DATA DE PUBLICAÇÃO: 17/01/2019
- Diminuir + Aumentar

Arquidiocese de Belém aprofunda-se na Campanha da Fraternidade 2019

Foto: Divulgação
 
Em 2019 a Igreja no Brasil convida a comunidade para na Campanha Fraternidade neste ano discutirá as Políticas Públicas à luz da Palavra de Deus e da Doutrina Social para fortalecer a cidadania e o bem comum. Para o início em todo o país no dia 6 de março da campanha, as arquidioceses e dioceses promovem estudos do tema “Fraternidade e Políticas Públicas” e o lema “Serás libertado pelo direito e pela Justiça”, e em Belém a Arquidiocese promove a partir do dia 28 o aprofundamento.
 
Na área de sua abrangência, a Arquidiocese de Belém promoverá de 28 de janeiro até 1º de fevereiro os estudos. De 28 a 29, na área Belém, os estudos acontecem de 19h às 2130, no Centro Social de Nazaré. Na Área Metropolitana, de 29 a 30, o aprofundamento será na Igreja Matriz da Paróquia de Menino Deus, em Marituba. E, por fim, de 31 de janeiro até 1º de fevereiro, a Área Icoaraci conclui os estudos com encontros realizados na Matriz da Paróquia de São João Batista e Nossa Senhora das Graças.
 
Os estudos levam em consideração o texto-base preparado pela Comissão Nacional da Campanha da Fraternidade, que contou com a participação e contribuição de vários especialistas e pesquisadores, bem como com a consulta a lideranças de movimentos e entidades sociais. Dividido no método ver, julgar e agir, o subsídio aponta uma série de iniciativas que ajudarão a colocar em prática as propostas incentivadas pela Campanha.
 
Como exemplo dessas ações, o texto-base além de contextualizar o que é o poder público, os tipos de poder e os condicionantes nas políticas públicas, fala sobre o papel dos atores sociais nas políticas públicas. A participação da sociedade no controle social das políticas públicas é outro tema de destaque no texto-base. 
 
Além do texto-base, outros materiais foram produzidos para dar apoio nesta missão: círculos bíblicos, que trazem aprofundamento da Palavra de Deus; sugestão de celebração ecumênica, para reunir pastores e representantes de outras Igrejas na preparação desse evento; a Cartilha Fraternidade Viva, rodas de conversa com a perspectiva de aprofundar-se no tema e a vigília eucarística e celebração da misericórdia. Todos eles estão disponíveis no site da Editora da CNBB.
 
Cartaz CF 2019
 
Levando em consideração que as políticas públicas dizem respeito a toda a sociedade em suas várias dimensões, e que visam assegurar os direitos humanos mais elementares para que cada pessoa tenha condições de viver com dignidade, o autor do cartaz da CF 2019, padre Erivaldo Dantas, buscou ressaltar na arte, através de silhuetas, a presença de algumas categorias sociais que considera importante para a reflexão da Igreja e da sociedade.
 
A escolha da obra vencedora foi feita pelo Conselho Episcopal Pastoral (Consep) da CNBB, e devia obedecer a especificações estipuladas no edital do concurso, entre as quais evidenciarem o tema da CF 2019: “Fraternidade e Políticas Públicas” e o lema “Serás libertado pelo direito e pela justiça (Is 1,27)”.



Outras notícias
2010 fundacaonazare.com Todos os direitos reservados. Política de privacidade