DATA DE PUBLICAÇÃO: 09/07/2020
- Diminuir + Aumentar

Santo Antônio de Lisboa, padroeiro de nova comunidade na área Canaã, em Marituba

Foto: Divulgação.
 
Santo Antônio de Lisboa é o padroeiro escolhido para a mais nova comunidade criada pela Arquidiocese de Belém na Área Missionária Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, no bairro Canaã, periferia do município de Marituba, região metropolitana de Belém. O processo de expansão e consolidação das comunidades segue dinâmico naquela área e em pouco mais de dois anos de serviço pastoral, contando com acompanhamento de Dom Antônio de Assis Ribeiro, Bispo Auxiliar de Belém, auxiliado por diversos sacerdotes, surgiram oito comunidades.
 
A expansão missionária na área Canaã já se faz presente atualmente com a implantação das Comunidades São Francisco, Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, Mãe Rainha, Nossa Senhora Auxiliadora, São Judas Tadeu, Nossa Senhora das Graças, Comunidade São Vicente e, no final de semana (4 e 5 de julho) implantou-se, oficialmente, a Comunidade Santo Antônio de Lisboa.
 
A nova capela, erguida em madeira, foi abençoada por Dom Antônio no ato em que presidiu, pela primeira vez, naquele espaço, a Santa Missa. As celebrações eucarísticas estavam sendo realizadas anteriormente na casa dos moradores ou debaixo de árvores no terreno daquela comunidade. A capela que ainda tem “cara de barraco” foi construída pela própria comunidade em forma de mutirão; todo material investido na edificação foi doado, sobretudo, a madeira, presenteada por uma senhora da comunidade. 
 
Construção capela erguida pela comunidade através de mutirão
 
Os trabalhos de melhoria da construção deverão continuar. Atualmente, a capela ainda não tem paredes, Sacristia e nenhum outro espaço para reuniões, catequese e outros eventos.
 
A festa de Santo Antônio de Lisboa foi celebrada domingo, dia 6 de julho. Iniciou-se com uma procissão, seguida da celebração eucarística, apesar da chuva e da lama, o povo não se intimidou, deu exemplo de fé e as demais comunidades confirmaram a presença como gesto de comunhão e solidariedade.
 
O bispo auxiliar Dom Antônio, baseado no acompanhamento dos fiéis na área missionária Canaã, dá testemunho da grande experiência de fé e partilha vivenciadas na comunidade. “O clima, em geral, na área missionária Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, é de muito otimismo e as comunidades agradecem as pessoas solidárias que, concretamente, estão ajudando na edificação de novas comunidades e organização de estruturas para evangelização”.
 
Dom Antônio pontua necessidades a serem ainda superadas pela comunidade, mas aguarda com grande esperança o futuro naquela área missionária. “As carências são grandes, mas se formos mais solidários, toda dificuldade é superada com serenidade".
 
Prossegue o Bispo: "Mas isso não basta. Nós precisamos, sobretudo, formar comunidades, capacitar pessoas, evangelizá-las, proporcionando-lhes um profundo encontro com Jesus Cristo para que possam compreender as riquezas do evangelho e estarem profundamente comprometidas com a promoção do Reino de Deus. A Igreja deve estar continuamente em estado permanente de saída missionária, só assim ela cresce e se fortalece!”.
 



Outras notícias
2010 fundacaonazare.com Todos os direitos reservados. Política de privacidade