DATA DE PUBLICAÇÃO: 27/02/2020
- Diminuir + Aumentar

Igreja prepara-se para a Quaresma

Foto: Luiz Estumano.
 
O Papa Francisco presidiu a Missa de imposição das Cinzas na quarta-feira, 26 de fevereiro, às 12h25 (horário de Brasília), na Basílica de Santa Sabina, no bairro Aventino, em Roma. Antes da missa, ele guiou a procissão penitencial da Igreja de Santo Anselmo, no Aventino, até a Basílica de Santa Sabina.
 
“Lembra-te que és pó da terra e à terra hás de voltar”. O versículo do Gênesis, referenciou o início da homilia de Francisco, sublinhando que “o pó sobre a cabeça faz-nos ter os pés assentes na terra: recorda-nos que viemos da terra e, à terra, voltaremos; isto é, somos débeis, frágeis, mortais”. Mas, recorda o Pontífice, “somos o pó amado por Deus. Amorosamente o Senhor recolheu nas suas mãos o nosso pó e, nele, insuflou o seu sopro de vida”.
 
“Deste modo”, continua o Papa, “a cinza recorda-nos o percurso da nossa existência: do pó à vida. Somos pó, terra, barro; mas, se nos deixarmos plasmar pelas mãos de Deus, tornamo-nos uma maravilha”, porque “nascemos para ser amados, nascemos para ser filhos de Deus”.
 
Por isso, pondera o Pontífice: “A Quaresma não é o tempo para fazer cair sobre o povo inúteis moralismos, mas para reconhecer que as nossas míseras cinzas são amadas por Deus. É tempo de graça, para acolher o olhar amoroso de Deus sobre nós e, assim contemplados, mudar de vida. Estamos no mundo para caminhar da cinza à vida”
 
BELÉM - A Arquidiocese de Belém realizou programação para os fiéis participarem da Santa Missa com a imposição das cinzas nas paróquias diocesanas das oito Regiões Episcopais.
 
A celebração pelo início da Quaresma contou com a participação de Dom Alberto Taveira Corrêa, Arcebispo Metropolitano de Belém, que presidiu a Missa das 19h na Catedral Metropolitana, e de Dom Antônio de Assis Ribeiro, Bispo Auxiliar, que presidiu a  Missa das 19h na Fazenda da Esperança, na ilha de Mosqueiro. 
A Arquidiocese de Belém também assegurou à Fundação Nazaré de Comunicação - instituição que faz a propagação da evangelização arquidiocesana de Belém - a participação na Santa Missa.
 
 Presidida pelo cônego Sebastião Fialho na capela da Fundação Nazaré, a Missa  foi transmitida ao vivo para toda a Amazônia Legal pela Rede Nazaré de Televisão, canal 30.
 
A Pastoral das Ilhas também teve a Santa Missa com imposição das cinzas, presidida pelo padre  Antônio de Pádua da Silva, pároco da Paróquia São Pedro e São Paulo. A celebração foi às 9h30 na  Igreja Santa Maria, ilha de Boa Vista, na área missionária do Baixo Acará.
 



Outras notícias
2010 fundacaonazare.com Todos os direitos reservados. Política de privacidade