DATA DE PUBLICAÇÃO: 13/08/2020
- Diminuir + Aumentar

Círio 2020: em formato diferenciado por conta da pandemia

Foto: Luiz Estumano.
 
Durante pronunciamento na última quinta-feira, 6, na Basílica Santuário de Nazaré, a Arquidiocese de Belém e a Diretoria da Festa de Nazaré (DFN) anunciaram como se dará a edição 228 do Círio de Nossa Senhora de Nazaré, cujo tema é “Ave Maria, cheia de graça”. Com a presença da imprensa, as autoridades eclesiásticas anteciparam a programação do Círio que será restrita e transmitida pelos meios de comunicações, devido à pandemia do coronavírus (Covid-19).
 
No pronunciamento estavam presentes Dom Alberto Taveira Corrêa, Arcebispo Metropolitano, Cônego Roberto Cavalli Júnior, Cura da Sé, Padre Luiz Carlos Gonçalves, reitor da Basílica e presidente da festa, Albano Martins, Diretor Coordenador da Festa de Nazaré, e Guilherme Azevedo, coordenador da Guarda de Nazaré.
 
A fim de garantir que o povo que deseja manifestar a sua fé em Nossa Senhora salvaguardando todos os cuidados de prevenção do coronavírus, o Círio em novo formato este ano consistirá de missas fechadas para o público, transmitidas pela internet, TV Círio, e um passeio de helicóptero com a imagem de Nossa Senhora por hospitais de Belém.
 
Só no segundo domingo de outubro, na grande procissão do Círio de Nossa Senhora de Nazaré, a procissão reúne cerca de dois milhões de pessoas. É um dos maiores simbolismos da fé do povo paraense. Fato que torna inviável a realização das tradicionais procissões, sendo 13 no total. Perante a programação divulgada, a Arquidiocese de Belém e a Diretoria da Festa de Nazaré, reforçam o apelo para que os fiéis acompanhem toda a programação de forma segura de suas casas. 
 
Dom Alberto iniciou seu pronunciamento recordando a divulgação do cartaz desse ano. “O cartaz do Círio de Nazaré 2020 nos remeteu à esplêndida luminosidade que brota daquela que é imaculada. Em torno de Maria as flores proclamam a beleza interior e exterior de Maria.” Fez também considerações sobre a devoção a Virgem Maria: “Nosso modelo e nossa intercessora é a Virgem Maria, Nossa Senhora de Nazaré! Pelas estradas da vida, nunca estamos sozinhos, como cantamos muitas vezes.” 
 
Assim, considerou que as adaptações feitas com consultas às autoridades do Estado, do Município e auxílio de uma comissão de médicos, são necessárias para que a grande festa não coloque em risco a saúde das pessoas:
 
“Um Círio diferente, tarefa de todos nós, cristãos católicos que o assumimos como missão, dando exemplo a todos de que somos capazes de abraçar também as cruzes e limitações que nos vieram durante este período. Não poderemos realizar da forma costumeira as procissões que caracterizam o Círio de Nazaré, pois simplificaremos os eventos do segundo final de semana de outubro, vindo depois a se realizar a quinzena do Círio, que será a grande ocasião de evangelização e formação.
 
TV Círio 
 
Após Dom Alberto, Padre Luiz Carlos explicou o funcionamento da TV Círio, um canal no YouTube que vai reunir conteúdos da procissão. De acordo com a DFN, o canal será um meio de interação entre a Diretoria e os devotos de Nossa Senhora. O canal não será atualizado apenas durante o Círio, mas pretende ser um meio permanente de comunicação da Diretoria.
 
A TV Círio estará em cadeia com a Rede Nazaré de Televisão, a emissora oficial da Arquidiocese de Belém e do Círio de Nazaré. “Será a universalização da fé”, afirmou Padre Luiz Carlos. Em seguida, o diretor coordenador da Festa explanou a programação que iniciará na sexta-feira, 9 de outubro, com Santa Missa, às 18h, na Basílica Santuário, para conhecimento do manto 2020 que ornamentará a Imagem Peregrina.
 
Albano Martins destacou em sua fala “não há espaços para o conformismo. Maria quer que sigamos seu exemplo de fé, resiliência e resignação diante dos desígnios de Deus. Sejamos a berlinda que passará pelas ruas”.
 
A programação do Círio 2020 será transmitida pelos veículos de Comunicação da Rede Nazaré. TV Nazaré, canal 30.1 ou sintonia de sua cidade. Rádio Nazaré 91.3, transmissão pelo Portal Nazaré e Facebook da Fundação Nazaré.
 
Confira a programação completa 
 
09/10/2020 – Sexta-feira
 
18h - Missa na Basílica Santuário, presidida por Dom Alberto Taveira Corrêa
19 - Apresentação do Manto de Nossa Senhora de Nazaré 2020
19h30 - Live Musical – Grupo Ama, na Basílica Santuário
 
Dia 10/10/2020 – Sábado
 
9h30 - Pregação na Basílica Santuário, pelo Padre João Paulo Dantas
11h30 - Descida da Imagem Original
17h - Missa na Capela do Colégio Gentil Bittencourt
18h - Exibição do documentário “Plácido”, de Sidney
18h30 - Exibição de documentário com grandes momentos da Trasladação
19h - Live Musical com transmissão ao vivo da Decoração da Berlinda
20h30 - Queima de fogos (balsa no Rio Guamá), às proximidades da Catedral da Sé
20h45 - Benção do Cônego Roberto Cavalli
 
11/10/2020 – Domingo
 
7h - Missa na Catedral, celebrada por Dom Alberto Taveira Corrêa
8h - Início da programação televisiva (documentários, entrevistas, grandes momentos do Círio, Círios antigos, testemunhos de fé e conversão, sobrevoo da Imagem Peregrina sobre hospitais da cidade)
10h - Terço Mariano, com Dom Alberto Taveira Corrêa
10h30 - Sequência da programação televisiva
11h30 - Missa de Encerramento do Círio 2020, celebrada por Dom Antonio de Assis Ribeiro, Bispo Auxiliar da Arquidiocese de Belém
12h30 - Encerramento da programação
 
Quinzena Mariana (12 a 25/10)
 
05h15 -Terço da Alvorada – Basílica Santuário;
08h - Visitação da Imagem Peregrina a hospitais na Região Metropolitana;
12h - Exposição da Imagem Peregrina no Altar Central da Praça Santuário;
18h - Missas da Festividade - Basílica Santuários; 
21h - Encerramento da visitação.
 



Outras notícias
2010 fundacaonazare.com Todos os direitos reservados. Política de privacidade