DATA DE PUBLICAÇÃO: 08/08/2019
- Diminuir + Aumentar

Semana Missionária Pastoral inicia na Região Santa Maria Goretti

Foto: Luiz Estumano.
 
Inicia-se neste domingo, 11, a sétima Semana Missionária Pastoral, desta vez na Região de Santa Maria Goretti, composta por dez paróquias, com o objetivo de evangelizar a parcela do povo de Deus que vive lá. Com celebrações eucarísticas, atividades missionárias, convivência e ordenações, a programação contará com a presença dos três bispos de Belém e estender-se-á até o domingo seguinte, 18.

A primeira Semana Missionária Pastoral na Arquidiocese de Belém ocorreu de 25 a 31 de março deste ano, na Região Episcopal Coração Eucarístico de Jesus. A Semana Missionária substitui as visitas pastorais e integra a celebração do Jubileu dos 300 anos da criação da Diocese de Belém.

Assim como nas demais visitas, a sétima contará com diversas ações de voluntários, leigos, religiosos e o clero, nas áreas mais carentes dos territórios paroquiais, como hospitais, casa de acolhimento das pessoas idosas, portadores de necessidades especiais. Está confirmada a presença do Arcebispo, Dom Alberto Taveira Corrêa e dos Bispos Auxiliares, Dom Irineu Roman e Dom Antônio de Assis Ribeiro.

“A Visita Missionária será mais ampla do que uma visita pastoral, na medida em que envolve a todos e todas as instâncias da Igreja. Ela terá um caráter de animação da vida cristã. Teremos diversas celebrações em locais previamente determinados, momentos fortes de espiritualidade, presença dos missionários, dos sacerdotes, religiosos e leigos para levar o conforto da fé às famílias e doentes.”, afirmou Dom Irineu Roman, organizador junto com os vigários episcopais das Semanas Missionárias.

A Região Episcopal de Santa Maria Goretti é composta pelas seguintes paróquias: Nossa Senhora do Desterro (Basílica de Nazaré), São José de Queluz (Canudos), São Pedro e São Paulo (Guamá), São Francisco de Assis (São Brás), São Miguel Arcanjo (Cremação), Nossa Senhora de Fátima (Fátima), São Domingos Gusmão (Terra Firme), Santa Maria Goretti (Guamá), Santo Antônio do Tucunduba (Guamá) e Santa Maria de Belém (Terra Firme).

Programação

Neste domingo, 11, abertura da Visita Pastoral Missionária em cada paróquia da Região. Segunda-feira, 12, pela manhã, às 9h, convivência do clero com os bispos e, à noite, Dom Antônio preside missa às 18h30 na Matriz de São Francisco de Assis. O terceiro dia será movimentado com visita aos hospitais e celebração por Dom Alberto, com a presença dos profissionais de saúde, na Igreja Matriz de Nossa Senhora de Fátima.

Na quarta-feira, 14, às 15h30, formação com COPAE e secretários, no auditório da Paróquia de São Domingos Gusmão, e, às 19h, Santa Missa seguida de Vigília de Adoração ao Santíssimo, na Igreja de São Domingos de Gusmão.

Na quinta-feira, 15, às 8h, na Paróquia de Santo Antônio do Tucunduba, atividade missionária e, às 9h, ordenação dos diáconos permanentes, na Basílica de Nazaré. Ainda no mesmo dia, às 19h, Dom Alberto preside celebração na Igreja Santo Antônio do Tucunduba.

De 16, sexta-feira, a 18, domingo, a programação consta de Missa da Unidade, atividade da catequese da região, festival vocacional, caminhada pela vida e família e do encerramento com Santa Missa na Igreja Santa Maria Goretti.
 



Outras notícias
2010 fundacaonazare.com Todos os direitos reservados. Política de privacidade