DATA DE PUBLICAÇÃO: 06/02/2020
- Diminuir + Aumentar

Aula Inaugural da Faculdade Católica abre semestre 2020

Foto: Luiz Estumano.
 
Na manhã do dia 3, última segunda-feira, teve início o ano acadêmico da Faculdade Católica de Belém, situada na BR-316 KM 6, em Ananindeua, com Santa Missa e a tradicional aula inaugural. Participaram o corpo técnico, o Grão-chanceler, Dom Alberto Taveira Corrêa, Arcebispo Metropolitano, seu Auxiliar, Dom Antônio de Assis Ribeiro, e o Diretor-Geral, Cônego Vladian Alves, além de seminaristas, veteranos e calouros.
 
A programação iniciou-se com celebração eucarística na Igreja de São Pio X, situada no mesmo complexo da Faculdade Católica, presidida por Dom Alberto e concelebrada por Dom Antônio. Em seguida, já no auditório Guará, ocorreram palestras sobre Filosofia e Teologia, ministradas por professores da instituição.
 
O Diretor-Geral, Cônego Vladian, manifestou sua satisfação por abrir mais um ano acadêmico da Faculdade: “Como de praxe temos a aula inaugural, este ano, devido às diretrizes para formação dos futuros presbíteros que a CNBB apresentou ano passado, pensamos em falar aos jovens estudantes sobre o método filosófico do importante estudo da Filosofia e também a importância do método teológico, agora, é claro, abrindo-se para a missão que cada um recebe”.
 
Como instituição de ensino superior (IES) a Faculdade deve atender às determinações do Ministério da Educação (MEC). “Sempre procuramos atender às diretrizes que nos pedem que são fundamentais para a formação. Temos que ter a sensibilidade de dialogar, ter aquele diálogo inter-religioso, dialogar com as culturas, com as religiões, percebendo a importância e agora, é claro, a luz da nossa identidade mesmo cristã católica aprofundar tudo isso e ter um olhar amplo de todas essas realidades”.
 
A primeira palestra “Pra que estudar Filosofia?”, ministrada pelo professor Arnin Braga, pontuou o estudo da disciplina no contexto da Igreja e da atualidade. “Preparamos as palestras para introduzir ao estudo da Filosofia dentro de um ambiente da Igreja, dentro de uma carreira seminarística e também para aquelas pessoas que querem se aprofundar mais na sua fé católica e por isso buscam a faculdade católica para estudar”.
 
A segunda palestra foi ministrada pelo professor Padre Aldo Fernandes, acerca do método de investigação teológico e filosófico: “Ambas as disciplinas requerem uma racionalidade e são  acessadas através de um método de leitura, de interpretação. Portanto, a exegese, a hermenêutica, o encontro com a palavra de Deus que é uma pessoa, Jesus Cristo, requerem uma reação: uma reação intelectual, espiritual, moral, de conversão. E a teologia destina-se a fazer discípulos missionários de Jesus Cristo, úteis para o mundo, para missão da igreja no mundo”, explicou.
 



Outras notícias
2010 fundacaonazare.com Todos os direitos reservados. Política de privacidade