DATA DE PUBLICAÇÃO: 19/03/2020
- Diminuir + Aumentar

Região São Vicente promoveu Retiro Sinodal

Foto: Divulgação.
 
Oração e trabalho são duas palavras que têm ditado o ritmo de trabalho do Sínodo Arquidiocesano, cujo tema “Belém, Igreja de Portas Abertas” e lema “A cidade se encheu de alegria” (At 8,8). As Regiões Episcopais vêm realizando desde o mês passado seus retiros sinodais com o intuito de meditar e preparar espiritualmente todos os envolvidos nos estudos e debates sinodais. No último dia 14, na Matriz da Paróquia de São Vicente de Paulo, foi a vez da Região Episcopal de São Vicente de Paulo reunir os representantes das forças vivas numa programação litúrgica e orante.
 
No dia 14 as atividades tiveram início às 8h30 com a acolhida dos representantes bem como párocos e vigários paroquiais das 15 paróquias da região. Segundo Padre André Teles, Vigário Episcopal para a Região São Vicente, foram cerca de 500 as pessoas presentes no retiro. Após a acolhida, houve, às 8h45, entrada da Palavra de Deus e meditação. 
 
“Nós com o retiro aproveitamos a ocasião para viver do ponto de vista da espiritualidade da oração uma palavra que está nos acompanhando muito: Sínodo. O significado da palavra é ‘caminhar juntos’. Então, depois de termos vivido as assembleias paroquiais, ou seja, a reunião nas paróquias de todos os movimentos, pastorais e serviços, nós nos reunimos pela primeira vez como Região Episcopal São Vicente de Paulo para rezar.”, afirma Padre André. 
 
Ele explica que antes a reunião da Região acontecia para discussão de temas relacionados à vista pastoral, diferente do que aconteceu no sábado que foi um encontro para a oração comunitária. “Aproveitando essa ocasião do retiro para refletir sobre esse tema do caminhar juntos, estar em comunhão com os bispos, párocos. Então colocar tudo isso em oração a leitura da Palavra de Deus, o momento mariano em que Nossa Senhora é apresentada como esse ícone de sinodalidade. Serviu para nós, como região episcopal, trabalhar todos esses temas mas sempre em oração, em retiro”.
 
Com a conclusão da meditação, iniciou-se às 9h45 um momento mariano com a entronização da Imagem de Nossa Senhora de Nazaré, Coroação de Nossa Senhora, seguida da recitação de uma dezena do Santo Terço. Após um breve intervalo a programação retomou com Adoração Eucarística, conduzida pelas irmãs do Instituto Hesed e concluiu com Santa Missa, às 11h30, presidida por Dom Antônio de Assis Ribeiro, Bispo Auxiliar. 
 
Com a conclusão de algumas assembleias paroquiais, o Vigário da Região São Vicente de Paulo conta que os relatórios das assembleias começam a chegar. Todas serão trabalhadas sinteticamente para o passo seguinte: Assembleia Sinodal da Região Episcopal, marcada para 28 de março na Igreja de Cristo Rei, na Guanabara.
 
“Cada uma das paróquias vai nos entregar esse relatório e em cima dele iremos fazer uma síntese e trabalhar a realidade da nossa região episcopal a partir de três pontos: ver, discernir e propor. A partir daí nós vamos nos reunir para uma programação que se iniciará com Santa Missa às 7h30, depois apresentação dos relatórios paroquiais e, assim, dar abertura para a possibilidade de escuta porque o Sínodo requer que escutemos os delegados de cada paróquia, logo em seguida partiremos para as propostas, sugestões que podem ser dadas como contribuição da região com aquilo que já veio das paróquias, agora para a arquidiocese”, concluiu Padre André.
 



Outras notícias
2010 fundacaonazare.com Todos os direitos reservados. Política de privacidade