Mosqueiro, em Belém, vive os últimos preparativos para a festividade em honra de  Nossa Senhora do Ó. A programação inicia neste sábado, 8, e continuará até o dia 18 com a comunidade sendo norteada pelo tema “Com Maria, conquistando almas para Cristo”.
 
A procissão fluvial será no dia 8, às 9h, com saída de Caruaru para o Porto do Pelé. À chegada, quem prestará a homenagem à Virgem Expectante serão os fiéis dos pedais com a romaria dos ciclistas, a qual percorrerá algumas ruas da bucólica e encerra-se em frente à Matriz de Nossa Senhora do Ó, na Vila. À noite, será a vez da Trasladação, que saíra da Matriz para a Capela do Sagrado Coração de Jesus, localizada na orla da praia do Chapéu Virado.
 
 O grande dia para os fiéis será mesmo o domingo, 9, quando ocorrerá o círio de Nossa Senhora do Ó, a partir das 8h, saindo da Capela do  Sagrado Coração de Jesus com destino à Igreja Matriz, na Vila. Nesse mesmo dia, à noite, terá início a programação cultural na praça Matriz, a partir das 18h.
 
Seguindo a programação, no próximo domingo, dia 16, acontecerá a a quarta edição da corrida do Círio de Nossa Senhora do Ó, com largada a partir das 6h, em frente à Igreja Matriz, na Vila. Nessa data também às 8h, a romaria das crianças destacará a homenagem dos devotos mirins, saindo da Comunidade Santa Maria.
 A procissão luminosa encerra a programação  a partir das 20h, no dia 18, com saída da Igreja Matriz e percurso por algumas ruas da ilha e retornando para a Igreja. Ao final haverá o sorteio do festival de prêmios. 
E no mesmo dia, às 22h, será o término da festividade na praça matriz de Mosqueiro.
 
150 anos da Paróquia Nossa Senhora do Ó
 
A Paróquia de Nossa Senhora do Ó, localizase no distrito de Mosqueiro, pertencente a Belém, onde já existia a Irmandade de Nossa Senhora do Ó, que cedeu sua Igreja para nela ser instalada Igreja Matriz, criada no dia 10 de outubro de 1868, por Dom Antônio Macedo Costa, então Bispo de Santa Maria do Grão-Pará.
 
A nova imagem de Nossa Senhora do Ó foi entronizada pelo padre José Maria Ribeiro, no ano de 2009 e abençoada pelo então Arcebispo de Belém na época, Dom Orani João Tempesta. A imagem possui cerca de 60 centímetros e é feita de cedro e tem o aspecto físico, estilizado de uma mulher gestante, nos últimos dias de gravidez. A nova imagem tem os cabelos longos e caídos sobre os ombros em sinal de reverência para com o seu Senhor. 
 
Em 2018, a Matriz comemorou o jubileu de 150 anos, com uma programação especial, realizada no período de 3 a 10 de outubro.
 



Outras notícias
2010 fundacaonazare.com Todos os direitos reservados. Política de privacidade