DATA DE PUBLICAÇÃO: 06/02/2020
- Diminuir + Aumentar

Vaticano instala a Arquidiocese de Santarém

Foto: Pascom/Arquidiocese de Santarém.
 
Testemunhada por mais de três mil fiéis  na Matriz da Paróquia de São Francisco de Assis, bairro do Caranazal, a Igreja celebrou na histórica manhã de 2 de fevereiro de 2020 a instalação da Província Eclesiástica de Santarém e a elevação da Diocese de Santarém a Arquidiocese e empossou Dom Irineu Roman, CSJ, como seu primeiro Arcebispo. A nova arquidiocese localiza-se no Oeste do Estado do Pará, situada na mesorregião do Baixo Amazonas, conhecida como “Pérola do Tapajós”. A celebração foi presidida por Dom Giovanni D´Aniello, Núncio Apostólico no Brasil, vista ao vivo pela Rede Nazaré de Televisão, em parceria com a TV Encontro e Rádio Rural, de Santarém, e  redes sociais de ambas as arquidioceses.
 
A “Marcha da Igreja” animou a entrada do clero às 9h, acompanhando Dom Irineu Roman, o Núncio Apostólio no Brasil, Dom Giovanni D´Aniello, Dom Mário Antônio da Silva, vice-presidente da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), Dom Bernardo Bahlmann, presidente do regional CNBB Norte 2, Dom Alberto Taveira Corrêa, Arcebispo Metropolitano de Belém, Dom Antônio de Assis Ribeiro, Bispo Auxiliar de Belém, Dom Teodoro Mendes Tavares, Bispo da Diocese de Ponta de Pedras, entre outras autoridades eclesiásticas.
 
A celebração começou pelos atos solenes de instalação da Província Eclesiástica de Santarém, elevação da Diocese de Santarém à dignidade de Arquidiocese e posse canônica de Dom Irineu Roman como primeiro Arcebispo Metropolitano.  O presidente da celebração, o Núncio Apostólico, Dom Giovani D´Aniello, iniciou a cerimônia ordenando  a leitura da Bula de Instalação, do Papa Francisco, lida pelo padre Walter Imbiriba Rodrigues, Cura da Catedral Nossa Senhora da Conceição. A Arquidiocese também será a sede da Província Eclesiástica de Santarém, que passa a ter a seguinte formação: Arquidiocese de Santarém (sede), Diocese de Óbidos, Diocese do Xingu, Prelazia de Itaituba e Prelazia do Alto Xingu. Possui 12 regiões pastorais, 24 paróquias, 19 áreas pastorais e 803 comunidades. 
 



Outras notícias
2010 fundacaonazare.com Todos os direitos reservados. Política de privacidade