DATA DE PUBLICAÇÃO: 29/03/2019
- Diminuir + Aumentar

Primeira Missa na Comunidade Mãe da Divina Providência

Foto: Divulgação.
 
Sábado, dia 23 de março de 2019, foi celebrada a primeira Missa na Comunidade Nossa Senhora Mãe da Divina Providência, no bairro da Terra Firme, em Belém. A celebração foi presidida pelo padre providentino Jonas Teixeira, pároco da Paróquia São Domingos de Gusmão, a quem está vinculada a comunidade. 
 
Padre Jonas destacou em sua homilia que a comunidade nasce na área missionária da Paróquia São Domingos de Gusmão, “confiada à Divina Providência que cada cristão deve ter e assim sempre confiar no agir de Deus”, disse, almejando o êxito missionário.
 
Junto com os fiéis ao final da Missa, padre Jonas rezou a oração a Nossa Senhora Mãe da Divina Providência e a oração de Beatificação do Monsenhor Edmundo Igreja, fundador do Movimento Providentino, que virá a ser o primeiro santo paraense.
 
A missa contou com cerca de 100 participantes que lotaram a casa que acolheu a celebração eucarística. A Comunidade Nossa Senhora Mãe da Divina Providência está sendo coordenada por Davi Carvalho, estagiário do Movimento Providentino.
 
A COMUNIDADE - No início deste ano foi iniciado o trabalho de planejamento de uma nova comunidade na Paróquia São Domingos de Gusmão, visto a necessidade da evangelização na área e da maior proximidade da Igreja com seu povo. 
 
Desde a criação da Paróquia de Santa Maria de Belém, que foi desmembrada da Paróquia de São Domingos de Gusmão, a Matriz ficou sem uma comunidade dedicada a Maria, Mãe de Deus.
Motivados pelo jubileu de 50 anos do Movimento Providentino e para marcar a presença missionária dos Providentinos, a Arquidiocese de Belém decidu colocar a nova comunidade sob  o patrocínio de Maria, com o título de Nossa Senhora Mãe da Divina Providência.
 
A construção do “Edifício Espiritual” de uma comunidade requer o trabalho missionário e a oração, por isso, uma das grandes equipes de trabalho que estarão atuando para a edificação da comunidade é a equipe de evangelização, na qual sua pastoral, grupo ou movimento está inserida.
 
A equipe responderá pelo planejamento, organização e animação de todo o trabalho evangelizador/missionário e pelas celebrações eucarísticas mensais no território da área missionária.
 
A equipe deve reunir-se em datas pré-definidas, para montar um plano pastoral/missionário e o calendário das atividades evangelizadoras em 2019.
 
Algumas ações iniciais estão definidas como as formações no quarto sábado de cada mês, a partir de março de 2019, pautadas em temas, como: Bíblia, missionariedade, magistério do Papa Francisco, etc.
 
MISSÃO - A comunidade inicia o trabalho de evangelização sob a responsabilidade de uma equipe composta por missionários, Setor Juventude, Catequese, Legião de Maria, grupos de oração, Apostolado da Oração e Pastoral Familiar.
 
O Movimento Providentino, à frente da comunidade, toma por encorajamento o encorajamento do próprio Jesus. "A Igreja Católica, por escolha de Jesus, nasceu missionária e desenvolveu-se no vigor da missão. Os apóstolos compreenderam essa escolha de Jesus e saíram para anunciar".
 
O Papa Francisco insiste que é necessário reacender o fogo missionário, que todos os agentes de pastoral tenham uma atitude constante de “saída”.
 
Assim, pessoas até o momento distantes da comunidade podem ter a oportunidade de compartilhar da amizade com Jesus", explica padre Jonas.
 
A partir deste até 2021 "nossa vida de igreja, enquanto Paróquia de São Domingos de Gusmão, estará envolta em momentos de festa e júbilo pelas comemorações dos 300 anos de criação da Diocese de Belém, pelos 50 anos de ereção canônica do Instituto Nossa Senhora Mãe da Divina Providência,  já que é o Movimento Providentino que administra nossa paróquia. 
 
E no ano de 2021, festejaremos o cinquentenário de criação da Paróquia de São Domingos de Gusmão, conclui padre Jonas. "Por tudo isso, precisamos preparar a casa para as festas que se aproximam".
 



Outras notícias
2010 fundacaonazare.com Todos os direitos reservados. Política de privacidade