DATA DE PUBLICAÇÃO: 14/02/2019
- Diminuir + Aumentar

Abertura do Ano Jubilar - 300 anos da Diocese de Belém

Foto: Luiz Estumano.
 
Está sendo finalizada a etpa dos preparativos da solenidade de abertura do Ano Jubilar que celebrará os 300 anos de criação da Diocese de Belém do Pará, festa que a Igreja de Belém irá vivenciar na próxima sexta-feira, 22, a partir das 16h, na Arena Guilherme Paraense, o Mangueirinho.
 
A cerimônia de abertura terá a participação das paróquias das sete Regiões Episcopais da Arquidiocese de Belém que vivenciarão a ocasião histórica para a Arquidiocese de Belém envolvidos pelo tema “Anunciando o Evangelho de Jesus Cristo na Amazônia” e o lema “Ide e anunciai…” (Mc 16, 15).
De acordo com a organização da solenidade, a culminância da abertura se dará com a Santa Missa solene a ser presidida pelo Núncio Apostólico no Brasil, Dom Giovanni D´Aniello.
 
As comunidades diocesanas estarão identificadas por camisas de cores diferentes e adentrarão o ginásio em equipes portando estandartes e bandeiras pastorais, representando a presença missionária da Arquidiocese de Belém nas paróquias onde atuam.
 
Os portões do ginásio Manguerinho estarão abertos ao público na parte da tarde, a partir das 16 horas para a melhor acomodação de todos no local. A chegada cedo ao ginásio também facilitará a organização das homenagens que serão prestada no decorrer da cerimônias, orinta a organização do evento.
A Santa Missa solene será às 19h, e durante a celebração, além dos representantes ds regiões episcopais, haverá o momento de entrada da imagem de Santa Maria de Belém, a padroeira da Arquidiocese de Belém e também a padroeira da cidade de Belém.
 
A organização da solenidade está sob a responsabilidade do Monsenhor Raimundo Possidônio da Mata (Monsenhor Cid), Coordenador de Pastoral e Vigário Geral da Arquidiocese de Belém. Ele explica que a solenidade de abertura, com a participação de todas forças vivas da Igreja de Belém representa um movimento concreto de unidade do povo de Deus, assim como "a uniadde da Igreja nesta data tão significativa para a evangelização da Amazônia".
 
A Missa contará com a presença dos Bispos de Belém, o Arcebispo Metropolitano, Dom Alberto Taveira Corrêa, e seus auxiliares, os bispos Dom Irineu Roman e Dom Antônio de Assis Ribeiros, os quais acolherão todo o clero arquidiocesano, assim como convidados.
 
Família Nazaré
 
A Fundação Nazaré de Comunicação depende de doações para continuar divulgando a obra de evangelização da Arquidiocese de Belém.
 
Assim, na abertura, agentes identificados com a marca da campanha  Seja + Um sócio evangelizador acolherão novos benfeitores desta obra de Deus. Participe! Ligue (91) 4006-9211 ou acesse o facebook.com/FNCBelem ou o aplicativo de mensagens instantâneas no número (91) 99315-5743.
 
Arcebispo convida para a abertura solene
 
O Arcebispo Metropolitano de Belém, Dom Alberto Taveira Corrêa, e diretores da Festa de Nossa Senhora de Nazaré foram recebidos no Palácio do Governo do Estado do Pará pelo governador Helder Barbalho e pelo vice-governador Lúcio Vale, acompanhados das respectivas esposas, Daniela Barbalho e Andrea Vale, na tarde do dia 7.O Arcebispo convidou os governantes para os festejos pelos 300 anos de criação da Diocese de Belém do Pará, celebração solene que acontecerá no próximo dia 22, na Arena Guilherme Paraense (Mangueirinho), com a Santa Missa presidida pelo Núncio Apostólico no Brasil, Dom Giovanni D´Aniello. A celebração marcará solenemente na Arquidiocese de Belém a abertura do Ano Jubilar pelos 300 anos de criação da Diocese de Santa Maria de Belém do Pará.
 
A Diocese foi elevada à Arquidiocese de Belém em 1906, logo a Diocese é mais antiga. Além desse tema, o diretor-coordenador do biênio 2018/2019 da Diretoria da Festa de Nazaré, Cláudio Acatauassú, também apresentou ao governador um relatório sobre o Círio 2018 e falou sobre as dificuldades que a Diretoria da Festa enfrenta para realizar a festa de devoção mariana capital paraense, considerada um dos maiores eventos católico do mundo. “Temos certeza de que a parceria do Governo do Estado com o Círio continuará firme e forte nesta nova gestão, apesar das grandes dificuldades que sabemos que o poder público está enfrentando”, frisou Acatauassu.  
 
EVANGELIZAÇÃO
 
Aualmente, a Arquidiocese de Belém conta com 240 sacerdotes, 153 diáconos e 89 paróquias, divididas em sete regiões episcopais. A procissão do Círio de Nazaré, que acontece sempre no segundo domingo de outubro, é considerada como um dos maiores eventos do tipo no mundo, e leva às ruas da capital paraense cerca de 2 milhões de pessoas.
 



Outras notícias
2010 fundacaonazare.com Todos os direitos reservados. Política de privacidade