DATA DE PUBLICAÇÃO: 16/05/2019
- Diminuir + Aumentar

Comunidade Sementes do Verbo dá início à Escola do Ano Sabático

Foto: Divulgação.
 

Na segunda-feira, 13 de maio, na Festa de Nossa Senhora de Fátima, durante celebração eucarística presidida por Dom Alberto Taveira Corrêa, Arcebispo Metropolitano, na casa de retiros “Monte Tabor”, da Comunidade Sementes do Verbo, em Icoaraci, teve início da Escola do Ano Sabático. O Ano Sabático é o principal apostolado da comunidade que se propõe a formar discípulos missionários para a nova evangelização na Igreja Católica.


Esta é a oitava turma desta escola de evangelização em Belém, que, no passado, acolheu 20 jovens para viverem nove meses de formação bíblica, humana, doutrinal e missionária. A casa em Icoaraci acolherá na turma deste ano 14 jovens, sendo que há a capacidade para 20 e, até duas semanas após o início, poderá acolher novos integrantes.


Na homilia, Dom Alberto considerou a experiênai que os 14 jovens irão obter: "O Ano Sabático é uma experiência profunda de liberdade. Desejo que Nossa Senhora de alguma forma apareça ao coração do vocês , ao final do Ano, poder recolher um pouco dessas coisas que o Senhor com certeza quer realizar na vida de vocês.”


Na turma deste ano há participantes de Palmas (TO), Rio de Janeiro (RJ), Manaus (AM), do Estado de Santa Catarina e, também, de países estrangeiros, como a Bélgica,  oriundos de paróquias, comunidades católicas, novas comunidades como Shalom e do Carmelo de Santa Teresinha, em Benevides (PA).
No período de nove meses os participantes da escola, chamados de companheiros da Sementes do Verbo, vivem uma verdadeira gestação de profunda escuta, estudo e aprofundamento da Palavra de Deus, mas também de crescimento humano na graça do trabalho e da vida comunitária.


A escola baseia-se em três pilares: Oração e trabalho, formação e vocação e missão. Neles são ministrados conteúdos, entre eles, Lectio Divina, Escola de Nazaré, documentos da Igreja, experiência missionária, participação em eventos da arquidiocese e peregrinação como, por exemplo, Círio de Nazaré.


Para Larissa Souza, membro de Vida da comunidade, a Escola do Ano Sabático tem como objetivo ser um apostolado para formar jovens missionários para o mundo: “Participar do Ano Sabático é ser gestado na Palavra. Ela que rege todos os nove meses e tem um caráter totalmente formativo. Um verdadeiro renascer e, após esse tempo de estudos, somos enviados para o mundo como missionários”.
Ao final dos nove meses, cada jovems realiza um pequeno testemunho e solicita a Igreja, na pessoa do bispo, para que seja enviado a uma determinada missão. Eles podem realizar o ingresso na Comunidade Sementes do Verbo como membros de Vida, entre eles muitos chamados ao caminho da Vida Consagrada e outros à Vida Matrimonial.

 



Outras notícias
2010 fundacaonazare.com Todos os direitos reservados. Política de privacidade