DATA DE PUBLICAÇÃO: 06/02/2020
- Diminuir + Aumentar

Aniversário de 15 anos da Pastoral da Pessoa Idosa

Foto: Yêda Sousa.
 
No dia 3 de fevereiro de 2005, a Arquidiocese de Belém dava início à pastoral cujo objetivo promover respeito à dignidade e à cidadania das pessoas idosas. A Pastoral da Pessoa Idosa (PPI), celebrou na segunda-feira, 03, 15 anos de missão na capital Paraense. Para esse momento festivo a pastoral, presente em sessenta paróquias da Arquidiocese, reuniu-se para Santa Missa em Ação de Graças, na Basílica Santuário de Nazaré, às 18h.
 
Histórico 
 
A Pastoral da Pessoa Idosa, criada no dia 5 de novembro de 2004, durante a I Assembleia Nacional da Pastoral, com participantes de todas as regiões do Brasil, nasceu com o propósito de formar agentes de pastoral – formada por jovens adultos e idosos - para realizar visitas domiciliares mensais aos idosos, àqueles em situação de fragilidade e abandono.
 
No decorrer dos quinze anos de serviço na Arquidiocese de Belém, a Pastoral cresceu e atua em sessenta das noventa e quatro paróquias, e nos três municípios da Região Metropolitana: Ananindeua, Marituba e Benevides. Totalizando, até o final do ano de 2019, mais de setecentos líderes comunitários que visitam cerca de três mil e trezentas pessoas idosas.
 
Agente Comunitário da PPI
 
Para ser agente comunitário são necessários dois dias de capacitação básica, geralmente, no final de semana, quando os novos voluntários conhecem a realidade da pessoa idosa e o processo de acompanhamento das visitas, para, assim, seguir e servir na missão de incentivar o idoso a praticar atividade física, tomar vacinas, engajá-lo na vida da Igreja, promover o saber junto às pessoas idosas, suas famílias e comunidade. O servir do líder comunitário é multiplicar o saber e a solidariedade junto às pessoas idosas, família e comunidade.
 
Na Capital Paraense a Pastoral do Idoso promove durante todo o ano ações de formações para acolher e expandir o número de voluntários ao serviço da PPI. Para o início deste ano de 2020, está programada a formação nos dias 8 e 9 de fevereiro na Paróquia Nossa Senhora Rainha da Paz, no bairro do Bengui.
 
A última ação do mês de janeiro, para apresentar a missão da PPI, foi realizada na Comunidade Boa Vista, localizada no Baixo Acará, 116 km de Belém, com data de formação para novos agentes no mês de março.
 
Para a Coordenadora Arquidiocesana da Pastoral da Pessoa Idosa, Criseida de Miranda, que participa há nove anos como agente da PPI, “É gratificante poder usar os dons que Deus nos deu a serviço do próximo! E o que me incentiva é o amor que tenho pelas pessoas idosas, tentar fazer que sejam valorizadas, pelo muito que já contribuíram por suas famílias”.
 



Outras notícias
2010 fundacaonazare.com Todos os direitos reservados. Política de privacidade