DATA DE PUBLICAÇÃO: 08/07/2020
- Diminuir + Aumentar

Cáritas Belém realiza ação na comunidade Nossa Senhora de Nazaré, no Baixo Acará

 

Fotos: Divulgação
 
No último sábado, dia 4, a Cáritas da Arquidiocese de Belém junto com uma equipe visitaram a comunidade Nossa Senhora de Nazaré, localizada no Rio Genipauba, na Região das Ilhas no Baixo Acará para possibilitar o melhor acesso ao usufruto da água por meio da melhoria e ampliação do sistema hidráulico ambiental e social da foz do rio Genipauba.
 
Visita a comunidade Nossa Senhora de Nazaré visa a qualidade e ampliação do sistema hidráulico.
 
A equipe da visita foi formada pelo diácono Gilmar Lobato (pastoral das Ilhas), o engenheiro Elierson, o diácono Edward (membro da equipe de projetos da Cáritas) e o diácono Raimundo Nonato (diretoria da Cáritas Belém). E recebeu o apoio da Pastoral Ambiental, da FUNASA, Universidade Federal Rural da Amazônia (UFRA), Seaster e da Prefeitura de Acará.
 
A ida à comunidade Nossa Senhora de Nazaré é fruto da agenda referente ao 3º Dia Mundial dos Pobres organizado pela Arquidiocese de Belém em 2019. E visa oportunizar um acesso de qualidade ao usufruto da água por meio da ampliação ou da melhoria do sistema de captação hidráulica, educação e saneamento ambiental, com a participação da comunidade e parceiros, em vistas de sua melhor qualidade de vida.
 
Melhoria e ampliação de unidades de poço artesiano, sensibilização e educação ambiental na comunidade, saneamento ambiental, tratamento ou aproveitamento de resíduos sólidos e iniciativas de economia popular solidária sustentáveis foram algumas das atividades realizadas durante a visita na comunidade Nossa Senhora de Nazaré.
 
Na programação do Dia Mundial dos Pobres, no mês de setembro de 2019, ocorreu o Seminário sobre Políticas Públicas com o tema “Inclusão social, qualidade de vida e sociedade do bem viver”, onde representantes da FUNASA, EMATER, UFRA,  SEASTER,  RECOMSOL e Cáritas Regional Norte 2.
 
Na abertura do evento, o saudoso padre Bruno Sechi, representante da Arquidiocese de Belém, encerrou as falas da mesa agradecendo a iniciativa da Cáritas Belém e encerra o momento com a frase “A fé é só verdadeira se for encarnada na vida do povo”.
 
“Processos produtivos e saúde alimentar” foi o primeiro tema do Seminário e contou com a participação de Celso Botelho, representando a EMATER e o professor Sérgio Frazão, da Universidade Federal Rural da Amazônia (UFRA).
 
Cáritas Belém e uma equipe estiveram na comunidade para realizar melhorias no usufruto da água..
 
O segundo mesa do evento discutiu o tema “Saneamento e saúde pública ambientalmente sustentáveis” com a exposição de Eládio, representante da FUNASA e Fernando Maia, mestre em Meio Ambiente. Entre os tópicos apresentados estão o atendimento a população por meio da garantia do saneamento e se destacou a contribuição e a atribuição da FUNASA no processo em especial a legislação condizente (os artigos 196 e 225 da Constituição Federal em vigor).
 
Ainda dentro desta discussão se ressaltou a importância da água potável para a qualidade de vida e a sua atenção da água como direito de todos como sendo ainda um dever. E por fim se enfatizou ação do homem sobre o meio ambiente, em particular aos prejuízos causados aos mananciais, extraindo ainda mais a falta de água potável para todos, em especial nas comunidades rurais.
 
A última mesa do Seminário refletiu sobre o tema “Inclusão social, qualidade de vida e a sociedade do Bem Viver” com a presença do doutor Edson Antunes e Miriquinho Batista, representante da SEASTER. O Professor Edson apresentou alguns pontos pertinentes sobre a temática da regulação do trabalho alternativo da economia solidária e criação de emprego e renda resultantes da organização e mobilização dos movimentos sociais da década de 80 do século XX, no contexto da sociedade brasileira.
 
 

Outras notícias
2010 fundacaonazare.com Todos os direitos reservados. Política de privacidade