DATA DE PUBLICAÇÃO: 12/03/2020
- Diminuir + Aumentar

Dom Alberto completará 10 anos à frente da Arquidiocese de Belém

Foto: Edson Lima.
 
O décimo e atual Arcebispo Metropolitano de Belém, Dom Alberto Taveira Corrêa, completa no próximo dia 25, quarta-feira, uma década à frente da Arquidiocese de Belém, em uma trajetória cheia de obras, inaugurações e eventos de grande relevância. A data será marcada com Santa Missa em Ação de Graças, às 19h, na Igreja da Sé, bairro da Cidade Velha, sendo aguardada massiva participação de fiéis e do clero metropolitano.
 
No dia 25 de março de 2010, Solenidade da Anunciação do Senhor, durante Santa Missa na Sé, Dom Alberto tomou posse canonicamente como décimo Arcebispo Metropolitano de Belém do Pará e o vigésimo Bispo desde a criação da circunscrição eclesiástica. Na ocasião da posse estiveram presentes o Núncio Apostólico, à época Dom Lorenzo Baldisseri, bispos do Regional Norte II, e fiéis.
 
De 2010 até o presente momento da Quaresma 2020, Dom Alberto foi o Arcebispo que mais criou paróquias: trinta e duas, duas regiões episcopais e as cinco áreas missionárias atuais (São Paulo Apóstolo, Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, Santíssima Trindade, São Clemente e São Francisco do Murinim). Criou, ainda, o Seminário Redemptoris Mater, trouxe a Fazenda Esperança Nossa Senhora de Nazaré, para recuperação de dependentes químicos, o projeto Belém em Missão, a Faculdade Católica, restaurou o Cabido Catedral e, em agosto de 2016, presidiu o XVII Congresso Eucarístico Nacional.
 
Enquanto Arcebispo de Belém, Dom Alberto Taveira foi destacado para diversos cargos. Em 2012, Bento XVI nomeou-o como membro do Pontíficio Cor Unum, conhecido como “Conselho da Caridade do Papa”. É Assistente da Fraternidade das Comunidades de Vida e Aliança em nome do Dicastério Pontifício para os Leigos, Vida e Família; Membro da Comissão Episcopal para os Textos Litúrgicos da CNBB; Vice-Presidente do CONSER Norte II da CNBB; Assistente Nacional da Renovação Carismática Católica em nome da CNBB.
 
Dom Alberto é, ainda, Presidente do Instituto Dom Vicente Zico; Grão Chanceler da Faculdade Católica de Belém, Presidente da Fundação Nazaré de Comunicação, Presidente da Festa do Círio de Nazaré. Também apresenta os Programas Conversa com Meu Povo (TV Nazaré), Palavra de Vida Eterna (TV Nazaré e TV Canção Nova), A voz do Pastor (Rádio Nazaré FM), além de ser Articulista no jornal Voz de Nazaré, Jornal O Liberal; Jornal Diário do Pará, Portal da CNBB e escritor do livro Retiro Popular Quaresmal, há 27 anos, com publicação anual pela Editora Canção Nova.
 



Outras notícias
2010 fundacaonazare.com Todos os direitos reservados. Política de privacidade