DATA DE PUBLICAÇÃO: 14/02/2019
- Diminuir + Aumentar

Retiro Popular 2019 não será publicado

Foto: Luiz Estumano.
 
A Arquidiocese de Belém comunica que este ano não estará disponível para o público em geral o tradicional livro de reflexão quaresmal, o Retiro Popular, de autoria do Arcebispo Metropolitano de Belém, Dom Alberto Taveira Corrêa. Seria a 27ª edição da obra.
 
Durante 26 anos ininterruptos de produção do periódico, o Arcebispo Dom Alberto sempre disponibilizou para o leitor essa literatura a título de proposta de meditação para os fiéis bem viverem o período quaresmal como um meio de aprofundamento espiritual em preparação para Páscoa do Senhor. Entretanto, a escrita do Retiro Popular requer do pastor meses de dedicação, o que demanda muito esforço e ajuste da agenda pastoral para não comprometer as demais atividades do episcopado.
 
No entanto, devido a recuperação da saúde que o arcebispo passou ao longo dos últimos meses e por orientações médicas, a agenda teve que ser reduzida, infelizmente tendo que cancelar muitos eventos e algumas atividades, dentre elas a redação do livro Retiro Popular.
 
No mês de novembro o Arcebispo foi diagnosticado com coágulo na cabeça, mediante exames de rotina. Após 45 dias de acompanhamento médico e redução de atividades enfim veio a notícia de sua recuperação completa. Voltando às atividades normais apenas em janeiro deste ano.
 
RETIRO POPULAR
 
O Retiro Popular é um roteiro oracional que propõe uma vivência profunda da quaresma, com os olhos fitos na graça maior para o cristão, a Páscoa. Com propostas diárias de leitura orante da Palavra de Deus, reflexão da Palavra, leituras espirituais, roteiros de práticas de piedade, como a Via Sacra, Rosário e Ladainha. Indicações para a participação litúrgica na vida da Igreja, em caminhada para a Vigília Pascal. Um guia prático, que o Arcebispo convida a se preparar para Semana Santa e a viver este tempo de penitência, conversão, caridade e recolhimento.
 
Dom Alberto já publicou 26 edições, por ocasião da Quaresma, o livro “Retiro Popular”, sendo 21 pela Editora Canção Nova, mesma editora que já publicou outros títulos, como o livro “É Cristo que vive em mim” e a coleção de meditações “Aos pés do Senhor”, em quatro volumes, entre outros títulos.
 



Outras notícias
2010 fundacaonazare.com Todos os direitos reservados. Política de privacidade