DATA DE PUBLICAÇÃO: 31/12/2019
- Diminuir + Aumentar

Pastoral das Ilhas despede-se de Dom Irineu Roman

 

Foto: Luiz Estumano.
 
Ocorreu tudo como de costume a despedida de Dom Iriuneu Roman da sua missão perante a Pastoral das Ilhas, da Arquidiocese de Belém, no sábado, 28 de dezembro, pela manhã, na igrejinha da Comunidade Santa Qiutéria, área do Baixo Acará. 
 
Assistido pelo diácono Nazareno Cravalho, e acompanhado de representantes de todas as comunidades da Pastoral das Ilhas, do Instituto das Missionárias da Santíssima Trindade e de leigos, Dom Irineu presidiu a Santa Missa.
 
A festiva manhã de despedidas e muitos agradecimentos a Dom Irineu teve a presença do Movimento Arquidiocesano do Terço dos Homens Mãe Rainha, cuja missão de evangelizar nas ilhas foi incentivada naquela comunidade. "Estamos aqui hoje pra agradecer ao senhor pelo incentivo à nossa missão aqui nesta comunidade, assim que o senhor assumiu esta missão. Hoje percorremos as comunidades com grande alegria. Muito obrigado.", disse Edmilson Viana, coordenador arquidiocesano do grupo.
 
 A Missa foi no salão, ante a presença do grande número de fiéis das comunidades. A celebração da Sagrada família motivou Dom Irineu a pedir que todas as famílias presentes redobrassem a atenção com seus familiares. "Amem suas famílias, ensinem coisas boas aos seus filhos, demonstrem para seus filhos, na prática, as virtudes iluminadas pela Sagrada Família - Jesus, Maria e José", destacou o Bispo.
 
Depois, Dom Irineu iniciou o Batismo das crianças Gabriela da Natividade da Conceição, e Ayla Talícia Santos Silva, ambas meninas e ainda bebês. "Recebam popr este Batismo a graça de tornarem filhas de Deus",  afirmou o Bispo no rito btismal, seguido de benção e oração para os familiares e padrinhos das crianças.
 
"Muito obrigado, Dom Irineu, pelo maravilhoso pastor que o senhor foi para nós", disse Erika Nascimento, em nome das comunidades. 
 
Seguiu-se um momento festivo organizado pela professora Gleicy Karen Abdon, com brincadeiras e presentes para as crianças e dança.
 
Homenagens marcaram o fim da programação. Dom Irineu recebeu um báculo de presente. "Agradeço a vocês pela acolhida e levo todo o amor de vocês no coração", disse, eele, emocioando, antes de foto com todos.

Festa de Natal reúne comunidades na Ilha Grande

A festa natalina da Pastoral das Ilhas foi domingo, 29 de dezembro, com celebração da Palavra dirigida pelos diáconos Nazareno Carvalho e Gilmar Lobato, na Comunidade Nossa Senhora de Nazaré, Ilha Grande, margens do rio Guarapiranga.
 
A celebração da Sagrada Família marcou uma pausa nas atividades da Pastoral das Ilhas devido os eventos de Ano Novo. "Paremos um pouco hoje para refletir sobre a importância de amarmos e cuidarmos muito bem das nossas famílias",  frisou o diácono Nazareno, prestes a celebrar 50 anos de matrimônio. 
"Vamos recordar um pouco a trajetória da Sagrada Família, lembrar que mesmo com obstáculos, Jesus, Maria e José são exemplos de união para todos nós", reasslatou o diácono Gilmar.
 
Desde cedo, as comunidades iam chegando para a celebração campal que envolveu todos em clima de festa natalina, após o momento religioso no salão comunitário, onde a religiosa Ir. Carmem  Silva, coordenava a confraternização. "Foi gratificante podermos ajudar estes irmãos", disse Wander Nunes, de Belém, também presente na programação na ilha.
 
O Movimento Arquidiocesano Terço dos Homens Mãe Rainha (THMR), o Instituto das Missionárias da Santíssima Trindade, leigos e voluntários ajudaram a organizar a parte lúdica para as crianças distruibuindo presentes e kits escolares. O jovem argentino Mariano participou e  ficou maravilhado. "Tudo o  que estou vendo aqui neste dia é maravilhoso", disse ele, que está em Belém para conhecer o projeto de evangelização nas ilhas realizado pela Arquidiocese de Belém. 
 



Outras notícias
2010 fundacaonazare.com Todos os direitos reservados. Política de privacidade