DATA DE PUBLICAÇÃO: 27/08/2020
- Diminuir + Aumentar

São José: “Quero minha paróquia bonita”

Foto: Luiz Estumano.
 
A Paróquia de São José, localizada no bairro do Umarizal, pede a contribuição de fiéis e devotos de São José para a conclusão das obras de revitalização e readequações da estrutura física da Igreja Matriz. Com a campanha “Quero minha paróquia bonita”, a equipe administrativa busca arrecadar recursos. 
 
Com origem na década de 70, a Igreja de São José surgiu com a realização de trabalhos sociais nas casas situadas à Rua Domingos Marreiros promovidos pelo grupo de paroquianas de Nazaré, organizadas no Clube das Mães. No final daquela década, em 1978, um grupo de casais com Cristo começou uma trabalho pastoral na área, originando a Comunidade de São José, que gerou várias pastorais e movimentos.
 
As instalações físicas contemplavam o prédio atual, com dois pavimentos. Segundo o Cônego Sebastião Fialho, pároco de São José, a estrutura, com quase 30 anos, não estava de acordo com as normas presentes no documento 106 “Orientações para Projeto e Construção de Igrejas” que dispõe sobre, entre outros temas, sobre o sentido da construção, adaptação e disposição do espaço celebrativo.
 
Um dos primeiros momentos da reforma foi a mudança do presbitério, que estava disposto “de costas” para a rua, o que estava em total desacordo com o documento anteriormente referido: “Nossa primeira ação foi a mudança de lugar do presbitério, que encontrava-se de costas para a rua. Depois passamos para a construção de duas capelas na lateral do altar, a do Santíssimo Sacramento e a de São José, depois passamos para o forro. Atualmente estamos na parte da escadaria que está toda pronta e depois temos a etapa do telhado que deve ser mudado por completo e, enfim, o nosso grande desejo, a última etapa será a energia solar”.
 
O pároco recorda que tudo está sendo possível graças à contribuição de pessoas sensíveis à causa. “Nossa campanha, graças a Deus tem tido sucesso com os paroquianos ajudando mesmo, vendo a obra, aplicando toda aquela moedinha que chega. Para essa reforma nós pensamos sempre em oferecer o melhor para a comunidade, uma igreja mais aconchegante, mais confortável e isso está acontecendo graças a Deus a ajuda de fiéis e dos devotos de São José.”
 
Diácono Francisco Damião, responsável pela obra na Igreja, explica que o prédio, por ter inicialmente o objetivo de ser um centro pastoral, ao ser adaptado para ser uma igreja matriz acarretou em sobrecarga em sua estrutura. “Na parte térrea tínhamos várias salas com rachaduras em função dessa sobrecarga. Existia uma escada lateral na parte de fora do prédio que estava cedendo e puxando o prédio. Esse prédio foi construído há 30 anos e a engenharia tinha outro conceito. Hoje temos a simplificação da estrutura”.
 
O responsável conta que para interromper essa sobrecarga do prédio foi reforçada com estrutura metálica e laje com isopor. O andar de cima está mais bem distribuído com a retirada da cozinha, depósito e mudança dos banheiros para a parte da frente. A acessibilidade do prédio, segundo ele, está garantida. “Passamos a área do elevador para frente e um paroquiano voluntariou-se para a revitalização e modernizá-lo”.
 
Histórico
 
No dia 29 de janeiro de 2011 foi criada a Paróquia São José, por decreto assinado pelo Arcebispo Metropolitano de Belém, Dom Alberto Taveira Corrêa. A Igreja possui as comunidades de São Vicente de Paulo, Capela de Nossa Senhora Medianeira de todas as Graças (Círculo Operário), Cantinho da Divina Misericórdia, Comunidade São Pedro, Capela Nossa Senhora de Nazaré (no Shopping Boulevard) e Capela de Nossa Senhora de Lourdes (aos cuidados dos padres Jesuítas).
 
Como contribuir
 
As opções para contribuir com o projeto são por boleto bancário, débito automático, carnê, depósito bancário e cartão de crédito. Além de um folder de cadastro disponível na paróquia, no qual o interessado deve preencher com nome completo, RG, CPF, data de nascimentos, contato e outros dados pessoais.
 
Para depósitos avulsos, a Paróquia de São José disponibilizou a conta bancária: 
Agência Bradesco: 1399 digito 4; 
conta: 4687, digito 6.
Arquidiocese de Belém
Paróquia de São José
 
Serviço
 
Paróquia São José
End: Rua Domingos Marreiros, 104 – Umarizal
Contato: 3230-1633/98121-0569
E-mail: psj.umarizal@ gmail.com
 



Outras notícias
2010 fundacaonazare.com Todos os direitos reservados. Política de privacidade