DATA DE PUBLICAÇÃO: 25/07/2019
- Diminuir + Aumentar

“Vocação e Discernimento” será tema do mês vocacional 2019

Foto: Luiz Estumano.
 
Instituído em 1981, o mês vocacional, escolhido para acontecer anualmente em agosto, nasceu com o objetivo de conscientizar as comunidades sobre a responsabilidade que compartilham no processo vocacional. Durante as quatro semanas a Igreja reflete sobre as quatro vocações: Sacerdócio e os ministérios ordenados; matrimônio; Vida Consagrada Religiosa, e, por fim, os ministérios e serviços na comunidade.

Este ano a temática principal do mês vocacional está em sintonia com o 4º Congresso Vocacional do Brasil, que acontecerá de 05 a 08 de setembro, no Centro de Eventos do Santuário Nacional Nossa Senhora de Aparecida, em Aparecida (SP). Segundo a equipe organizadora do evento, a reflexão e o estudo do tema “Vocação e Discernimento” objetivam refletir sobre a necessidade da oração em prol das vocações e, acima de tudo, expandir a temática para todos os âmbitos eclesiais e sociais.

Padre Elias Silva, coordenador nacional da Pastoral Vocacional, explica que cada domingo do mês de agosto é dedicado à celebração de uma determinada vocação. No primeiro, celebra-se o sacerdócio e os ministérios ordenados; no segundo, o matrimônio junto à vocação para a vida em Família; no terceiro, a vida consagrada, e, por fim, no quarto, a vocação para os ministérios e serviços na comunidade.

Cartaz

O cartaz do mês vocacional foi elaborado pelo designer gráfico e mestre em comunicação digital, padre Reinaldo Leitão, religioso rogacionista: “A intenção da proposta é, ao buscar uma identidade visual com a arte do 4º Congresso Vocacional do Brasil, celebrar este ano o mês dedicado às vocações em comunhão com os propósitos desse importante acontecimento, a se realizar em setembro próximo, na cidade de Aparecida (SP).”

Padre Reinaldo faz, ainda, uma breve descrição do cartaz. De acordo com ele, as setas convergentes formando uma cruz remetem a Jesus Cristo, autor da proposta vocacional “Vem e segue-me” (Mt 19, 21); o caminho simboliza o itinerário vocacional que as vocações devem percorrer e testemunhar; as pessoas representam as diversas vocações na Igreja e o discernimento vocacional das juventudes; e a citação bíblica é o lema do 4º Congresso Vocacional do Brasil.

Belém

Na Arquidiocese de Belém, no próximo dia 17 de agosto, na quadra esportiva da Igreja de São Francisco de Assis (Capuchinhos), em São Brás, das 16h às 21h, o Serviço de Animação Vocacional, o Sav, promove o Festival Vocacional, cujo tema “Igreja: geradora e educadora de vocações”. A programação da Feira constará de momentos de apresentações artísticas como danças, teatros e vários shows. O convite estende-se a todos para conhecer a beleza da vocação nas suas mais diversas expressões.

A organização explica que “a Igreja, que é geradora e educadora de vocações, proporcionará a todos uma oportunidade para entrarem em contato com diversos carismas e expressões vocacionais, sejam elas congregações religiosas, novas comunidades, seminários, tudo isso em um ótimo clima de amizade e fraternidade da Feira Vocacional.”

Mês vocacional

Primeiro Domingo – Vocações Sacerdotais – Dia do Padre

Em 2019 a celebração será 4 de agosto, a mesma data litúrgica de São João Maria Vianney, o Cura de Ars e padroeiro dos sacerdotes. Ao padre compete ser pastor e pai espiritual para todos sob sua responsabilidade. Pela caridade pastoral, ele deve buscar ser sinal de unidade e contribuir para a edificação e crescimento da comunidade, de forma que ela se torne cada vez mais atuante e verdadeira na vivência do Evangelho.

Segundo Domingo – Vocação Familiar – Dia dos Pais

Nesse domingo celebra-se a vocação da família, na pessoa do pai, por ocasião do Dia dos Pais. A família é chamada por Deus a ser testemunha do amor e da fraternidade, colaboradora da obra da Criação. Toda vocação concerne em primeiro lugar ao próprio interessado, mas, visto que ela é um ato de Deus, inclui os outros.

Terceiro Domingo – Vocações Religiosas – Dia da Vida Religiosa

No terceiro domingo do mês vocacional, a Igreja se volta para os religiosos, homens e mulheres que consagraram suas vidas a Deus e ao próximo. Desta vocação brotam carismas e atuações que enriquecem nossas comunidades com pessoas que buscam viver verdadeiramente os votos proferidos.

Quarto Domingo – Vocações Leigas – Dia dos Ministérios Leigos

No dia, celebram-se todos os leigos que, entre família e afazeres, dedicam-se aos trabalhos pastorais e também missionários. Os leigos atuam como colaboradores dos padres na catequese, na liturgia, nos ministérios de música, nas obras de caridade e nas diversas pastorais existentes. É ter consciência do chamado de Deus a participar ativamente da Igreja e do Reino.
 



Outras notícias
2010 fundacaonazare.com Todos os direitos reservados. Política de privacidade