DATA DE PUBLICAÇÃO: 09/01/2020
- Diminuir + Aumentar

Comemorações pelos 404 anos de Belém

Foto: Ag/Pará
 
Uma missa presidida pelo bispo auxiliar de Belém, Dom Antônio de Assis Ribeiro, é um dos momentos que deve marcar as comemorações dos 404 anos da cidade de Belém. A celebração será transmitida ao vivo pela  Rede Nazaré de Televisão, canal 30, no domingo, 12, às 8h, na Catedral.
 
O Governo do Pará, por meio da Secretaria de Estado de Cultura (Secult) organizou também  uma programação especial para celebrar os 185 anos da Cabanagem e as comemorações pelo aniversário de Belém. São várias atrações na programação denominada Preamar Cabano, que teve início no último dia 7 e vai até o dia 12 de janeiro, com a entrega do Porto Futuro.
 
Várias atrações artísticas marcam o período comemorativo, com exposições, shows, teatro e passeios. Na sexta-feira, dia 10, às 9h, acontecerá uma visita monitorada à Igreja de Santo Alexandre, que levará o público a um passeio pelos vestígios da história colonial da cidade, deixados pela Companhia de Jesus, e que hoje fazem parte do acervo da Igreja.
 
Logo após, no Café do Museu de Arte Sacra, acontecerá uma oficina de cartões-postais temáticos dos espaços que foram cenários decisivos para os desdobramentos da Cabanagem. No mesmo dia, na varanda do MEP, o público será convidado a construir coletivamente o Painel Cabano, uma instalação artística desenvolvida por meio de técnicas de colagem, desenhos e escrita, utilizando recortes de material temático escaneado do acervo das Bibliotecas do DPHAC e do Sistema Integrado de Museus (SIM).
 
No sábado, 11, às 18h, acontecerá a abertura da exposição “Uma Certa Belém”, montada na Galeria Fidanza do Museu de Arte Sacra. A coleção é formada pelo acervo doado pelo imigrante japonês Kenichiro Motoki ao Museu do Estado do Pará. Na exposição, o visitante conhecerá objetos artísticos e fragmentos de edificações do período da borracha. Às 19h, o historiador Michel Pinho mediará a ação “Belém Noturna”, uma caminhada pela noite do centro histórico de Belém, apresentando seus labirintos de memórias e histórias que permeiam o local.
 
Nos dias 11 e 12, de 9h às 17h, também ocorrerão duas ações de educação patrimonial e cultural. No Espaço Cultural Casa das 11 Janelas, acontecerá a oficina “Montagem de maquetes do patrimônio histórico de Belém”, aberta aos estudantes e ao público em geral, que conhecerão, por meio de um processo lúdico de montagem de maquetes de papel, a importância do patrimônio arquitetônico e histórico da capital paraense. E no hall de entrada do Museu de Arte Sacra haverá o projeto “Troca-Troca de Leitura”, promovido pela Biblioteca “Antônio Landi.
 
No domingo,12, dia do aniversário de Belém, a programação começa às 8h30, com “Roteiro Geo-Turístico”, que percorrerá o bairro Cidade Velha. Na Praça da República tem teatro musical “Árvores que tocam” retorna ao palco do Theatro da Paz e será apresentado às 11h, com entrada franca. A obra do percussionista Thiago D’Albuquerque reúne percussão, canto e dança e é marcada pela mistura de instrumentos populares e eruditos, com a incursão de recursos tecnológicos.
 
Encerrando o Preamar Cabano, o governador Helder Barbalho entrega o Porto Futuro, localizado próximo à Baía do Guajará, que busca fortalecer o contato do povo paraense com o rio. 
 
A programação no Porto Futuro inicia às 18h, com o coral Vale Música. Às 20h, a Amazônia Jazz Band se apresenta com um repertório bem paraense e participação especial de Lucinnha Bastos e Pinduca. Já às 22h, ocorre um espetáculo pirotécnico e encerrando o carimbó de Dona Onete e Banda.
 



Outras notícias
2010 fundacaonazare.com Todos os direitos reservados. Política de privacidade