DATA DE PUBLICAÇÃO: 05/12/2019
- Diminuir + Aumentar

Círio de Mosqueiro

 

Foto: Luiz Estumano.
 
Norteado pelo tema “Com Maria, Anunciamos Jesus na Amazônia Missionária” acontecerá o Círio em honra de Nossa Senhora do Ó, promovido pela paróquia homônima, situada na Ilha de Mosqueiro, a acontecer neste domingo, 8, a partir das 7h, com Santa Missa na Capela do Sagrado Coração de Jesus, no Chapéu Virado. A procissão da padroeira do Distrito, que reúne milhares de fiéis, completa 151 anos em 2019.
 
Em mensagem à comunidade o pároco, Cônego Cristóvão Santos Freitas, afirmou: “todo amor a Nossa Senhora, a devoção, o louvor e a gratidão a Virgem Maria, é, na verdade, amor e gratidão a Deus: “tudo nela se refere a Deus, Ela é toda de Deus, cheia de Deus, cheia de graça, portanto Nela tudo se refere a Deus, nela tudo fala de Deus”.
 
Sobre a temática da festa 2019 o pároco explicou que, em comunhão com a Igreja particular de Belém, o tema quer responder ao espírito missionário com que o Papa Francisco, pastor da Santa Igreja, quer imprimir em todos os cristãos, além de ecoar a comemoração dos 300 anos da Criação da Diocese do Pará, hoje Arquidiocese de Belém. 
 
Por fim agradeceu o empenho das forças vivas da paróquia em favor da festa e do anúncio da Boa Nova de Jesus Cristo. “Nossa gratidão às nossas pastorais, comunidades, missionários, movimentos e grupos de serviços, pelo empenho de todos e de cada paroquiano pelo gesto de amor a Deus, a Maria e à Santa Igreja”.
 
A festa tem início neste sábado, 7, às 8h, com celebração eucarística na Capela de Santa Rosa de Lima, no Caruaru. Em seguida haverá Procissão Fluvial até o Porto do Pelé. À chegada, prevista para 10h30, terá início a Ciclo Romaria até à Igreja Matriz de Nossa Senhora do Ó, com parada no Mercado Municipal e bênção solene à chegada.
 
Ainda no sábado, às 18h, Santa Missa que antecede a saída da Trasladação. A Imagem da padroeira sairá da Matriz até a capela do Sagrado Coração de Jesus, no bairro do Chapéu Virado, para, no dia seguinte, domingo, 8, sair em procissão de volta à Matriz. À chegada, Dom Irineu Roman, Arcebispo nomeado para a Arquidiocese de Santarém, preside celebração eucarística. 
 
Daí por diante a Festa de Nossa Senhora do Ó segue com outras atividades, como Corrida do Círio no domingo seguinte, 15, com largada às 6h, e o Círio das Crianças, às 8h, saindo do Setor Santa Maria, na 6ª Rua esquina da Getúlio Vargas. De 7 a 18, das 17h às 00h00, haverá atração cultural no correto da Praça da Matriz, com venda de comidas típicas, refrigerantes, leilões, rifas e também a venda de cartelas do festival de prêmios.

No dia 18, quarta-feira, dia da festa litúrgica de Nossa Senhora do Ó, haverá procissão luminosa às 20h, saindo da Matriz e percorrendo as principais ruas da vila até retornar ao mesmo local para o encerramento da festividade, às 22h, com o Festival de Prêmios e show pirotécnico. A Matriz de Nossa Senhora do Ó está situada na Travessa Coronel Carlos Bentes, 159, bairro da Vila. Maiores informações: (91) 3771-1278.
 



Outras notícias
2010 fundacaonazare.com Todos os direitos reservados. Política de privacidade