DATA DE PUBLICAÇÃO: 25/01/2019
- Diminuir + Aumentar

Paróquia de Santo Antônio de Lisboa completa 50 anos em 2019

Foto: Divulgação.
 
Criada em 30 de março de 1969, pelo então Arcebispo Metropolitano, Dom Alberto Gaudêncio Ramos, desmembrada das paróquias de Santa Teresinha do Menino Jesus e de São Judas Tadeu, a Paróquia de Santo Antônio de Lisboa, situada em Batista Campos, festeja o seu jubileu de ouro em 2019. Uma grande programação jubilar está sendo montada e tem previsão para iniciar em março deste ano. 
 
As comemorações do jubileu da Paróquia de Santo Antônio de Lisboa serão intercaladas de diversas atividades. A mais importante delas é a conclusão das obras da nova Igreja Matriz que, em 1997, teve o lançamento da pedra fundamental por Dom Vicente Zico e, atualmente, está em fase de acabamento.  
 
Em um longo processo, 15 anos ao todo, se deve, de acordo com Frei Edilson da Rocha Silva, OFM., pela aquisição de imóveis para ampliar a área da Igreja. Após este momento, deu-se início às obras de construção que são mantidas pela campanha “Metro Quadrado – Vamos Concluir”, que, encabeçada por Frei Adilson, reúne paroquianos e benfeitores para a organização do empreendimento. Iniciada em 2017, a previsão de conclusão é na festividade do padroeiro em junho de 2020 com a consagração do novo templo.
 
Para o pároco, será um momento muito importante para toda a comunidade paroquial: “A nova matriz estará no centro geográfico da área paroquial. Atualmente a capela, em frente à praça, está nas margens dessa área. Com certeza será um momento muito belo para todos porque representa a conclusão das estruturas físicas da Matriz. Lá o espaço contará com auditório, dezenas de salas, estacionamento e o Centrão. Será uma das maiores estruturas situada no centro da cidade e que abrigará vários projetos de evangelização e sociais”.
 
Para o ano jubilar, previsto para iniciar no dia 30 de março deste com Santa Missa solene, haverá ainda uma exposição de fotos dos próprios paroquianos que contam a história da paróquia e o lançamento de um livro comemorativo que narra todos os acontecimentos da fundação da igreja de Santo Antônio. Outras atividades para o ano jubilar também estão sendo estudadas pela comissão organizadora.
 
Fundação
 
A origem da Igreja de Santo Antônio de Lisboa tem início com a chegada dos padres Franciscanos a Belém em 1957, representada por Frei Tadeu Prost. OFM, que viria ser Bispo Auxiliar de Belém de 1962 a 1992. Em 24 de dezembro de 1957, os primeiros franciscanos começaram a residir na casa onde antes funcionava o Serviço Nacional de Malária. 
 
Em 6 de janeiro de 1959 foi lançada a pedra fundamental e tiveram logo inicio os trabalhos para a construção da atual capela de Santo Antônio de Lisboa, sob a responsabilidade do engenheiro Alcyr Meira, com orientação de Frei Francisco Gonser e Frei Vianney Miller, substitutos de Frei Tadeu Prost que gozava férias nos Estados Unidos.
 
A nova capela, inaugurada em 25 de dezembro l de 1959, ainda não era a capela paroquial e, durante 10 anos, serviu como capela auxiliar para a missa dominical, sem obrigações paroquiais. No dia 30 de março de 1969 a capela foi transformada em sede da nova Paróquia de Santo Antônio de Lisboa, em Decreto Oficial, tendo seu território desmembrado das paróquias de Santa Teresinha do Menino Jesus e de São Judas Tadeu. Logo após, em 19 de abril, Frei Lourenço Leenerts foi empossado como o primeiro vigário paroquial, em cerimônia solene antes da Missa Dominical.
 
A paróquia tem como comunidades: Bom Jesus, Centrão, Nossa Senhora de Fátima, Santa Clara, São Benedito, São Francisco, São José Operário, São Lourenço e as capelas: Bom Jesus, Colégio Santa Rosa, Nossa Senhora das Graças, Santo Antônio de Lisboa e São José.
 
Serviço
 
Campanha do Metro Quadrado
 
A Paróquia de Santo Antônio de Lisboa disponibiliza o hotsite www.simvamosconcluir.org/participe para aqueles que desejam contribuir com a conclusão das obras da nova Igreja Matriz. No endereço eletrônico é possível fazer a doação eletrônica e também preencher um cadastro para contribuir de outras formas.



Outras notícias
2010 fundacaonazare.com Todos os direitos reservados. Política de privacidade