DATA DE PUBLICAÇÃO: 01/08/2019
- Diminuir + Aumentar

Relíquia de Santo Inácio de Loyola em solo paraense

Foto: Luiz Estumano.
 

A Relíquia de Primeiro Grau de Santo Inácio de Loyola chegou ao solo paraense na manhã da última sexta-feira, dia 26. A relíquia, doação da Cúria Geral dos Jesuítas em Roma, à Matriz da Paróquia de Santo Inácio de Loyola, bairro Icuí-Guajará, estava sob os cuidados do padre Adelson dos Santos, que a entregou oficialmente à Matriz, dia 31, Dia da Festa Litúrgica de Santo Inácio de Loyola, fundador da Companhia de Jesus. Para acolher o objeto preservado para efeitos de veneração foi realizado de 28 a 30 Tríduo em honra ao Santo, que preparou a comunidade para a festividade do padroeiro da Paróquia de Santo Inácio de Loyola, que ocorre nesta sexta-feira, 2.

A Relíquia de primeiro grau, do fragmento de im dos ossos de Santo Inácio de Loyola, doada pela Cúria Geral dos Jesuítas em Roma, contou com o pedido do padre Adelson dos Santos, único brasileiro professor na Pontifícia Universidade Gregoriana de Roma. Segundo ele, o pedido foi aceito graças à devoção dos paraenses, ao Sínodo e ao afeto do Papa Francisco pela Amazônia: “Entrei em contato com nossa Ordem Religiosa e nossa Cúria Geral e expliquei a realidade da paróquia e a devoção que os paroquianos têm pela figura de Santo Inácio e foi concedida essa graça. Já não há tantas relíquias de Santo Inácio hoje, mas eles disseram que, para uma paróquia desse tamanho na Amazônia, em vista do Sínodo,  o carinho que o Papa Francisco tem mostrado pela nossa região Amazônia, eles não poderiam deixar de atender”.

Para ele, a relíquia é um presente para toda a Região Metropolitana de Belém e para a Arquidiocese de Belém: “Agora vim deixar esse presente aqui, não só para os paroquianos lá da paróquia de Santo Inácio, mas para toda a Região Metropolitana de Belém, para toda a Arquidiocese, porque também o povo da Capela de Lourdes é muito devoto de Santo Inácio de Loyola pela presença dos Jesuítas que, aliás, estão presentes na cidade de Belém desde o século XVII, 1615, os primeiros que chegaram e, na Capelinha de Lourdes, desde 1917”.

De 28 a 30, foi realizado Tríduo em homenagem a Santo Inácio de Loyola, em três templos religiosos da Região Metropolitana de Belém. No dia 28, o Tríduo foi realizado na Capela de Nossa Senhora de Lourdes, sede da Comunidade dos padres Jesuítas, localizada na  Avenida Governador José Malcher, 1169, bairro Nazaré; no dia 29,  na Basílica de Nossa Senhora de Nazaré; no dia 30, na Igreja Matriz de São Vicente de Paulo, no Paar.

No dia 31, Solenidade de Santo Inácio de Loyola, da Matriz da Paróquia de São Vicente de Paulo, foi realizada Procissão com a Relíquia de Santo Inácio, rumo à Matriz da Paróquia de Santo Inácio de Loyola. À chegada houve a entrega oficial da Relíquia de Primeiro Grau de Santo Inácio de Loyola, durante a Santa Missa Solene. A palavra relíquia tem origem no latim reliquia, que significa resto. Uma relíquia é parte do corpo de um santo ou objetos que estiveram em contato com seu corpo ou foram usados por ele, a quem os católicos prestam veneração ou reverência.

Santo Inácio de Loyola é celebrado pela Matriz no Icuí-Guajará, em Ananindeua 

Nesta sexta-feira, 2, inicia-se a festividade em honra de Santo Inácio de Loyola, promovida pela Igreja Matriz de Santo Inácio de Loyola, localizada na Estrada Santa Fé, Icuí-Guajará, em Ananindeua, cujo pároco é o padre Edvaldo Andrade Amaral. Com a temática “Somos Igreja viva, em saída, semeando o Evangelho”, a programação estende-se até o próximo sábado, dia 10.  

Durante o período da festividade, as Missas serão presididas, às 19h, por padres convidados  da Região Episcopal São Vicente de Paulo e pelos padres Jesuítas, congregação que foi fundada por Santo Inácio de Loyola, padroeiro da Paróquia. Após as celebrações eucarísticas ocorre programação cultural na área paroquial. A festividade ocorre em meio à chegada da Relíquia de Primeiro Grau de Santo Inácio de Loyola, acolhida na Paróqua que tem como pároco o padre Edvaldo Andrade Amaral.
A Paróquia de Santo Inácio de Loyola foi erigida pelo então Arcebispo Metropolitano de Belém Dom Vicente Joaquim Zico no dia 19 de setembro de 2003, desmembrada da Paróquia de São Vicente de Paulo. Suas comunidades são: Nossa Senhora de Nazaré, Sagrada Família, Sagrado Coração de Jesus, Santa Rita de Cássia, Santíssimo Redentor, São Clemente e São Marcos.

 



Outras notícias
2010 fundacaonazare.com Todos os direitos reservados. Política de privacidade