DATA DE PUBLICAÇÃO: 09/01/2020
- Diminuir + Aumentar

Bispos de Belém participam da sagração episcopal em Fortaleza (CE)

Participantes da cerimônia religiosa, entre eles Dom Alberto, Dom Antônio e Dom Irineu
 
Na manhã do último dia 29 de dezembro, na Catedral Metropolitana de Fortaleza (CE), o sacerdote espanhol Monsenhor Frei Jesús María López Mauléon sagrou-se bispo pela imposição das mãos e oração de Dom José Aparecido Tosi Marques, Arcebispo Metropolitano de Fortaleza, com concelebração de Dom Frei Santiago Sánchez Sebastián, da Prelazia de Lábrea, (AM) e de Dom Frei João Muniz Alves, Bispo da Prelazia de Xingu-Altamira a ser elevada à Diocese. Dom Jesús será Bispo Prelado de Alto Xingu-Tucumã, com sede em Tucumã (PA), sufragânea da recém-criada Província Eclesiástica de Santarém e previsão de instalação no dia 9 de fevereiro próximo. 
 
Participaram ainda bispos do Regional Norte II (Pará e Amapá), entre eles Dom Alberto Taveira Corrêa, Arcebispo Metropolitano de Belém, Dom Antônio de Assis Ribeiro, Bispo Auxiliar de Belém, Dom Irineu Roman, Arcebispo nomeado para a Arquidiocese de Santarém a ser empossado no próximo dia 2 de fevereiro.Caravanas do interior do Ceará e do Estado do Pará estiveram presentes à cerimônia de ordenação. Ao final do ritual de ordenação, religiosos e fiéis fizeram fila para posar ao lado do novo bispo espanhol.
 
Dom Frei Jesús María López Mauleón é filho de Francisco López García e de María Del Pilar Mauleón Larrión. Nascido em Mues, Navarra (Espanha), em 05 de março de 1955, foi batizado no dia seguinte na Paróquia Santa Eugenia. Estudou no Seminário Menor São José de Lodosa, em Navarra, entre 1967 e 1971 (1º- 4º de bacharelato) e no Seminário São Nicolau de Tolentino de Fuenterrabia, de setembro de 1971 até junho 1975: 5° e 6º de bacharelato e dois anos de filosofia.
 
Na vida religiosa fez o ano de noviciado no Convento de Monteaguado, Navarra, entre setembro de 1975 e agosto de 1976, culminando com a profissão simples realizada em 22 de agosto de 1976. De setembro de 1976 até julho de 1981, permaneceu no Seminário Maior de Marcilla, estudando teologia.
 
Professou os votos solenes na Ordem dos Agostinianos Recoletos em 18 de outubro de 1980. Recebeu o Diaconato em 04 de novembro de 1980 pelas mãos do arcebispo de Pamplona, Monsenhor José Maria Cirarda. Foi ordenado padre em 18 de julho de 1981, por Mons. Alquilio Alvarez Díez, bispo prelado do Marajó (Pará). Como padre, Monsenhor Jesús ainda fez especializações em Teologia Pastoral pelo Instituto Leão XIII, em Madri. Fez ainda especialização em Teologia Bíblica pela Universidade Pontifícia de Comillas, onde também obteve o Mestrado em Sagradas Escrituras.
 
D. Frei Jesús assumirá a Prelazia do Alto Xingu-Tucumã que possui área eclesial com uma extensão territorial de 128.291,61km². A população estimada é de 236,589 habitantes. Em seus seis municípios, já existem quatro paróquias. A nova Prelazia também contará com o serviço de 13 religiosos entre padres e freiras de duas congregações. A instalação da nova Prelazia, no dia 9 de fevereiro em Tucumã (PA), contará com celebração eucarística.
 



Outras notícias
2010 fundacaonazare.com Todos os direitos reservados. Política de privacidade