DATA DE PUBLICAÇÃO: 05/11/2020
- Diminuir + Aumentar

Criado Terço das Mulheres nas Áreas Missionárias

 

Foto: Divulgação
 
 
O Terço das Mulheres começou no dia 8 de fevereiro de 2019 na Comunidade Nossa Senhora Auxiliadora, ligada à Área Missionária Perpétuo Socorro, no bairro Canaã, em Marituba. A iniciativa de rezar o Terço, no início, tinha apenas duas participantes. A coordenação da comunidade começou a divulgar a iniciativa de oração durante as celebrações e, a partir daí, outras mulheres foram tocadas e manifestaram vontade de fazer parte do grupo.
 
A disposição de participar do Terço das Mulheres foi, inicialmente, dificultada pela falta de conhecimento completo em torno da oração do santo Terço, e esbarrou na timidez de muitas das interessadas. “Mas, a cada oração, a cada terço, isso foi mudando!”, relata o Bispo Auxiliar Dom Antônio de Assis Ribeiro, responsável pastoral da Arquidiocese de Belém para a Áreas Missionárias.
 
Dom Antônio conta, ainda, que “houve a iniciativa de criar uma coordenação, mas não deu muito certo”. Denise Ramos, coordenadora do grupo, avalia  que foi o caminho para o grupo seguir firme no propósito de rezar o terço demorou um pouco. “Posso dizer que foi a partir desses dois movimentos importantíssimos - Terço das Mulheres e Terço dos Homens - que começou a se fortalecer mais a nossa comunidade, pois, foi ali, entre nós, mulheres e homens, que começamos a nos empenhar na liturgia da comunidade".
 
Denise explica que, após a formação do Terço das Mulheres, ficou mais fácil a vivência da vida de Igreja na Comunidade Nossa Senhora Auxiliadora. “Uma semana o Terço das Mulheres fica responsável pela liturgia de domingo e, na outra semana, é o grupo do Terço dos Homens. Essa parceria vem dando muito certo, pois, graças a Deus, temos um bom diálogo entre todos!”.
 
O grupo de oração feminino do Santo Terço foi crescendo, a ponto de atrair cada vez mais interessadas em participar, conta Denise. “Quem participa se sente mmuito bem acolhida. Elas falam: “Ah, eu também quero fazer parte!”, e assim, estamos nos fortalecendo cada vez mais!”.
 
FORMAÇÃO - Hoje o Movimento Terço das Mulheres na Comunidade Nossa Senhora Auxiliadora é um grupo formado por 23 mulheres, algumas delas ligadas à Comunidade São Judas Tadeu. Na estrutura de grupo de oração, exercem as atividades na igreja com uma coordenadora, vice-coordenadora, secretária e tesoureira. 
 
TERÇO – As mulheres reúnem para recitar o Santo Terço toda sexta-feira, às 19h. O momento de oração inicia com o canto de entrada, seguido do momento da partilha do evangelho e, logo após, inicia a récita do Terço com os mistérios.
 
Encerrado o Terço, a equipe já organiza a liturgia e os cantos da missa ou celebração da Palavra na comunidade.
 
“Me sinto muito feliz de ver as meninas, crianças, pedindo para cantarem e rezarem os mistérios do Terço. E nós as incentivamos e ensinamos cada detalhe. Elas, depois, agradecem, e sentem muito felizes”, segue relatando a coordenadora Denise.
 
 
 
ORGANIZAÇÃO - Com o crescimento do grupo, a coordenação decidiu mandar fazer o uniforme, blusas que identifiquem oficialmente as mulheres de oração perante a comunidade para, assim, poder representar melhor esse lindo movimento que só cresce e vem fazendo toda diferença com as graças de Deus, a união de todas, e com as bênçãos de Nossa Senhora Auxiliadora, que sempre está nos auxiliando”, observa Denise. 
 
TESTEMUNHO - A coordenadora Denise guarda lembranças muito importantes já desse início do Terço das Mulheres. “Uma pessoa, de uma igreja de outra doutrina aqui da comunidade, achou muito bonito nossa atividade, e começou a fazer parte. Acolhemos ela muito bem e, hoje, essa mulher participa do Terço e da nossa comunidade. Outra mulher também afirmou que nunca ia fazer leituras no altar, hoje ela está fazendo e sentiu-se encorajada pelo nosso movimento. Tudo isso nos enche de orgulho e nos incentiva a continuar”, avalia Denise.
MÚSICA – Denise informa que o grupo criou para si uma música, que alimenta sua inspiração e alimenta a perserverança delas no Terço das Mulheres. “E temos nossa música, que é linda demais! E recita o refrão: Sob as ordens de Nossa Senhora, peça a Jesus Cristo tudo que quiseres; e, ajudando essa missão divina, dua à Santa Igreja, o Terço das Mulheres!”.
 
O bispo Dom Antônio Ribeiro de Assis acompanha, confiante, a iniciativa de oração e adianta que a experiência exitosas será ampliada para as outras áreas missionárias. “Já combinamos  com a Comunidade São Francisco de Assis e Nossa Senhora do Perpétuo Socorro para fazermos visitas e incentivar as mulheres dessas localidades missionárias a criarem o Terço das Mulhres lá também!”.
 
 

Outras notícias
2010 fundacaonazare.com Todos os direitos reservados. Política de privacidade