DATA DE PUBLICAÇÃO: 12/03/2020
- Diminuir + Aumentar

Arquidiocese promove mutirão de confissões em Belém

Foto: Luiz Estumano.
 
A Arquidiocese de Belém informa ao povo de Deus que até o dia 10 de abril está em mutirão de confissões nas paróquias das oito Regiões Episcopais, com preparação para a Páscoa da Ressurreição do Senhor no dia 12 de abril. 
 
O sacramento da reconciliação, também chamado confissão faz parte da preparação dos fiéis para a Quaresma na qual recomenda-se a prática da oração, do jejum e a penitência.
O atendimento ao sacramento da penitência é realizado ao longo de todo ano em todas as paróquias, porém, no período que antecede a Páscoa existe uma procura bem maior por parte dos fiéis, como parte dos exercícios espirituais.
 
Frente à demanda, os sacerdotes de cada Região Episcopal se unem para realização de mutirão de confissões em dias determinados em paróquias de sua região, fazendo rodízio para agilizar o atendimento a todos.
Este ano o mutirão iniciou no dia 4 de março, na Paróquia Nossa Senhora do Amparo. O pároco, padre Ivan Conceição, contou com 12 padres para atender dezenas de fiéis das 18h às 23h. Enquanto o mutirão ocorre em uma paróquia, as demais continuam com atendimento normal, porém, apenas com seus párocos e vigários (se for o caso).
 
O Sacramento e a prática do perdão
 
Na Igreja Católica é recomendado que a confissão seja feita ao menos uma vez no ano e que também se comungue ao menos uma vez durante o período da Páscoa. 
 
Dom Alberto Taveira Corrêa, Arcebispo Metropolitano de Belém, destaca a importância deste momento. “Temos à disposição, pela bondade de Deus, o Sacramento da Reconciliação ou Penitência, a Confissão. Quando redescoberto, procurado e aproveitado, é instrumento precioso, oferecido por Deus, através de sua Igreja, para a cura dos corações feridos”.
 
O Arcebispo ainda orienta os fiéis sobre a importância do perdão no dia a dia. “A prática inicia-se em casa, estende-se ao trabalho e à convivência comunitária e social. Dar e pedir o perdão é um bom começo. Quem espera o esquecimento para dizer que perdoou as faltas alheias não entendeu a misericórdia. Merecimento tem quem acolhe a outra pessoa mesmo lembrando as ofensas! E esta é uma verdadeira ginástica, que pede muitas vezes esforço hercúleo, de homens e mulheres fortalecidos pelo Espírito Santo, dispostos a acolher este dom vindo do alto. Dar o primeiro passo!”.

HORÁRIO DE CONFISSÕES

SEXTA-FEIRA (13) A PARTIR DAS 19h
Paróquia Santa Cruz - Marco
Paróquia Santa Paula Frassinetti - Cidade Nova
Paróquia Santa Rita - Cidade Nova
TERÇA-FEIRA (17) A PARTIR DAS 19h
Paróquia Coração Eucarístico de Jesus - Catalina (a partir das 18h)
Paróquia Mãe da Divina Providência - Val-de Cães
Paróquia São Raimundo Nonato - Umarizal
QUARTA-FEIRA (18) A PARTIR DAS 19h
Paróquia Arcanjo São Miguel - Una
Paróquia São Benedito - Barreiro
Paróquia São Lucas Evangelista - Coqueiro



Outras notícias
2010 fundacaonazare.com Todos os direitos reservados. Política de privacidade