DATA DE PUBLICAÇÃO: 24/09/2020
- Diminuir + Aumentar

No ar, programa “A vida e o tempo”

Foto: Divulgação
 
Um programa com  história e um projeto. No primeiro sábado de agosto de 2006, dia de São João Maria Vianney - por conseguinte, nosso patrono – entrava no ar a 1ª edição, que teve sua origem por solicitação do próprio público católico, quando do Jubileu da Arquidiocese em 2005. A Pastoral da Pessoa Idosa, recém criada, assumiu esse compromisso e construiu esse projeto, relata Eleonice Ribeiro, da equipe do programa "A vida e o tempo", levado ao ar pela Rádio Nazaré FM - 91.3Mhtz, aos sábados, às 17h.
 
O programa "A vida e o tempo" destina-se a todos os que querem envelhecer valorizando a vida e otimizando o tempo. "É de nosso interesse, estender essa mensagem aos jovens e adultos que serão os idosos de amanhã. O objetivo desse programa é, também, despertar o senso de cidadania e solidariedade, mediante notícias, entrevistas, mensagens, reflexões, questionamentos e esclarecimentos com especialistas que cuidam da questão do idoso. Por isso, trazemos como temas centrais: Pastoral da Pessoa Idosa (PPI), qualidade de vida, direitos humanos, lei do amparo ao idoso, saúde, entretenimento, entrevista, com participação do amigo ouvinte e tudo aquecido com uma boa seleção musical", conta Eleonice.
 
As ondas da Rádio Nazaré FM trazem ouvintes de Macapá, Rio de Janeiro, Bujaru, Abaetetuba, Salvaterra, Soure, Moju, dentre outros, para perto de nós e a faixa etária varia de 15 a 100 anos, segue relatando Eleonice.
 
Conhecida mesmo como Nice, ela é apresendatora junto com Jamesson Nascimento, e fala da gratidão de estar no programa: "é hora de agradecer àqueles que fazem parte da história do programa, iniciando por sua primeira coordenadora, Ir. Mª do Carmo Marques Dantas. Enquanto eu, Nice Ribeiro escrevia o projeto, dirigia o programa, ela, com sua extremada dedicação, dava o tom no microfone com sua natural informalidade".
 
Nice continua. "Nossa gratidão aos primeiros apresentadores: Paulo Nogueira e Vanessa Viana. Depois chegaram, Franck de Castro, Ruberval Oliveira, Lígia, Suely, Lianne Canavarro, Ana Miranda, Ir. Suely Vilhena, Juarez Regis.  Nossos telefonistas exercem papel importante: cito a Andréia, nossa primeira voluntária,  jovem que não media esforços para vir de Icoaraci, a sol forte ou à chuva, todos os domingos, após o almoço. Em setembro de 2015 o programa passou a ser veiculado aos sábados. Nossa Equipe atualmente conta com dois apresentadores: Jamesson Nascimento e Nice Ribeiro; ao telefone, Angélica da Conceição, Rosa Dias e Francisco Assis. Toda a equipe é formada por voluntários. Não é possível citar todos, porém, mais do que lembrar nomes, é indispensável a gratidão que sentimos pela pessoa de cada um que direta ou indiretamente fez parte de nossa equipe".
 
O programa é produzido pela PPI da Arquidiocese de Belém, cuja coordenadora é Criseida de Miranda Pereira. "Ela confia a nós a responsabilidade de propiciar o espaço nos microfones da Rádio Nazaré para a PPI falar da sua missão e nos oferece todo o apoio necessário para a realização desse serviço voluntário", relata Nice.
 
A PPI, organismo da CNBB, tem realizado serviços preciosos para amenizar os impactos negativos deste tempo de pandemia. Ainda que mantendo distância física dos seus idosos, mantém o diálogo constante entre coordenadores, agentes de pastoral e pessoas idosas, antes visitadas, hoje, em isolamento social.
 
Brindes, doados pela PPI das paróquias, arrecadados pelos coordenadores são ofertados no programa, assim como o cadastro dos ouvintes são rotina. "Mais de 200 ouvintes assíduos cadastrados nos prestigiam, audiência que consideramos satisfatória para o horário (final de tarde)", observa Nice Ribeiro.
 
Há 13 anos,  a Festa de confraternização de final de ano é um evento inéditona rádio. Em 2019, o Presidente da Fundação Nazaré de Comunicação, Dom Alberto Taveira Corrêa participou. Único no rádio paraense, voltado para o público idoso e pioneiro nesse estilo, na programação da rádio.
 
"Agradecemos a Deus por nos permitir celebrar 14 anos de grande convívio com o público gentil e fiel da Nazaré FM; à Coordenação da rádio, pelo espaço concedido e ao amado ouvinte, nosso grande incentivador, a nossa gratidão.
 
Todos estão convidados a dançar conosco a grande Valsa dos 15 Anos em Agosto de 2021. Enquanto isso, rogamos a Deus que nos permita viver mais um ano deste programa", conclui Nice.
 



Outras notícias
2010 fundacaonazare.com Todos os direitos reservados. Política de privacidade