DATA DE PUBLICAÇÃO: 16/05/2019
- Diminuir + Aumentar

Caminhada sai às ruas para pedir paz

Foto: Divulgação.
 

Anualmente uma caminhada é realizada pelas ruas de Belém com o objetivo de pedir a paz na cidade. A VII edição da “Caminhada pela Paz” promovida pela Matriz da Paróquia de São Raimundo Nonato, no bairro do Umarizal, será realizada no próximo sábado, dia 25, após a Santa Missa, às 7h, na matriz,  localizada Avenida Senador Lemos, 990, no bairro do Umarizal.


A caminhada percorrerá algumas vias do bairro rumo à Comunidade de Nossa Senhora das Graças, onde haverá a partilha do café da manhã. A equipe organizadora solicita que os participantes usem camisas brancas e levem balões brancos.


O tema deste ano é “Na luta por políticas públicas, construiremos a paz” que, assim como nos anos anteriores, está em consonância com a Campanha da Fraternidade, promovida pela Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), cujo tema é “Fraternidade e Políticas Públicas” e o lema “Serás libertado pelo direito e pela justiça” (Is 1,27).


A iniciativa surgiu em 2013 pelas pastorais, grupos e movimentos da matriz, com o objetivo de conscientizar os paroquianos na busca pela paz, seja em situações adversas do dia a dia, por exemplo, no trânsito, em meio a uma discussão, em um relacionamento abusivo, onde mulheres vêm sendo vítimas de feminicídio, e nas periferias, cujas vítimas são jovens e policiais. Segundo Socorro Tavares, da equipe organizadora da caminhada, a iniciativa não é em vão: “Há pessoas que pensam que quando a gente sai às ruas é em vão. Mas não é! A Cada ano em que a gente sai em caminhada pelas ruas é porque nós acreditamos que a paz pode acontecer e, quem sabe se nessa caminhada a gente venha ver os frutos dessa nossa teimosia”.


Segundo a psicóloga clínica especializada em saúde mental e neuropsicologia Keyla Magalhães, a iniciativa contribui para que as pessoas falem e façam algo pelo tema: “Hoje às práticas meditativas, o hábito da oração, do fazer o bem, têm sido vistos como fatores protetivos para o não adoecimento humano. Agir de forma pacífica diante das circunstâncias  ajuda-nos a lidar com nosso autodesenvolvimento e crescimento. A paciência é a ciência da paz, uma paz ativa, engajada nos propósitos de agir no bem, no entendimento dos limites de cada um e na consciência de que precisamos fazer nossa parte para um mundo de paz”.

Iniciativa


Em 2013, durante encontro com as pastorais da Paróquia de São Raimundo Nonato, com a participação das comunidades pertencentes à paróquia, surgiu o desejo de clamar pela paz nas ruas da cidade, devido aos elevados índices de violência. No mesmo ano, a ideia se transformou em realidade e contou com a participação expressiva da sociedade. A caminhada denominada “Pela Paz” tem como finalidade reunir as pessoas com a missão de pedir paz.

 



Outras notícias
2010 fundacaonazare.com Todos os direitos reservados. Política de privacidade