DATA DE PUBLICAÇÃO: 25/01/2019
- Diminuir + Aumentar

Ministros catequistas recebem formação

Foto: Divulgação.
 
Neste domingo, 27, a Pastoral da Catequese da Arquidiocese de Belém promove na Igreja Matriz da Paróquia de Santa Cruz, no Marco, formação para ministros catequistas para aprofundar conceitos da Iniciação da Vida Cristã, da Sagrada Tradição, Sagrada Escritura e do Sagrado Magistério. A habilitação é voltada para 82 catequistas que, no ano passado, receberam o ministério de Dom Alberto.
 
Com o intuito de atender as urgências da igreja, de modo especial a igreja casa da iniciação a vida cristã, a coordenação de catequese da Arquidiocese de Belém, já há alguns anos, tem executado projetos afim de que a catequese de inspiração catecumenal seja uma realidade nas paróquias da região metropolitana.
 
A programação no dia 27 inicia-se às 8h e às 9h, estando previsto o inicio da formação por Anna Rassy Carneiro, coordenadora de catequese da Região Episcopal Santa cruz, Paulo Pinheiro, coordenador de catequese da Região Episcopal São Vicente de Paulo e Georgina Fernandes, coordenadora de catequese da Região Episcopal Sant’ana.
 
Após o intervalo, às 11h,  plenária e considerações finais do Padre Evandro do Carmo, coordenador arquidiocesano da Pastoral. De acordo com ele, a formação deste domingo faz parte de um projeto de capacitação permanente. Este projeto propõe que os coordenadores paroquiais de catequese e também alguns catequistas percorram o itinerário de Iniciação da Vida Cristã (IVC) com inspiração catecumenal e, a partir dessa experiência, tenham condições de conduzir suas comunidades, através dos catequizandos e famílias, a viverem efetivamente sua fé, tornando-se discípulos missionários de Jesus Cristo.
 
Atualmente a equipe arquidiocesana vem executando as formações de aprofundamento, para que os catequistas instituídos possam semear nas sete regiões da Arquidiocese.
 
“O Diretório Nacional de Catequese prevê o exercício do ministério de catequista, com uma disponibilidade de exercer de forma mais estável esse ministério. Estamos tentando colocar em prática o que pedem os diretórios. Nosso desejo é que se torne um projeto das paróquias, para os catequistas de modo geral”, afirma Padre Evandro.



Outras notícias
2010 fundacaonazare.com Todos os direitos reservados. Política de privacidade