DATA DE PUBLICAÇÃO: 11/04/2019
- Diminuir + Aumentar

Semana Santa na Catedral da Arquidiocese de Belém

Foto: Luiz Estumano.
 

O Domingo de Ramos da Paixão do Senhor no dia 14 dará início à programação da Semana Santa na Arquidiocese de Belém, tanto na Catedral, quanto em todas as paróquias e comunidades. Nesta edição, destacamos parte das diversas programações organizadas pelas comunidades para que todo o povo de Deus possa participar dos fortes momentos de encontro com Jesus na Grande Semana para toda a Igreja. Confira-as e participe, onde mais lhe convier, com seus familiares e amigos.

CATEDRAL DE BELÉM

14/04 - DOMINGO

Domingo de Ramos da Paixão do Senhor


Com o tema ‘‘Bendito o que vem em nome do Senhor’’, a Arquidiocese de Belém iniciará, no próximo domingo, a Semana Santa com a bênção dos ramos na Igreja de Santo Alexandre, seguida de procissão até a Catedral de Belém onde haverá a celebração eucarística. Todos devem levar um ramo para melhor interagir nessa celebração. Na Catedral, missas, ainda, às 17h e às 19h.


 15/04 - SEGUNDA-FEIRA SANTA
Meditando o tema ‘‘Deixai-a, ela fez isto em vista do dia de minha sepultura”, das 16h às 19h, a Catedral acolherá os fiéis desejosos de confessar-se. Às 19h, Santa Missa.

 16/04 - TERÇA-FEIRA SANTA
A Igreja refletirá sobre o tema ‘‘Um de vós me entregará…’’e esperará, na Catedral, das 16h às 19h, os fiéis necessitados de confissão. Santa Missa às 19h.

17/04 - QUARTA-FEIRA SANTA
‘‘O Filho do Homem vai morrer, conforme diz a Escritura a respeito dele. Contudo, ai daquele que o trair’’: este o tema do dia, a ser meditado pelos fiéis presentes. Confissões das 16h às 18h50. Às 19h, Santa Missa.
Após a celebração, a Procissão da Fuga do Senhor, com o traslado da imagem do Senhor dos  Passos à Basílica Santuário de Nazaré.

18/04 - QUINTA-FEIRA SANTA
O povo de Deus meditará o tema ‘‘Jesus Cristo fez de nós um reino e sacerdotes para Deus, seu Pai’’ começando pelas Laudes Solenes, conduzida pelo Cabido Metropolitano de Belém, seguidas da Missa do Crisma, Bênção dos Santos Óleos e Renovação das Promessas Sacerdotais, celebração centrada no tema ‘‘Eu vos dou este novo mandamento’’. Às 18h, Missa da Ceia do Senhor com o rito do Lava Pés, Instituição do Sacerdócio e Eucaristia e Trasladação do Santíssimo Sacramento ao lugar destinado à Adoração das Sagradas Reservas.

19/04 - SEXTA-FEIRA SANTA
‘‘Jesus Cristo se tornou obediente até a morte numa cruz” será o tema para as meditações do povo de Deus na Sexta-feira Santa.


Às 7h, a Procissão do Senhor dos Passos sairá da Basílica Santuário de Nazaré com a imagem do Senhor dos Passos, enquanto a Procissão de Nossa Senhora das Dores sairá às 8h da Igreja de São João Batista (São Joãozinho), com destino à Igreja das Mercês, à frente da qual ocorre o encontro de ambas. Nesse momento acontecerá o chamado Sermão do Encontro, cujo pregador será o padre Ivan da Silva Conceição, pároco da Paróquia de Nossa Senhora do Amparo. Após o Sermão, ambas as imagens seguirão juntas, numa só procissão, rumo à Catedral.


O povo de Deus está convidado pela Arquidiocese de Belém a participar de um dos mais fortes momentos de fé da Semana Santa, o Sermão das Sete Palavras, proferido, das 12h às 15h, na Capela do Colégio Santo Antônio, localizada na praça Dom Macedo Costa. Este ano ele será proferido, escolha de Dom Alberto, pelo padre Moisés do Socorro Lima de Matos, pároco da Paróquia de Santa Maria Goretti.


Às 17h, na Catedral,  Ação Litúrgica da Paixão do Senhor, rito constante da Leitura da Paixão do Senhor, Oração Universal, Adoração da Cruz e Sagrada Comunhão.


A Adoração às Sagradas Reservas, na Catedral,  estará a cargo, das 20h às 21h, do Apostolado da Oração; das 20h às 21h, Legião de Maria; das 21h às 22h, Liturgia e Setores Missionários; das 22h às 23h, Pastoral Familiar e Encontro de Casais com Cristo (ECC); das 23h às 00h, Novas Comunidades e Grupo Jovem.


O pregador do Sermão da descida  da Cruz, às 18h30, na Catedral, será Frei Edilson Rocha da Silva, OFM , pároco da Paróquia de Santo Antônio de Lisboa.


A última programação da Sexta-feira Santa será a Procissão do Senhor Morto, às 19h. Os fiéis conduzirão a imagem do Senhor Morto por algumas  ruas da Cidade Velha, regressando à Catedral. Para essa procissão, a Arquidiocese recomenda aos fiéis que levem vela com protetor, para evitar possíveis transtornos.

 20/04 - SÁBADO SANTO
Norteados pelo tema “Ele ressuscitou e vai à vossa frente para a Galileia’’, os fiéis participarão, na Catedral, a partir das 21h, da Vigília Páscal, considerada liturgicamente a Noite das Noites, a mais importante do ano. Ela constará da Benção do Fogo novo, do Anúncio Pascal, da Benção da Água batismal e da Renovação das Promessas Batismais. Nessa noite, quem for à Igreja a deverá levar sua vela, com protetor por medida de segurança.

 21/04 - DOMINGO DE PÁSCOA
À luz do tema ‘‘Aleluia, Cristo ressuscitou!’’ a Arquidiocese de Belém concluirá a programação da Semana Santa na Catedral de Belém no Domingo da Páscoa de Nosso Senhor com celebrações muito importantes, inicias pela Santa Missa das 7h. A Missa Solene será às 9h, com, às 10h, Batismo Solene.


À tarde, Santa Missa às 17h , e, às 18h, II Vésperas Solenes. Às 19h, nova Missa Solene, seguida de Procissão a imagem  do Ressuscitado.Feliz e frutuosa Semana Santa a todos os nossos leitores.

 



Outras notícias
2010 fundacaonazare.com Todos os direitos reservados. Política de privacidade