DATA DE PUBLICAÇÃO: 19/11/2020
- Diminuir + Aumentar

Comunidade Cristo Redentor, nova paróquia da Arquidiocese de Belém

Foto: Divulgação

A Comunidade Cristo Redentor será a primeira paróquia instalada do ano de 2021, tornando-se a sede paroquial de número de 96 da Arquidiocese de Belém, cuja cerimônia já marcada para o dia 26 de março. A notícia foi oficializada dia 14 deste mês, durante a Missa de abertura da festividade, presidida por Dom Antônio de Assis Ribeiro, Bispo Auxiliar de Belém, na presença do padre Humberto de Paiva Brito, futuro pároco da nova paróquia, e do diácono permanente Ricardo Cordeiro. Atualmente a comunidade ainda está em festividade com programação que se estende até o dia 22, com celebrações todas as noites.

A nova paróquia, até então, pertencente à Paróquia Santo Antônio de Pádua, situada na rodovia Mário Covas, no bairro do Coqueiro, em Ananindeua, está inserida da Região Episcopal Coração Eucarístico de Jesus.  Após o pronunciamento de Dom Antônio sobre o anúncio da futura instalação da paróquia, foi proferida a leitura do breve histórico da comunidade, ato testemunhado por mais de 400 fiéis presentes na assembleia, que relembraram a origem da comunidade que, após a ocupação da área da Cabanagem em 1988, recebeu a missão das Missionárias Xaverianas, como também o missionário da mesma congregação, padre Jorge Paiusco. Juntos, animaram a Comunidade São Francisco, existente naquela área.

Ainda de acordo com o histórico da comunidade, alguns anos depois, padre Jorge chegava ao conjunto Jardim Europa, com o seu carisma missionário e dinamismo pastoral. Através da senhora Sabazinha, na passagem Funda, houve a primeira Missa nesse local, onde hoje está situada a Comunidade Cristo Redentor, inaugurada em 27 de fevereiro de 1993, pelo então Arcebispo Metropolitano de Belém, Dom Vicente Joaquim Zico.