DATA DE PUBLICAÇÃO: 01/08/2019
- Diminuir + Aumentar

Festividade de Santa Rosa de Lima anima Benevides em agosto

 
 
A partir do tema “Suave perfume do Evangelho” a Paróquia de Santa Rosa de Lima, em Benevides, promove festividade em honra de sua padroeiram, de 17 a 25 deste mês, culminando com Círio por algumas ruas do município. O programa da festa consta de celebrações eucarísticas, procissão, venda de comidas típicas e arraial.

Em mensagem à comunidade, o pároco de Santa Rosa de Lima, padre Leonardo Bonze, afirmou que este tempo de festejos é “um momento forte de bênçãos e alegrias em sua e na vida de sua família, pois a festividade da padroeira é sempre um momento forte, especial e favorável. Forte porque nos faz trabalhar em comum rumo à mesma meta; especial porque nos faz congregar com outras pessoas que querem prestigiar esse momento de celebração de fé; favorável porque cria um ambiente de evangelização e devoção à padroeira”.

Por fim, pediu: “Que Santa Rosa de Lima interceda por cada um de nós, para que, a seu exemplo, possamos exalar o suave odor do Evangelho, vivendo dias cheios de graça, oração, reflexão e partilha”. No sábado, 17, a festa começa com Santa Missa, às 19h, sob a presidência do Vigário Episcopal da Região, padre Hélio Fronczak, seguida de bingo, venda de comidas e outras atividades culturais que se  estenderão até o dia 25, sempre após a celebração.

Dia 20, terça-feira, Dom Irineu Roman, um dos bispos auxiliares de Belém, preside celebração eucarística às 19h, enquanto que Dom Alberto Taveira Corrêa, Arcebispo Metropolitano, na sexta-feira, 23, dia da Festa de Santa Rosa de Lima, também às 19h.

No sábado, 24, haverá a noite vocacional com Missa às 19h, na Igreja Matriz, presidida pelo Cônego Vladian Alves, Reitor do Seminário São Pio X, com presença de seminaristas. Após o ato litúrgico, a imagem de Santa Rosa de Lima será trasladada até a antiga capela de São Sebastião, na BR-316, onde, no dia seguinte, às 8h, após celebração eucarística presidida pelo Pe. Leonardo, haverá a saída do Círio de Santa Rosa de Lima em direção à Igreja Matriz, situada na Rua Fernando Guilhon, bairro Independente, Benevides.

Outra celebração eucarística está prevista para a chegada da procissão. Ao meio-dia, haverá almoço fraterno e, a partir das 15h, show, bingo, brincadeiras e leilões.

Santa Rosa de Lima

Santa Rosa nasceu em Lima (Peru) em 1586, filha de pais espanhóis. Chamava-se Isabel Flores, até ser apelidada de Rosa por uma empregada índia que a admirava, dizendo-lhe: “Você é bonita como uma rosa!”. A mudança oficial do nome de Isabel para Rosa ocorreu quando ela tomou o hábito da Ordem Terceira Dominicana, da mesma família de sua santa e modelo de devoção: Santa Catarina de Sena, e, a partir dessa consagração, passou a chamar-se Rosa de Santa Maria. Começou a viver a vida religiosa no fundo do quintal dos pais e, assim, na oração, penitência, caridade para com todos, principalmente índios e negros, Santa Rosa de Lima cresceu na união com Cristo, tanto quanto no sofrimento. Antes de morrer, aos 31 anos (1617), exclamou: “Senhor, fazei-me sofrer, contanto que aumenteis meu amor para convosco”. Foi canonizada em 12 de abril de 1671 pelo Papa Clemente X.
 



Outras notícias
2010 fundacaonazare.com Todos os direitos reservados. Política de privacidade