DATA DE PUBLICAÇÃO: 09/01/2020
- Diminuir + Aumentar

Sacerdotes tomam posses neste final de semana

Foto: Luiz Estumano.
 
Anunciada em novembro do ano passado, a lista de provisões destaca 31 mudanças de párocos, administradores paroquiais, assistentes de Regiões Missionárias e vigários paroquiais e, também, de um sacerdote cedido em missão para a Diocese de Humaitá (AM). Neste mês de janeiro ocorrem as posses de vários párocos e apresentações de vigários paroquiais, sendo as primeiras ocorridas no último final de semana, 4 e 5.
 
No sábado, 4, Dom Alberto Taveira Corrêa, Arcebispo Metropolitano, presidiu a posse do Cônego José Gonçalo Vieira como novo pároco da Paróquia de São Miguel Arcanjo, na Cremação. Cônego Gonçalo, que estava atuando anteriormente como pároco na Igreja da Santíssima Trindade, assume agora a paróquia criada em 25 de março de 1965 e que, além da Matriz, possui três comunidades: Nossa Senhora de Fátima, Nossa Senhora do Perpétuo Socorro e São Pedro. 
 
As decisões e transferências são pensadas e construídas num conselho formado pelos bispos e padres, Conselho Presbiteral. Demandam longas conversas e, às vezes, várias reuniões. Segundo Dom Alberto, é o dinamismo da Igreja acontecendo: “O dinamismo pastoral-apostólico, a vontade de servir ao povo de Deus, de fazer o bem, então tudo isso nos leva a buscar as várias formas de soluções pastorais. E elas pedem que cada sacerdote esteja no lugar adequado. Daqui para frente os bispos vão dar posses e fazer apresentações e isso significa que a Igreja está viva. É a luta para viver o Evangelho, para anunciar a Boa Nova de Nosso Senhor. Esse é o grande sentido”.
 
Retornando à paróquia onde iniciou seu ministério sacerdotal, Cônego Gonçalo afirma que quer imprimir um sentido missionário à Igreja de São Miguel na Cremação: “A gente sabe que o segundo prato não tem o mesmo sabor do primeiro. O primeiro é fantástico. Aqui vejo como um momento de revigoramento da vida sacerdotal, da missionária pastoral, com os tempos que vivemos”.
 
Ele prossegue: “Em comunhão com toda a Igreja e com o Santo Padre, o Papa Francisco, quer uma igreja em saída, em missão, que se expande através da alegria do Evangelho. A Paróquia de São Miguel tem por característica ser uma paróquia de adesão, as pessoas são sensíveis a este apelo. Então muitos lares, pelas ruas, pelas praças, como tem pessoas que precisam do anúncio da Palavra de Deus”.
 
Ainda no sábado, durante missa de posse presidida por Dom Irineu Roman, Arcebispo nomeado para a Arquidiocese de Santarém, Padre Francimar Lopes, ordenado no dia 14 de dezembro, assumiu como pároco na Paróquia de Santa Bárbara, no município homônimo. A Paróquia de Santa Bárbara, até então acompanhada pelo padre Edinaldo Duarte Sobrinho, foi criada em 23 de dezembro de 2005 e abrange, além da Matriz, 25 comunidades.
 
No domingo, 5, Cônego Vladian Silva Alves e o Padre Paulo Felipe dos Santos, da última turma de sacerdotes ordenados, tomaram posse na Paróquia da Santíssima Trindade, na Campina, como pároco e vigário paroquial, respectivamente. Dom Alberto presidiu a celebração de posse dos sacerdotes que contarão com o auxílio do Cônego Jaime Pereira. 
 
Tomaram posse no último domingo, ainda, Padre Alan Henrique na Paróquia de Nossa Senhora da Conceição, no Distrito de Mosqueiro, como vigário paroquial e a partir de então colaborará com o Padre Glebson Rodrigues, pároco. A celebração da posse foi presidida por Dom Irineu. Por fim, Padre Edinaldo Sobrinho, que até então estava em Santa Bárbara, foi apresentado como pároco da Paróquia do Arcanjo São Miguel, no Una, em Ananindeua. 
 
Próximas posses e apresentações
 
A Arquidiocese de Belém prossegue o seu planejamento de provisões com posses de párocos e apresentações dos vigários paroquiais. Nesta sexta-feira, 10, Dom Irineu Roman presidirá a celebração eucarística de apresentação do Padre Leonardo Matias de Carvalho na Igreja Matriz de Nossa Senhora do Ó, em Mosqueiro. Lá nessa paróquia, Padre Leonardo assumirá como vigário paroquial.
 
No sábado, 11, às 19h, Padre Adalberto do Espírito Santo Brandão assumirá como pároco da Paróquia de Nossa Senhora de Fátima, no Distrito de Icoaraci, após Santa Missa presidida por Dom Irineu. No domingo, 12, será a vez do Padre Fabrício da Silva Albuquerque assumir a nova missão de pastorear o rebanho da Paróquia de Santo Antônio de Pádua, no Coqueiro, em Ananindeua. Dom Antônio de Assis Ribeiro, Bispo Auxiliar de Belém, será o presidente dessa celebração eucarística de posse.
 



Outras notícias
2010 fundacaonazare.com Todos os direitos reservados. Política de privacidade