DATA DE PUBLICAÇÃO: 06/07/2020
- Diminuir + Aumentar

Catedral Metropolitana realiza festividade em honra a Nossa Senhora da Graça

Foto: Reprodução Facebook.
 
 Catedral Metropolitana de Belém está realizando programação festiva em honra a sua padroeira titular Nossa Senhora da Graça no período de 5 a 9 de julho. No último domingo, 5, ocorreu a Missa de Abertura da festividade presidida pelo cônego Roberto Cavalli Jr., cura da Sé, com transmissão pelas redes sociais da Catedral e respeitando as normas das autoridades sanitárias e protocolo da Arquidiocese de Belém.
 
Nesta segunda-feira, 6 de julho, a programação segue com o início do Tríduo com novena e celebração eucarística, a partir de 17h30 até o dia 8 de julho. A participação nas celebrações segue com número reduzido de pessoas. Para mais informações procure a secretaria paroquial, em horário comercial.
 
A ocasião da festividade também celebra os 403 anos da Paróquia Nossa Senhora da Graça. Fundada em 1617 e foi a primeira igreja matriz da imensidão região amazônica brasileira e dedicada a Nossa Senhora da Graça.
 
Uma simples igreja foi erguida pelos padres jesuítas, que durou com várias reformas por um longo período, mas em 1714 o templo desmoronou por completo e os ofícios da matriz passaram a ser realizados na Igrejinha de São João Batista. 
 
No ano de 1748, no final do governo pastoral de Dom Frei Guilherme de São José e Queiroz, foi lançada a pedra fundamental da nova matriz e Catedral do Bispo do Pará. E em 23 de dezembro de 1755, com a nova igreja em obras, foi realizado o traslado do Santíssimo Sacramento da Igreja São João para o novo templo, onde está instalada até os dias de hoje a sede da Paróquia e Sé de Belém.
 
No dia 9 de julho, data dedicada a Solenidade de Nossa Senhora da Graça, não haverá a tradicional procissão luminosa, mas será cantada as Vésperas com “Te Deum” seguida de Santa Missa. E ao final ocorrerá carreata percorrendo as ruas da Cidade Velha.
 
A carreata fará o seguinte percurso: saída da Catedral de Belém, Rua Padre Champagnat, Rua Siqueira Mendes, Igreja do Carmo (homenagem do Setor do Carmo), Beco do Carmo, Rua São Boaventura, Avenida Almirante Tamandaré, Rua Padre Eutíquio, Rua Avertano Rocha, Travessa São Francisco, Passagem Manoel Pedro (homenagem do Setor São Pedro e São José), Travessa São Pedro, Rua Avertano Rocha, Rua Ângelo Custódio, Travessa Joaquim Távora, Igreja de São Joãozinho (homenagem do Setor São João), Rua Dona Tomásia Perdigão, Travessa Felix Rocque, Rua Doutor Assis, Travessa Cap Pedro Albuquerque, Rua Ângelo Custódio, Avenida Tamandaré, Travessa Gurupá, Rua Doutor Rodrigues dos Santos, Travessa Joaquim Távora, Rua Cametá, Travessa Gurupá, Rua Doutor Malcher e chegada na Catedral de Belém (homenagem do Setor da Graça).
 
 
Serviço:
Festividade Nossa Senhora da Graça – Catedral Metropolitana de Belém
Período: 5 a 9 de julho de 2020
 
 

Outras notícias
2010 fundacaonazare.com Todos os direitos reservados. Política de privacidade