DATA DE PUBLICAÇÃO: 14/05/2020
- Diminuir + Aumentar

Arquidiocese de Belém esclarece sobre o Círio 2020

Foto: Divulgação.
 

Sexta-feira, 8 de maio, em razão da circulação de notícias inverídicas a respeito do suposto cancelamento do Círio 2020, a Arquidiocese de Belém e a Diretoria da Festa de Nazaré (DFN) divulgaram comunicado oficial, esclarecendo que “não há, até o momento, qualquer deliberação sobre o assunto”.

Esclarecem ainda, “dada a grande relevância do tema, que todas as alternativas e possibilidades serão estudadas no momento oportuno, em reunião conjunta com os vários agentes envolvidos no evento: Arquidiocese de Belém, Paróquia de Nazaré, Diretoria da Festa, Governo do Estado, Prefeitura de Belém, órgãos de saúde e segurança pública, MPF, MPE, entre outros.

Estamos certos de que, juntos e irmanados, estabeleceremos em consenso a solução mais adequada para o Círio de Nazaré, festa religiosa de grandeza ímpar que faz parte da identidade do povo paraense.

A decisão priorizará o bem-estar, a saúde e a segurança de toda a população, católica ou não, devota ou não de Nossa Senhora de Nazaré, eis que todos, indistintamente, são merecedores dos nossos cuidados e da nossa atenção.

O momento não é de polêmicas, ou de acreditar em notícias falsas e descompromissadas com a dor e a fé do povo do Pará. O momento é, isto sim, de fraternidade e luta pelo controle da pandemia.

A Diretoria da Festa de Nazaré reafirma seu compromisso com a verdade e com a sua missão institucional, assegurando que tornará pública qualquer decisão tão logo ela seja efetivamente tomada, para o que contará, uma vez mais, com o imprescindível apoio da Imprensa.

Nossos votos e nossas orações seguem firmes pela saúde de todos, com a graça de Deus e a proteção de Nossa Senhora de Nazaré, a Rainha da Amazônia.

PALAVRA OFICIAL

O Arcebispo Metropolitano de Belém, Dom Alberto Taveira Corrêa, também divulgou mensagem em vídeo sobre a circulação do assunto na mídia e as últimas informações do Círio 2020, ratificando nota já divulgada dia 22 de abril sobre o mesmo teor de inverdades sobre a maior festa de devoção mariana do povo do Pará. Assegura Dom Alberto que “toda e qualquer notícia sobre o Círio de Nazaré só pode ser emitida pela Arquidiocese de Belém”.

A Arquidiocese de Belém comunica ainda que toda e qualquer mensagem, comunicado, pronunciamento e nota oficial do Arcebispo é publicada no site da Arquidiocese (www.arquidiocesedebelem.com.br) e divulgada amplamente nos meios de comunicação e imprensa, quando oportuno.

Dessa forma, a Arquidiocese de Belém refuta que não procede a informação veiculada em mídias paraenses sobre suposto anúncio ou decreto do Arcebispo de Belém, Dom Alberto Taveira Corrêa, acerca do cancelamento do Círio de Nazaré 2020.

Em hipótese alguma Dom Alberto se pronunciou em quaisquer circunstâncias, menos ainda a Diretoria da Festa de Nazaré (DFN) ou a Paróquia de Nazaré, tal informação carece absolutamente de fundamento.

Os preparativos para o Círio 2020 seguem dentro das possibilidades e circunstâncias atuais. A DFN tem trabalhado normalmente para a sua realização, prevista para o dia 11 de outubro, acreditando que até lá a pandemia COVID-19 esteja sob controle, sem riscos à saúde pública. Se, todavia, ainda houver riscos ou determinações das autoridades governamentais, serão estudadas as alternativas que se apresentarem viáveis. Até este momento não há nenhuma perspectiva de cancelamento, ou adiamento.

Nenhuma modificação foi considerada até então, mas poderá sê-lo se assim determinar o quadro sanitário vigente quando da realização do evento. Portanto, todas as alternativas e possibilidades serão analisadas pela Arquidiocese, pela Paróquia de Nazaré e pela Diretoria da Festa, Instituições parceiras, sendo que a palavra final caberá ao Arcebispo, e publicada oficialmente pelos órgãos de comunicação da Arquidiocese de Belém do Pará, DFN e Basílica Santuário.

As eventuais decisões observarão as determinações das autoridades governamentais e sanitárias. De modo algum os organizadores da Festa colocarão em risco a saúde pública e a segurança sanitária dos romeiros e fiéis. Qualquer alteração poderá ser tomada até o final do mês de agosto, podendo haver antecipação, sem aviso prévio, se assim o recomendarem os fatos e a evolução da pandemia.

CARTAZ - A data de lançamento para o cartaz do Círio 2020 permanece o dia 31 de maio. Existem diversas ferramentas que a Igreja tem adotado para se manter próxima aos fiéis, como o uso dos meios de comunicação e mídias sociais. Portanto, não havendo a possibilidade da participação dos fiéis na celebração de lançamento, a apresentação poderá ser realizada pelas redes sociais e veículos oficiais de comunicação da Arquidiocese, a Fundação Nazaré de Comunicação.

Pedimos encarecidamente que a prudência esteja sempre adiante dos compartilhamentos e disseminação de informações sem qualquer respaldo, apuração ou que partam de fonte duvidosa. Sugerimos que, em tempos de comunicação acelerada, é necessário refletir enquanto a sua veracidade antes de qualquer atitude, para a não contribuição com a proliferação de notícias falsas (Fake News).

 




Outras notícias
2010 fundacaonazare.com Todos os direitos reservados. Política de privacidade