DATA DE PUBLICAÇÃO: 31/10/2019
- Diminuir + Aumentar

Diretoria apresenta balanço da Festa de Nazaré 2019

Foto: Luiz Estumano.
 
Na manhã da segunda-feira, 28, às 8h30, encerrou-se oficialmente a edição 227 do Círio de Nazaré na capital, com a recondução da Imagem Peregrina à capela do Colégio Gentil Bittencourt durante a 160ª procissão do Recírio, a última das doze romarias oficiais. No mesmo dia, no auditório Dom Vicente Zico, no Centro Social de Nazaré, a Diretoria da Festa e o Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (Dieese/PA) apresentaram o balanço oficial da Festa, em coletiva à imprensa local.

A coletiva teve a presença do atual Diretor Coordenador, Cláudio Acatauassu, do Diretor Secretário, Flávio Américo, do Reitor da Basílica Santuário e Presidente da Festa, Padre Luiz Carlos Gonçalves, do supervisor técnico do Dieese, Roberto Sena e, ainda, do novo diretor coordenador para o biênio 2020/2021, Albano Martins.

No estudo apresentado por Roberto Sena mostrou-se que houve crescimento nas doze Romarias Nazarenas do Círio de Nazaré. O primeiro ponto destacado e, também, o principal objetivo da Grande Festa foi a questão da evangelização ao longo da Quadra Nazarena. A estimativa foi que, através dos encontros de peregrinações, a imagem de Nossa Senhora tenha visitado 110 mil lares, atingindo 1,8 milhão de pessoas.
Com o Recírio encerrando as romarias nazarenas, a Imagem da Virgem de Nazaré fez uma das maiores jornadas na historia dos Círios: percorreu 132,300 km na Grande Belém por terra e água em quase 35 horas de procissões. Das doze o estudo observou três procissões em específico, a do Traslado para Ananindeua que foi realizado em 9 horas, a Trasladação com cerca de 5 horas e a Grande Procissão com cerca de 4 horas e 35 minutos.

Para Cláudio Acatauassu, Diretor Coordenador, até a dissolução da diretoria no próximo dia 22 de novembro, as avaliações para a edição 2019 foram as melhores: “Tivemos uma resposta muito positiva de toda a sociedade pelos meios de comunicação em todos os níveis. Foi só de valorização do Círio, de felicitação do Círio, falando das romarias que foram belas, as berlindas bem decoradas, o manto mais bonito, ou seja, extremamente positivo”.

Segundo ele, o êxito da Festa Nazarena contribui para o crescimento da devoção mariana no Estado: “Sabemos que estamos vivendo em uma época de crise, mas parece que a devoção aumentou mais ainda e as pessoas têm recorrido mais às coisas do alto. Minha avaliação é extremamente positiva em relação ao Círio deste ano.”

Economia

Mesmo realizadas em um cenário de bastante dificuldade, com a economia ainda em recuperação, e com os custos em alta, o Círio de Nazaré 2019 foi considerado o mais bem organizado. Houve movimentação em praticamente todos os setores econômicos paraenses, com destaque para o setor serviço, com foco maior no turismo. A estimativa do departamento é que aproximadamente 83 mil turistas injetaram U$ 31,2 milhões de dólares.

O orçamento do Círio de Nazaré ao longo do tempo foi elaborado pela Diretoria da Festa de Nazaré e analisado em conjunto pela Dieese/PA e Diretoria da Festa. A Festa teve os gastos de aproximadamente R$ 3,8 milhões de reais, crescimento de 3,3% relação a 2018.

Apesar do aumento do gasto na festa, Sena avalia o retorno do chamado ‘Efeito Círio’ compensador.  Em termos de impactos globais a estimativa é que tenham sido injetados na economia paraense, mesmo com toda a crise, cerca de R$ 1 bilhão de reais.

“O Círio, inicialmente, não tinha esse público atual, tinha 400 mil, 500 mil, então à medida que você vai ficando com uma festa maior, os gastos tendem a ser maiores. Do ponto de vista da economia, é algo incomensurável. Você ter um investimento que é superado pelo retorno é algo que não acontece todo tempo. É o estado sendo vendido, sendo pauta positiva, além do fato da evangelização das pessoas, da procura por Deus e Nossa Senhora”, aponta Sena.

Tema 2020 e nova diretoria

Inspirado na oração mariana mais conhecida do mundo, o tema do Círio 2020, “Ave Maria, Cheia de Graça”, irá nortear todos os eventos, materiais de divulgação e até a criação do manto para o próximo ano. O tema foi escolhido pelo Arcebispo de Belém, Dom Alberto Taveira Corrêa, antes de viajar a Roma onde participou do Sínodo para a Amazônia, convocado pelo Papa Francisco.

Para o Padre Barnabita, Luiz Carlos Gonçalves, o tema que é a saudação do Anjo Gabriel à jovem Maria trata-se de um convite a refletir sobre o papel da Virgem de Nazaré na história da salvação: “Ela é aquela que ouve a Palavra de Deus e a põe em prática, e assim a salvação, que é Jesus Cristo, se torna presente em nosso meio. E que todos nós cristãos somos chamados, a exemplo de Maria, a dar o nosso sim a Deus para que seu projeto se realize entre nós”.

O tema norteará a festa de número 228 que terá também uma nova diretoria coordenadora, composta pelo casal Albano e Ana Paula Martins. Desde 2014, a convite do Casal Coordenador à época, Jorge e Amélia Xerfan, o casal foi convidado para integrar a diretoria. Albano foi membro em 2014/2015 da diretoria de eventos, em 2016/2017 diretor secretário e neste último biênio (2018/2019) diretor titular da diretoria de eventos.

Os anos de experiência, segundo ele, contarão muito no seu mandato nos próximos dois anos: “Tive uma grande oportunidade de ser da Diretoria, secretaria que toma conhecimento, auxilia e participa no trabalho praticamente de todas as diretorias. Fazendo a interligação entre as diretorias e o diretor e isso permitiu conhecer um pouco do trabalho de cada um. Como também tenho uma experiência na guarda, isso dá outra visão. Chegamos com muita expectativa, sem medo de errar porque o mecanismo que a gente tem nos permite ter essa segurança”.

No dia 22 de novembro haverá a dissolução da diretoria antiga e a nova assumirá no dia 4 de dezembro. “A partir de janeiro a gente tem pleno conhecimento de onde queremos chegar com o Círio 2020. Vamos seguir de peito aberto, segurando na mão de Nossa Senhora e buscar fazer um Círio mais bonito do que o deste ano”.
 



Outras notícias
2010 fundacaonazare.com Todos os direitos reservados. Política de privacidade