DATA DE PUBLICAÇÃO: 14/02/2019
- Diminuir + Aumentar

Paróquia de Aparecida acolhe padre Wagner Lima

Foto: Luiz Estumano.
 
Domingo, dia 10 de fevereiro, a Arquidiocese de Belém empossou três novos párocos para assumirem o pastoreio nos bairros da Pedreira e do Guamá, na capital paraense, e em Ananindeua, na região metropolitana. Os paroquianos da Paróquia Nossa Senhora da Conceição Aparecida, Nossa Senhora Auxiliadora e Santo Antônio do Tucunduba conheceram seus novos párocos.
 
Dom Irineu Roman, um dos bispos auxiliares de Belém, presidiu a Missa solene da posse do padre Hellyson Wagner Amaral de Lima na Paróquia Nossa Senhora da Conceição Aparecida, localizada no bairro da Pedreira, às 18h.
 
As expectativas do padre Wagner o levam a um projeto de incentivar a missionariedade dos fiéis. “O projeto para Aparecida é o projeto da Igreja de Belém. A partir da conversa que tive com os nossos bispos é o trabalho, sobretudo, da missionariedade em toda a área da Pedreira. É uma paróquia muito grande, uma das maiores, quanto à população, na arquidiocese. Então, nos empenharemos para que seja feita essa animação missionária nas comunidades, sobretudo, no meio do nosso povo espalhado em toda região da paróquia”, explica o sacerdote.
 
 A comunidade lotou a igreja para a celebração que contou também com a presença de amigos e familiares do padre Wagner, como os seus pais Dorival Lima  e Nilce Amaral de Lima. A paroquiana Eliane Santos percebe o novo tempo para sua paróquia com muitas expectativas. “Que ele dê continuidade ao trabalho que o outro pároco estava fazendo e venha acrescentar, que ele evangelize bem o nosso povo”.
 
Dorival Lima, pai do sacerdote, assistiu à posse e pede a Deus que o filho consiga realizar o seu projeto de evangelização naquela paróquia. “Eu desejo que ele tenha bastante êxito junto com os fiéis. Sei que só ele não pode progredir. Os fiéis tem que ajudá-lo de toda a maneira”.
 
Fiéis acolhem padre Sebastião Antero no Tucunduba
 
O novo pároco da Paróquia Santo Antônio do Tucunduba é o padre Sebastião Nazaré Antero, que também tomou posse no domingo, 10 de fevereiro, durante a Santa Missa solene, presidida às 9h por Dom Irineu Roman, um dos bispos auxiliares de Belém, na igreja situada no bairro do Guamá. Padre Sebastião irá partilhar com o rebanho boa parte da vivência na Paróquia São Judas Tadeu, no bairro da Condor, em Belém, onde ele atuou por mais de três anos como vigário paroquial.
 
 A Paróquia Santo Antônio do Tucunduba caminhará a partir de agora sob o pastoreio do terceiro pároco daquela comunidade. Padre Sebastião recebe a missão pastoral como uma oportunidade de crescimento espiritual e pastoral. “Esta é uma área de missão com seus desafios e problemas importantes. Diante de todas essas necessidades pastorais da paróquia, estamos aqui para começar um novo trabalho e dar continuidade àquilo que já foi começado. Desafios virão e, diante de toda essa dimensão, nós estaremos fazendo o possível para vence-los, como um pastor que realmente cuida do seu rebanho. Mais do que servir à paróquia, também viveremos juntos um aprendizado”.
 
O povo de Deus compareceu à igreja para receber o novo pároco com muita alegria. A expectativa entre os paroquianos é que a comunidade possa crescer mais na evangelização.Orlandino Viana, ministro da Eucaristia. “Espero que ele venha crescer conosco na evangelização”.
 
“Tudo dará certo na nova missão do padre Sebastião”, afirmou, animada, a paroquiana Lucimar Vinhas. “Os padres que passaram por aqui também foram ótimos e eu espero que ele seja ótimo também, que traga a palavra de Deus, que nós estamos precisando muito, muita paz, muita alegria”.
 
 Paróquia - Erigida no governo diocesano do Arcebispo Metropolitano de Belém, Dom Alberto Taveira Corrêa, a Paróquia Santo Antônio do Tucunduba foi fundada a 28 de dezembro de 2011, sendo desmembrada da Paróquia São Francisco de Assis (Capuchinhos). Atua animada também pelas comunidades São José, Divina Misericórdia, Jesus de Nazaré, Guadalupe e Nossa Senhora Aparecida.
 
Padre Márcio Motta assume a Paróquia Nossa Senhora Auxiliadora
 
A Paróquia Nossa Senhora Auxiliadora, em Ananindeua, também prestigiou a posse de seu novo pároco no domingo, 10 de fevereiro, pela manhã, durante a Missa solene presidida por Dom Antônio de Assis Ribeiro, um dos bispos auxiliares. Padre Márcio José de Sousa Motta passa a dirigir a caminhada de evangelização daquela igreja, situada no bairro Anita Gerosa.
 
Padre Márcio leva para os novos paroquianos a experiência vivida como pároco da Paróquia Nossa Senhora da Conceição Aparecida, no bairro da Pedreira, em Belém, onde trabalhou cerca de cinco anos. O sacerdote chega à paróquia com grande expectativa, pois é a primeira vez que atuará nessa área da região metropolitana. “É sempre uma expectativa. Nunca trabalhei aqui antes, nem mesmo como seminarista. É a primeira vez que venho, e agora como sacerdote. Venho de coração aberto para todos, para acolher a Igreja Matriz, as capelas, todos os fiéis de toda esta grande área paroquial”, comentou.
 
Os paroquianos também acolheram padre Márcio muito esperançosos de renovação haja vista a experiência do novo pároco. “Ele já vem de outra comunidade. Nós esperamos, da mesma forma que ele veio da outra comunidade, ele traga coisas novas também pra nós. A gente se renova todo dia, a Igreja se renova todo dia. Então, cada vez mais, nós temos que estar aprendendo. Que ele venha de coração e venha trazendo coisas boas para nós. Coisas novas que estamos ansiosos de aprender e a nossa Igreja precisa”, opinou o guarda paroquial Edilson Costa. 
 
O novo pároco recebeu o carinho dos paroquianos também na forma de presente: uma imagem de Nossa Senhora Auxiliadora. Conhecer a realidade de sua nova missão é a prioridade do padre Márcio. “O meu primeiro gesto será celebrar em cada capela para ter essa convivência, contato e conhecimento e, aos poucos desenvolver o que a Arquidiocese pede no seu plano de pastoral: uma igreja aberta, uma igreja  presente”, explicou.
 
A paróquia - No dia 24 de maio de 2011, o Arcebispo Dom Alberto Taveira Corrêa, oficializou a ereção da Paróquia Nossa Senhora Auxiliadora na área antes conhecida como a comunidade de Santana do Aurá. A paróquia foi desmembrada da Paróquia Nossa Senhora das Graças, a Matriz de Ananindeua, e a evangelização local é realizada com apoio de 12 comunidades: Beato João Paulo II, Divino Espírito Santo, Nossa Senhora Desatadora dos Nós, Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, Sagrado Coração de Jesus, Santíssima Trindade, Santo Antônio de Pádua, São Benedito dos Inocentes, Nossa Senhora Mãe da Divina Providência, São Frei Galvão, Nossa Senhora Rainha dos Mártires e São José Operário.
 



Outras notícias
2010 fundacaonazare.com Todos os direitos reservados. Política de privacidade