DATA DE PUBLICAÇÃO: 29/03/2019
- Diminuir + Aumentar

Arquidiocese de Belém dá início às Visitas Pastorais Missionárias

Foto: Divulgação.
 
Teve início na última segunda-feira, 25, na Matriz da Paróquia de Nossa Senhora do Bom Remédio, no Conjunto Satélite, a Visita Pastoral Missionária na Região Episcopal do Coração Eucarístico de Jesus. Promovidas pela Arquidiocese de Belém e coordenadas por Dom Irineu Roman, as visitas missionárias são parte das celebrações jubilares dos 300 anos com o objetivo de animar pastoralmente as regiões episcopais.
 
As visitas pastorais constarão com a participação dos bispos de Belém, sempre com uma celebração solene na sexta-feira da semana em curso, além de ciclo de palestras sobre a Igreja, reuniões, visitas e formações, além de uma celebração solene de encerramento presidida por um dos bispos. Tem por objetivo principal a evangelização do povo de Deus. Com as visitas missionárias, a Arquidiocese de Belém estará colocando em prática a orientação do Papa Francisco na exortação Apostólica Evangelii Gaudium (Alegria do Evangelho, em português) que pede uma Igreja em saída e missionária. 
 
Segundo Dom Irineu Roman cada região episcopal programou com a ajuda dos bispos estas semanas missionárias, em substituição neste ano jubilar das visitas pastorais: “dentro desta programação todos serão envolvidos na missão: bispos, padres, diáconos, religiosos e leigos. Em todas as regiões acontecerá uma preparação dos missionários para a visita de porta em porta, despertando as famílias e o povo para a fé e a vida cristã”
 
Sendo mais ampla que a visita pastoral, as visitas missionárias envolverão todas as instâncias da Igreja. Terão um caráter de animação da vida cristã. As visitas missionárias serão um estímulo para as comunidades e paróquias continuarem com a proposta de evangelização, onde toda a Igreja precisa ser missionária. Durante as visitas missionárias haverá escuta, diálogo e propostas de novos caminhos para melhorar o trabalho da Igreja, tanto do ponto de vista espiritual, missionário e também quanto à caridade e no social.
 
“Esperamos que com essas visitas, os cristãos despertem na prática das virtudes, na vivência do Evangelho em vista de um mundo mais humano, fraterno, onde possa reinar a justiça e a paz. Pretendemos anunciar a todos os valores humanos, morais e cristãos. Tudo isso será realizado de forma simples, aonde iremos ao encontro das pessoas antes conhecer a realidade de cada família, nos colocando à disposição, como Igreja, no sentido de sermos servidores da fé, esperança e caridade.”
 
A programação de cada visita missionária tem por finalidade a preparação através da formação e espiritualidade. Haverá momentos de visita às famílias, aos doentes, celebrações com a juventude, peregrinações, reuniões com coordenadores e secretarias paroquiais, com os conselhos paroquiais e conselho econômico. Dom Irineu explica, ainda, que durante cada semana haverá celebração da unidade, onde a região episcopal celebrará junto num determinado lugar: “cada região elaborou, de acordo com sua realidade, o seu jeito de realizar essa Semana Missionária.”
 
A programação na Região Coração Eucarístico finaliza neste domingo, 31 de março. A próxima será na Região Episcopal São João Batista (14 a 19 de maio), Região Episcopal Menino Deus (20 a 26 de maio), Região Episcopal São Vicente de Paulo (27 de maio a 2 de junho), Região Episcopal Santa Cruz (11 a 16 de junho), Região Episcopal Sant’Ana (24 a 30 de junho) e Região Episcopal Santa Maria Goretti (13 a 18 de agosto). Após a última, haverá as devidas avaliações dos resultados obtidos com todas elas: “ao final do ano, quando terminarem as visitas missionárias, haverá diversas avaliações, até porque a evangelização continua, pois está previsto para o próximo ano a realização de um Sínodo Arquidiocesano. O anúncio do Evangelho não pode parar, pois Jesus disse: “Ide por todo o mundo e anunciai o Evangelho a todas as criaturas” (Mc 16,15).”
 
Coração Eucarístico 
 
A Visita Pastoral Missionária da Região Coração Eucarístico de Jesus teve início durante Missa, na quadra paroquial de Nossa Senhora do Bom Remédio, quando houve também a ordenação presbiteral do Diácono Humberto Paiva e marcou, ainda, o aniversário de posse canônica de Dom Alberto em Belém.
 
Na terça-feira, 26, houve missão nas paróquias de Santa Luzia do Bom Futuro e de Nossa Senhora Rainha da Paz, no Bengui. Dia 27, Dom Antônio esteve na Paróquia de Nossa Senhora do Bom Remédio, enquanto que Dom Alberto na de Santo Antonio de Pádua, no Coqueiro. Na Matriz de São José de Anchieta, houve reunião do clero, na quinta-feira, 28. Ainda no dia 28, houve procissão luminosa com o Santíssimo Sacramento, saindo de São José de Anchieta em direção da Matriz da Natividade de Nosso Senhor Jesus Cristo.
 
Nesta sexta-feira, 29, está previsto missão na Paróquia Santa Terezinha do Menino Jesus, com Dom Irineu. Pela manhã, Dom Alberto visitará Centro de Recuperação Coqueiro, em que haverá trabalho realizado por um pequeno grupo autorizado a entrar.  À noite, às 19h, Santa Missa na quadra do Colégio CEEP, no Conjunto Maguari, com o tema sobre a unidade e presença de todos os bispos.
 
No sábado, 30, na quadra paroquial do Bom Remédio, haverá pela manhã reunião com os secretários e com os membros dos conselhos paroquiais para assuntos econômicos (COPAE). Às 19h, haverá Santa Missa na Matriz de Nossa Senhora do Bom Remédio com os missionários, presidida por Dom Alberto. O encerramento, no domingo, 31 de março, será com missa nas matrizes das seguintes paróquias: Santa Edwiges (Dom Alberto), Arcanjo São Miguel (Dom Antônio), Coração Eucarístico (Dom Irineu), Santa Terezinha do Menino Jesus (Dom Alberto), Santa Luzia do Bom Futuro (Dom Irineu) e Nossa Senhora de Lourdes (Dom Antônio).
 



Outras notícias
2010 fundacaonazare.com Todos os direitos reservados. Política de privacidade