DATA DE PUBLICAÇÃO: 20/08/2020
- Diminuir + Aumentar

Dom Alberto preside ordenação diaconal de Mateus dos Santos

Foto: Divulgação
 
Com alegria que a Igreja de Belém acolherá o novo diácono transitório neste sábado, 22, às 19h, quando Dom Alberto Taveira Corrêa, Arcebispo Metropolitano, ordenará Mateus Ribeiro dos Santos, em rito na Igreja Matriz da Paróquia de Jesus Bom Samaritano, no Tapanã. A celebração terá participação reduzida como destaca as normas sanitárias dos órgãos de saúde, entretanto, haverá transmissão pelas redes sociais.
 
Esta é a terceira ordenação diaconal transitória do ano, tendo ocorrido duas outras no mês passado. O diácono transitório é aquele que recebe o Sacramento da Ordem no grau de diaconato para depois receber o segundo grau e tornar-se padre. Mesmo neste ano que a Igreja enfrenta a pandemia do novo coronavírus, o trato das vocações continue firme, assim pontuou Dom Alberto Taveira na última ordenação:
 
“Em todos os lugares nós temos vocações, temos o chamado de Deus, temos a resposta dos nossos jovens. Este ano teremos quatro novos sacerdotes; no próximo ano teremos cinco e daí por diante, não passamos um ano sem sacerdote. É uma graça especial que Deus dá a nossa igreja.”
 
O candidato ao diaconato transitório, Mateus Ribeiro, 34 anos, é natural do município de Sales Oliveira, região de Ribeirão Preto, no interior do Estado de São Paulo. Iniciou seu discernimento vocacional apenas aos 25 anos, quando ainda levava uma vida de estudos e relacionamento. Porém, Mateus ressalta que sentia uma ausência de sentido em sua vida e buscava por uma resposta.
 
Vocação
 
Em julho de 2012 tudo mudou quando participou de um retiro de jovens em Brasília, no Distrito Federal. Lá, durante uma pregação, as palavras do pregador o tocaram. “Todo homem é feito com vocação”. Assim, sentido o chamado vocacional iniciou seu discernimento para descobrir qual era o propósito de Deus em sua vida colocando-se a disposição de pastorais e grupos ao retornar a sua cidade, final do retiro.
 
Em janeiro de 2013 ingressou no Seminário Redemptoris Mater de Brasília. No ano seguinte saiu em missão para Israel, nas cidades da Galileia e Jerusalém. Ao retornar ao Brasil, foi designado para as dioceses de Paracatu e Montes Claros. Até que, em 2015, foi transferido para o recém-criado Seminário Redemptoris Mater de Belém e aqui cursou Teologia na Faculdade Católica de Belém e exerceu pastoral na Paróquia de São João Batista e Nossa Senhora das Graças, em Icoaraci.
 
A ordenação do sábado coroará inicialmente toda essa etapa na vida de Mateus, sabendo que no final do ano ele será ordenado sacerdote. Para o candidato, toda mudança nesses oito anos mostra que os desígnios do homem estão com Deus. “A vocação sempre esteve dentro da minha vida, mas eu relutei. Achava que minha vida estava em minhas mãos, mas é Deus que conduz a história”.
 
Ele ressalta ainda que “a palavra presente em João 12,25 destaca bem esse momento onde diz: ‘Quem se apega à sua vida, perde-a; mas quem faz pouca conta de sua vida neste mundo conservá-la-á para a vida eterna”. 
 
O rito de ordenação será restrito ao público, mas haverá transmissão ao vivo pelos canais do Facebook e Youtube do Seminário Redemptoris Mater de Belém para aqueles que quiserem acompanhar. 
 
Seminário Redemptoris Mater
 
Instituído em Eucaristia festiva, na Catedral da Sé, Dom Alberto Taveira, Arcebispo de Belém, assinou o decreto de Criação do Seminário Missionário Arquidiocesano Redemptoris Mater de Belém, um fruto da Jornada Mundial da Juventude do Rio de Janeiro, em 2013.
 
A casa de formação para os futuros padres funciona no bairro Júlia Seffer, da cidade de Belém. Nesses seminários serão formados presbíteros para a Nova Evangelização. Neles, os candidatos ao sacerdócio encontram na participação no Caminho Neocatecumenal um elemento específico e básico do itinerário formativo e, ao mesmo tempo, são preparados para serem padres totalmente a serviço do povo de Deus, na comunhão fraterna do presbitério.
 
O Caminho Neocatecumental teve os seus estatutos finais aprovados, em caráter definitivo, em 2008. Está presente em 124 países nos cinco continentes. Atualmente conta com 105 Seminários Redemptoris Mater; 2.300 seminaristas diocesanos, que participam desta iniciação cristã e se preparam para o sacerdócio; 1.880 presbíteros diocesanos ordenados; mais de 1.000 famílias em missão distribuídas por 93 países; 92 missio ad gentes.
 



Outras notícias
2010 fundacaonazare.com Todos os direitos reservados. Política de privacidade