DATA DE PUBLICAÇÃO: 28/06/2019
- Diminuir + Aumentar

Devotos celebram Santa Maria Goretti

Foto: Divulgação.
 
Em Belém, a Matriz da Paróquia de Santa Maria Goretti, no bairro do Guamá, realiza de 2 a 7 de julho a festa em homenagem à padroeira da juventude, da pobreza, das vítimas de estupro. Iluminados com a temática “Com Maria Goretti, anunciamos o Evangelho” a festividade consta de uma vasta programação litúrgica e cultural, voltada aos fiéis devotos de Santa Maria Goretti. A Matriz fica localizada Rua Silva Castro, Passagem São Cristóvão, 23, bairro do Guamá.

Em preparação a festividade, a Matriz, promove visita da imagem peregrina de Santa Maria Goretti, seguida de Santa Missa nas comunidades pertencentes à matriz. A primeira Missa em preparação a festividade foi realizada no dia 5 de junho na Comunidade São Vicente de Paulo. Dia 16, foi a vez da Comunidade Santíssima Trindade, cuja comunidade estava tomada de fiéis. No decorrer do mês as demais comunidades foram visitadas. Neste domingo, 30, às 7h, a Comunidade Jesus Libertador partilhará desse momento em preparação à festividade. Além dela, nesse dia, à tarde, às 17h, a Capela Pão de Santo Antônio, no bairro do Guamá, receberá visita da imagem peregrina de Santa Maria Goretti, e em seguida Santa Missa.

O tema da festividade deste ano está em sintonia com anuncio de Papa Francisco ocorrida em 2017, pela ocasião do Dia Mundial das Missões, quando proclamou um mês Missionário Extraordinário, sendo outubro de 2019 para celebrar o centenário da carta Apostólica Maximum Illud de seu predecessor o Papa Bento XV.

A festividade ocorre de 2 a 7 de julho, com novenas às 18h30 e Santa Missa às 19h. No dia 6, Festa Litúrgica de Santa Maria Goretti, a Santa Missa Solene, às 19h, terá a presidência do Arcebispo Metropolitano de Belém, Dom Alberto Taveira Corrêa. No domingo, dia 7, encerramento da festividade, Santa Missa às 8h30, em seguida procissão, cujo trajeto percorrerá as principais ruas do bairro rumo à Matriz. Durante os dias de festividade programação cultural após a Santa Missa, no espaço padre Savino.

Devoção

Maria Teresa Goretti foi uma jovem católica italiana, declarada santa, cuja festa é comemorada no mesmo dia de sua morte, dia 6 de julho. Morreu aos 11 anos como consequência dos ferimentos infligidos durante uma tentativa de estupro. O Papa Pio Xll celebrou a Beatificação de Maria Goretti, no dia 27 de abril de 1947. E em 24 de junho de 1950, celebrou a canonização da santa. Foi uma das mais jovens santas da Igreja católica. Sua mãe e quatro irmãos estavam presentes na cerimônia, inclusive seu assassino arrependido, Alessandro Serenelli.

Mais de 500 mil pessoas assistiram a celebração na praça se São Pedro, em Roma. Foi um momento inesquecível para a história da Igreja, onde todos puderam ver como a misericórdia de Deus pode transformar tudo, inclusive situações quase sem esperança como o assassinato de uma menina de 11 anos.
 



Outras notícias
2010 fundacaonazare.com Todos os direitos reservados. Política de privacidade