DATA DE PUBLICAÇÃO: 16/05/2019
- Diminuir + Aumentar

Região Episcopal Menino Deus recebe Visita Pastoral Missionária

Foto: Divulgação.
 

Paróquias que pertencem à Região Episcopal Menino Deus preparam-se para a Visita Pastoral Missionária  de 19 a 26 deste mês. A visita será realizada pelo Arcebispo Metropolitano de Belém, Dom Alberto Taveira Corrêa, e por Dom Irineu Roman e Dom Antônio de Assis Ribeiro, bispos auxiliares de Belém. A visita objetiva animar a Região Episcopal Menino Deus, da mesma forma como já ocorreu na Região Coração Eucarístico de Jesus e, atualmente, ocorre na São João Batista.


A Visita Pastoral Missionária é iniciativa da Arquidiocese de Belém e ocorre nas sete regiões episcopais. As visitas são coordenadas por Dom Irineu Roman e integram as celebrações jubilares dos 300 anos de criação da Diocese de Belém do Pará. As visitas têm a participação dos bispos, sempre com uma celebração solene na sexta-feira da semana em curso, além do ciclo de palestras sobre a Igreja. A celebração solene de encerramento é presidida por um dos bispos.


Segundo o padre Hélio Fronczak, vigário episcopal da Região Menino Deus e pároco da Paróquia de Nossa Senhora do Carmo, em Benevides, a Semana Missionária nasceu durante a reunião do Conselho Episcopal na presença dos bispos, como parte das celebrações jubilares dos 300 anos, fortalecida pelo pedido do Papa Francisco, que proclamou o mês de outubro de 2019 com o Mês Missionário Extraordinário. Em decorrência, porém, da realização do Círio de Nazaré em Belém em outubro, o Tempo Missionário foi antecipado para ser vivenciado durante as Visitas Pastorais Missionárias às Regiões Episcopais da Arquidiocese de Belém durante esses meses.

Missa da Unidade


Em meio à realização da visita, ocorrerá a Missa da Unidade, na próxima sexta-feira, dia 24, na Praça Menino Deus, presidida por Dom Alberto e, concelebrada pelos bispos auxiliares e demais padres da região episcopal. A Santa Missa será em Ação de Graças pela Região Menino Deus. Na ocasião, será feito o anúncio da sétima Região Episcopal da Arquidiocese de Belém, Nossa Senhora do Ó.


A nova região será composta por paróquias do Mosqueiro, distrito de Belém, e dos municípios de Benevides e Santa Bárbara. O padre Hélio Fronczak será o Vigário Episcopal. Já a Região Episcopal Menino Deus permanece com todas as paróquias de Marituba e algumas de Ananindeua. O novo vigário episcopal dessa região será o padre Ederaldo da Mata Silveira, pároco da Paróquia do Menino Deus, em Marituba.


As Visitas Pastorais Missionárias às regiões episcopais iniciaram-se em março, na Região Episcopal Coração Eucarístico de Jesus. As atividades evangelizadoras compreenderam visitas missionárias às paróquias da região, missas, reuniões e a procissão luminosa. De 14 a 19, as visitas ocorrem nas paróquias da Região Episcopal São João Batista, com encontro, palestras, adoração e celebrações.

Programação

As animações ocorrem através das visitas missionárias de porta em porta, formação dos missionários, celebrações, reuniões com os padres, religiosos (as), secretários (as) e com os conselhos econômicos. Segundo Dom Irineu, com a visita missionária pretende-se a ação missionária e a evangelização, a fim de que os cristãos católicos se entusiasmem em dar continuidade a missão em suas comunidades. Para ele, o engajamento de todos é fundamental. “Todo batizado é filho de Deus, por isso deve assumir seu batismo cristão, ser outro Cristo no mundo, colaborando com a obra de Deus. Daí a necessidade do envolvimento e engajamento de todos os fiéis”.


As atividades serão realizadas nas paróquias da região. Por ocasião da abertura, dia 19, cada paróquia organizará a sua programação. No dia 20, ocorre formação para as equipes missionárias das paróquias divididas por setores, das 19h às 21h. Setor A, na matriz da Paróquia Menino Deus, com Dom Irineu. O Setor B, na matriz da Paróquia de Santa Bárbara, com Dom Antônio de Assis Ribeiro. 


Terça-feira, 21, ocorre a Jornada de Devoção Mariana, organizada por cada paróquia, com celebração de novenas de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro e de outras devoções. Nesse mesmo dia, Dom Irineu, juntamente com grupos de padre e agentes da Pastoral Carcerária, visitam os presídios que ficam próximos à Região Episcopal Menino Deus.


Dia 22, às 8h30, reunião do clero da Região Menino Deus, na Matriz da Paróquia de Nossa Senhora do Ó, no Mosqueiro, com Dom Alberto e Dom Irineu. Na quinta-feira, dia 23, Jornada Eucarística e Jornada Missionária, com Adoração Eucarística durante todo o dia e nas comunidades. Na sexta-feira, dia 24, às 8h, Jornada Missionária nas paróquias. No sábado, 25, às 8h30, formação para secretários de paróquias e contadores. No domingo, dia 26, missas nas paróquias com a presidência dos bispos.

Calendário de visitas

As demais Regiões Episcopais da Arquidiocese de Belém receberão as Visitas Pastorais Missionárias nos próximos meses. De 27 de maio a 02 de junho, São Vicente de Paulo; de 11 a 16 de junho, Santa Cruz; de 24 a 30 de junho, Sant’Ana e de 13 a 18 de agosto, a Região Episcopal Santa Maria Goretti.

 



Outras notícias
2010 fundacaonazare.com Todos os direitos reservados. Política de privacidade