DATA DE PUBLICAÇÃO: 14/08/2019
- Diminuir + Aumentar

Paróquia de Queluz recebe ciclo de palestras da Semana Agostiniana

Foto: Divulgação.
 
Inicia-se na próxima terça-feira, 19, e estende-se até quarta, 21, a Semana Agostiniana, organizada pela Fraternidade Secular Agostiniana Recoleta, com apoio da Conferência dos Religiosos do Brasil/Regional Belém (CRB), Faculdade Católica de Belém e Portal Dialético, com ciclo de palestras com temas relacionados a Santo Agostinho. Evento promovido no Salão Paroquial da Matriz de São José de Queluz, em Canudos, a partir das 19h.

Em agosto a Igreja celebra a memória de Santo Agostinho, bispo de Hipona e um dos grandes teólogos. Por isso, a Fraternidade Agostiniana, presente em Belém desde 1982, escolheu fixar a programação da Semana Agostiniana nesse mês.  A Semana, que busca divulgar o carisma agostiniano, está embasada no tripé comunidade, interioridade (oração) e apostolado (missão), bem como no pensamento filosófico e teológico de Santo Agostinho.

“Em anos anteriores, a Comunidade dos Agostinianos Recoletos da Paróquia de São José de Queluz, durante o mês de agosto propunha formações, gincanas e adorações vocacionais. Desde 2016, oferecemos mais de um dia de formação, dando origem, assim, ao Ciclo de Palestras”, afirma Rita de Cássia, presidente da Fraternidade Agostiniana.  

Segundo ela, a semana busca atingir um público variado: “são convidados os paroquianos, agentes de movimentos e pastorais, estudantes das instituições de nossa cidade. A  maior procura é de alunos da Faculdade Católica de Belém”.

A programação inicia-se dia 19, segunda-feira, com a palestra “A eclesiologia em Santo Agostinho”, ministrada pelo Prof. Dr. Padre João Paulo Dantas, coordenador de pós-graduação e extensão na Faculdade Católica e Vigário na Catedral Metropolitana. No dia seguinte, o Prof. Dr. Joel Gracioso, doutor em Filosofia e professor na Faculdade de São Bento (SP), discorre sobre “Santo Agostinho e metafísica da interioridade”. No último dia, 21, encerrando a programação,  Vitor Sales Pinheiro, Doutor em Filosofia e professor no Portal Dialético, abordará o tema “Livre arbítrio e o problema do mal em Santo Agostinho”. 

As inscrições, no valor de R$ 10,00, podem ser feitas através de um formulário disponível em: https://forms.gle/JKvFkdavnD6zEpUQ8. No formulário,  deve constar o nome completo do candidato, telefone, e-mail, curso ou institucional e o nome de sua paróquia. Os certificados serão expedidos pela CRB - Conferência dos Religiosos do Brasil - Regional Belém.

Fraternidade Secular

A Fraternidade Secular Agostiniana Recoleta atua em Belém desde 1982, e foi fundada por Frei Dionísio Pastor Bueno. Na época, 14 leigos optaram por seguir os ensinamentos de Santo Agostinho de acordo com a realidade e estado de vida particular, ou seja, os membros da fraternidade vivem a espiritualidade e a vocação agostiniana, mas continuam exercendo suas atividades no meio secular.

Serviço:

Semana Agostiniana

IV Ciclo de Palestras
Período: 19 a 21 de agosto
Hora: 19h às 21h
Local: Paróquia São José de Queluz – Avenida Cipriano Santos, 311 (Salão Paroquial)
Investimento: R$ 10,00 (no local do Evento)
Contatos: fsarbelem@gmail.com
 



Outras notícias
2010 fundacaonazare.com Todos os direitos reservados. Política de privacidade