DATA DE PUBLICAÇÃO: 09/05/2019
- Diminuir + Aumentar

Arquidiocese de Belém dá continuidade às semanas missionárias

Foto: Divulgação.
 

Inicia na próxima segunda-feira, 13, a Visita Pastoral Missionária na Região Episcopal São João Batista, a segunda do calendário elaborado pela Arquidiocese de Belém em virtude das celebrações do tricentenário vivido pela Igreja local em 2019. A abertura da visita, que contará com a presença do Arcebispo Metropolitano e seus auxiliares, será durante a Festividade de Nossa Senhora de Fátima, em Icoaraci.


As visitas pastorais missionárias em primeiro lugar buscam promover uma presença de bom pastor com o objetivo de animar na fé e na esperança a parcela do povo de Deus presente na Região Episcopal. Através dos momentos de celebrações, reuniões, visitas, os bispos de Belém com auxílio do vigário episcopal, párocos, religiosos e lideranças leigas buscam contribuir com seu conhecimento, tendo em vista uma evangelização mais eficiente e efetiva para o bem espiritual e em favor da vida deste povo.


Em outra oportunidade, na visita anterior a esta, Dom Irineu Roman, bispos auxiliar de Belém e coordenador das visitas, afirmou que com estas atividades a expectativa é a de colher vários frutos da visita pastoral: “a alegria do pastor junto de seu rebanho; uma maior amizade com o pároco e vigário paroquial; conhecimento das necessidades espirituais e pastorais da paróquia visitada; abertura de novas frentes de evangelização; animação dos agentes de pastoral e lideranças da paróquia; conhecimento da realidade religiosa, pastoral e social da área paroquial entre outras.”


Padre Agostinho Filho de Souza Cruz, Vigário Episcopal da Região São João Batista explica que, dentro do projeto de celebrações dos 300 anos de criação da Diocese de Belém, a Região Episcopal São João Batista realizará a Semana Missionária que visará articular as 11 paróquias que a compõem, procurando corresponder aos apelos do Evangelho de Jesus Cristo, de uma Igreja em saída, em estado permanente de missão.


“Será um momento rico de evangelização, de ir ao encontro das pessoas, principalmente as que estão mais afastadas da vida da Igreja. Será também oportunidade para abrirmos outras áreas de missões, criando novas comunidades ou implementando ações que visão dar uma melhor assistência pastoral nas mesmas.”

Ainda de acordo com ele, para essas ações missionárias serão convocados 110 missionários leigos, sendo 10 de cada paróquia, mais os sacerdotes, religiosos e leigos consagrados que atuam na Região Episcopal São João Batista. “Toda manhã haverá missão em uma determinada área de uma paróquia, culminando com a celebração da Eucaristia à noite, no local onde aconteceu a missão, as missas serão presididas pelos bispos e concelebradas pelos sacerdotes.”


Segundo ele, “cada paróquia está sendo animada por uma equipe de missionários, que tem a frente o pároco. Estão todos empenhados em realizar da melhor maneira possível a evangelização, e torná-la continua nessas áreas”.

Programação

A semana de Visita Pastoral Missionária tem início na próxima segunda-feira, 13, dia de Nossa Senhora de Fátima, na Matriz da Paróquia da padroeira, em Icoaraci, que vive sua festividade. Haverá presença de todos os padres na missa da chegada da procissão, que será presidida por Dom Alberto Taveira Corrêa, Arcebispo Metropolitano.


No dia 14 haverá, pela manhã, visita missionária na área da Paróquia São Francisco de Assis, em Icoaraci, com Dom Irineu. À noite, às 19h, ele presidirá Santa Missa na Matriz desta paróquia. Na quarta, 15, o bispo auxiliar prossegue a visita e depois segue para a Paróquia de Jesus Bom Samaritano, Tapanã, onde preside nova celebração eucarística às 19h30. No dia 16 de maio, Dom Antônio de Assis Ribeiro visita pela manhã a área da Paróquia de Santa Teresa de Calcutá, no bairro Eduardo Angelim II, Distrito de Icoaraci. À noite Dom Antônio preside celebração na Matriz paroquial.


Na sexta-feira, 17, às 14h, haverá encontro com secretárias, Conselhos Paroquiais Econômicos (COPAE) e párocos, no Auditório Dom Vicente Zico, da Paróquia São João Batista e Nossa Senhora das Graças, com presença de Dom Alberto e Dom Irineu. À noite, 19h, haverá Missa campal da Unidade, na Praça da Paróquia São João Batista e Nossa Senhora das Graças, com presidência do Arcebispo Metropolitano, Bispos Auxiliares e clero da Região Episcopal São João Batista.  Após celebração, jantar fraterno com os bispos, padres e diáconos da Região, no Salão Paroquial Padre Teodoro Kokke.


De 18 a 19, haverá na programação: encontro com os catequistas e catequisandos, encontro com a Pastoral do Dizimo das paróquias, Crisma na Matriz de São João Batista e Nossa Senhora das Graças e celebrações nas matrizes de Santo Afonso Maria de Ligório, Nossa Senhora da Conceição (Outeiro), Jesus Bom Samaritano (Tapanã), São Francisco das Ilhas (Cotijuba), Nossa Senhora do Livramento (Icoaraci), São Francisco (Icoaraci) e Divina Misericórdia (Águas Negras).

 



Outras notícias
2010 fundacaonazare.com Todos os direitos reservados. Política de privacidade