DATA DE PUBLICAÇÃO: 16/01/2020
- Diminuir + Aumentar

Catedral recebe conferência sobre a vida sacramental na próxima sexta, 24

 
 
Compreender os aspectos da vida sacramental, e a forma como estes nos auxiliam em nossas posições como verdadeiros cristãos, sempre obedientes aos ensinamentos do Cristo. Este é o objetivo principal da conferência “A dimensão sacramental da vida cristã e o mundo de hoje”, ministrada pelo Padre João Paulo Mendonça Dantas, professor e coordenador de Extensão e Pós-graduação da Faculdade Católica de Belém, a ocorrer no próximo dia 24, às 19h, no Salão dos Pontificais, na Catedral Metropolitana. 
 
A conferência contará com a apresentação das obras “O perfil específico do diaconato” e “Sacramentos da iniciação cristã”, sendo a primeira com colaboração do Padre João Paulo e a segunda uma edição ampliada totalmente escrita e lançada pelo sacerdote. A temática principal, de acordo com Padre João Paulo, torna-se importante pois a maioria das pessoas e até dos cristãos católicos perderam a noção do que é uma vida sacramental:
 
“Essa expressão parece, digamos assim, não ter um sentido real para as pessoas. Daí que muitas famílias raciocinam da seguinte forma ‘ah, nasceu nosso filho, não vamos batizá-lo para que ele cresça e escolha a sua própria religião’ e aí o batismo parecer ser apenas uma escolha, vamos dizer, de adesão a uma tradição religiosa e não uma vida sacramental que nos confere uma qualidade superior de vida espiritual, ou seja, pelo batismo, na verdade, o Espírito Santo vem habitar em nós de modo objetivo e nós nos tornamos habitação da trindade. É o que chamamos de inabitação trinitária”
 
O conferencista destaca que hoje vive-se um certo relativismo na vida sacramental e é necessário combatê-lo aprofundando esta espiritualidade da iniciação a vida cristã. “Essa vida sacramental vai me capacitar a viver melhor tudo na minha existência cristã, em meus estudos, meu trabalho, a minha vida familiar, enfim, tudo isso. O batismo apaga nossos pecados, o nosso pecado original e também, se nós tivermos uma certa idade, os pecados que cometemos com nossa própria vontade. Então o batismo não é apenas uma adesão a uma tradição religiosa, significa algo objetivo, uma graça que entra na minha vida, apaga os pecados e me faz ser templo do Deus vivo e me faz contar com a graça para viver minha vida em todas as suas nuances.”
 
Para tratar do tema profundamente serão utilizadas duas obras as quais Padre João Paulo teve participação diretamente. Na obra “Filhos no Filho – Uma introdução aos sacramentos da iniciação cristã” o autor aborda os sacramentos da iniciação cristã (batismo, confirmação e eucaristia) explicitando a importância para a vida do cristão, com orientações para capacitá-los a percorrer todo seu itinerário de fé.
 
Esta é uma edição ampliada da obra publicada anteriormente uma vez que o autor notou essa possibilidade de atualização e ampliação dos temas: “O ‘Filhos no Filho’ fala da iniciação cristã e seus sacramentos, ou seja, daquilo que me introduz nessa vida sacramental”. O prefácio é de Dom José Antônio A. Tosi Marques que fez a sua avaliação sobre o estudo feito pelo autor, “neste livro, texto para o estudo dos Sacramentos de Iniciação Cristã, Padre João Paulo quer apresentar a seus alunos e a todos os que buscarem verdadeira fundamentação para a Fé cristã, as riquezas das raízes da fé na Palavra de Deus, na Tradição Eclesial, na Liturgia e no testemunho da Vida Cristã – sempre viva, Boa-Nova para o mundo.”
 
A segunda obra a ser apresentada no dia 24, “O perfil específico do diaconato” é fruto de um congresso teológico sobre o diaconato com autores especialistas de várias partes do mundo incluindo Padre João Paulo que foi conferencista, promovido pela Faculdade de Lugano, na Suíça. Ele participou da organização da obra para o Italiano, Alemão e, é claro, para o Português: 
 
“Queríamos iluminar a discussão do papel teológico do diaconato permanente. Hoje, especialmente aqui na Amazônia, estamos vivendo esse tempo de Sínodo para a Amazônia, de novos tempos. Pudemos entregar esse livro para o Papa Francisco que ficou muito feliz com a iniciativa e disse que esse é uma das soluções para a evangelização na Amazônia”, afirma Padre João Paulo. A conferência na sexta-feira será aberta a todos interessados com entrada gratuita. Ao final do evento haverá coffee-break e quem tiver interesse, poderá adquirir uma das obras.
 



Outras notícias
2010 fundacaonazare.com Todos os direitos reservados. Política de privacidade