DATA DE PUBLICAÇÃO: 16/07/2020
- Diminuir + Aumentar

Arquidiocese de Belém recebe respirador doado pelo Papa Francisco

Foto: Luiz Estumano.
 
Na manhã da última segunda-feira, 13, no auditório da Cúria Metropolitana, ocorreu o recebimento de um ventilador pulmonar doado pelo Papa Francisco, por meio da Esmolaria Apostólica, departamento da Santa Sé responsável por doações e caridade, para ajudar no tratamento de pacientes de covid-19 na região. Para o Brasil foram destinados quatro equipamentos, sendo três para o Pará: um em Marabá, outro em Belém e um para Óbidos. 
 
O ventilador pulmonar é um dos equipamentos essenciais para a manutenção da vida em momentos de crise como a deficiência em atividades cardiorrespiratórias. Ele pode manter a vida do paciente durante o tempo em que ele não consegue fazer o movimento respiratório sozinho. A circulação do oxigênio pelo corpo é fundamental para o funcionamento de diversos órgãos.
 
Dom Alberto Taveira Corrêa, Arcebispo Metropolitano de Belém, em nome da Arquidiocese, agradeceu o gesto do Papa Francisco “Queremos agradecer esse gesto. É simbólico. Várias dioceses receberam ligações diretas do Papa Francisco, a preocupação contínua dele. A Igreja nunca se omitiu e se fez presente em todas essas circunstâncias geradas por essa pandemia”.
 
O Arcebispo lembrou, ainda, que este não é a primeira iniciativa do Santo Padre em prol do combate da pandemia de covid-19. No mês de maio, a Arquidiocese de Belém recebeu do papa a doação de dez mil reais para auxílio nas atividades de assistência para as famílias mais necessitadas.
 
Por fim, Dom Alberto agradeceu à Nunciatura Apostólica, quem direcionou os respiradores, e à Aeronáutica, na pessoa do Arcebispo Militar do Brasil, Dom Fernando Guimarães, pelo empenho no transporte do equipamento saindo de Brasílica com destino final Belém, com parada em Marabá. “Agradecemos todas as pessoas envolvidas e queremos dizer que esses gestos que nascem no coração do Papa se multiplicam”.
 
Em seguida, Eládio Nunes Campos, representando a Diocese de Óbidos e seu Bispo, Dom Bernardo Bahlmann, agradeceu pelo respirador que será destinado ao Barco Papa Francisco que atende toda a população ribeirinha do Rio Amazonas, no Pará. “Nossa gratidão ao gesto tão nobre e bonito do Papa Francisco para com os povos da Amazônia, com nossa Diocese de Óbidos. No nosso município estamos com um índice muito elevado de covid e esperamos que com esse respirador a nossa população seja beneficiada”.
 
O aparelho destinado à Arquidiocese de Belém foi enviado ao Hospital Divina Providência (Marituba), administrado pela congregação religiosa dos Pobres Servos da Divina Providência, há 22 anos. A entrega oficial teve condução de Dom Alberto e presença do padre Ângelo Gaio, um dos responsáveis pelo Hospital. O terceiro aparelho já foi entregue à Diocese de Marabá, recebido por Dom Vital Corbellini, bispo diocesano.
 
Além do Brasil, também receberão quatro doações cada o Haiti e Venezuela, três para Colômbia, Honduras e México, já a República Dominicana, Bolívia, Equador, Camarões, Zimbábue, Bangladesh e Ucrânia receberão duas unidades cada.
 
Transporte
 
A chegada dos equipamentos em Belém ocorreu no domingo, 12, na Base Aérea da Aeronáutica. O voo saiu de Brasília às 7h30 com a primeira parada em Marabá, às 10h30. Por volta das 11h35, após a aeronave modelo bandeirante ser reabastecida, saiu com destino a Belém chegando à capital paraense às 12h55. 
 
O comandante da Ala 9, como é conhecida a base aérea de Belém e a qual a aeronave é subordinada, Brigadeiro-do-Ar, Leonardo Chaves, fez o recebimento dos equipamentos e demonstrou a satisfação em colaborar em ações de combate à pandemia. “A atuação da Força Aérea Brasileira tem sido bastante intensa em apoio às ações da pandemia. Fico muito feliz de ter tido esse aproveitamento de um avião nosso que vinha de Brasília. Ficamos felizes por transportar esse tipo de equipamento tão essencial nesse momento”.
 
O arcebispo militar do Brasil, Dom Fernando Guimarães, foi quem auxiliou no contato com a Força Aérea para o transporte dos equipamentos. Na chegada, padre Edson Mendes de Souza, Capelão da Ala 9, representou o arcebispo militar. “Com a graça de Deus, a Igreja é sempre sensível à necessidade dos povos e das pessoas e zela por cada um de nós. Os equipamentos certamente contribuirão muito para salvar vida na nossa região”.
 



Outras notícias
2010 fundacaonazare.com Todos os direitos reservados. Política de privacidade