DATA DE PUBLICAÇÃO: 04/11/2020
- Diminuir + Aumentar

Programação do Mês do Dízimo na Arquidiocese de Belém

 

Foto: Divulgação
 
“O Dízimo é um ato de gratidão a Deus” (Dom Adelar Baruffi)
 
 
Ao se entregar o dízimo a Deus, segundo a concepção bíblica, reconhece-se que tudo vem Dele, por reconhecimento e gratidão, o melhor devemos dar a Ele.” (CNBB, 106 n.14). Nessa certeza que a Equipe Arquidiocesana de Pastoral do Dízimo da Arquidiocese de Belém, promove até o dia 29 de novembro, o “Mês do Dízimo”, com objetivo  de buscar novos dizimistas e despertar à comunidade para o ato de partilhar. Este ano, o evento traz o tema "Fé e compromisso com a missão da Igreja”
 
No decorrer deste mês a equipe da Pastoral da Dízimo, incentiva as paróquias de Belém, o ato de contribuir com a Igreja, a fim de que possam se tornar cada vez mais co-responsáveis pela ação evangelizadora da Igreja através do dízimo. Dessa forma, será realizado, por meio de videoconferências, formações, todas às sextas-feiras, a partir das 20h, trazendo temáticas relacionadas às dimensões do Dízimo.
 
Dízimo é uma maneira de partilhar e agradecer pelo que recebemos de Deus. Para a Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), que desde 1967, busca aprofundar o entendimento e estimular o dízimo nas comunidades como meio de manter a Evangelização, em documento sobre o dízimo destaca: “É uma contribuição sistemática e periódica dos fiéis, por meio da qual cada comunidade assume co-responsavelmente sua sustentação e a da Igreja. (Cf.Documento da CNBB 106, n.06)”
 
 
Mês do Dízimo na Arquidiocese de Belém
 
A iniciativa iniciou no ano de 2013 e até 2015 constava como um evento de uma semana, denominado “Semana Missionária do Dízimo”. A partir de 2016 começou a ser chamada de “Mês da Partilha” e desde 2018 é denominado “Mês do Dízimo”, projeto elaborado pela equipe de formação da Eapadi, aprovado pelo Arcebispo Metropolitano de Belém, Dom Alberto Taveira Corrêa. | Blog Equipe Arquidiocesana de Pastoral  do Dízimo  
 
 
Sobre a expectativa da Pastoral acerca da programação organizada para este ano, o secretário da Equipe Arquidiocesana de Pastoral do Dízimo (EAPADI), Eliezer Martins, relata, “Mesmo diante da pandemia, nossa expectativa é muito boa, pois por meio das mídias sociais poderemos atingir um maior número de pessoas nas nossas formações e celebrações. Outro ponto muito importante é que este ano serão os padres que irão  ministrar as formações. Isso com certeza vai despertar mais interesse nas pessoas em participar.”.
 
 
 
Programação 
 
A missa de abertura do evento ocorreu no último domingo (1°), na Paróquia Santa Maria Mãe de Deus, localizada em Ananindeua, a celebração foi presidida pelo pároco Padre José Maria Ribeiro e Assessor Arquidiocesano da Pastoral do Dízimo.
 
Em relação às formações, estas ocorrerão toda sexta-feira, às 20h, com mediação feita pelo Padre José Maria Ribeiro e Padres convidados. E a partir desta sexta-feira (06), com o tema “Partilha: gesto de solidariedade em tempos de pandemia”, tendo como convidado, Padre Ederaldo da Mata. No dia 13, a temática será “Dízimo: gesto consciente  que brota da fé e gratidão a Deus e amor à Igreja”, com a participação do Padre Hélio Fronzack. 
 
Na terceira sexta-feira do mês, dia 20, Padre Evandro Favacho participa da formação que trará o tema “Dízimo: fruto de conversão destinado a missão”. A última formação da programação, ocorre no dia 27, trazendo a temática “Corresponsabilidade na manutenção eclesial”, sendo o convidado para discorrer sobre o assunto, Padre André Teles.
 
Para participar das formações, a coordenação da EAPADI enviará o link  para o articulador missionário da Pastoral do Dízimo de cada Região Episcopal, sendo cada uma responsável por encaminhar o link para os grupos da Pastoral do Dízimo de sua respectiva  região.
 
Encerrando as atividades do “Mês do Dízimo”, será realizada a Santa Missa, às 18h, presidida pelo Arcebispo de Belém Dom Alberto Taveira Corrêa, na Paróquia Sagrado Coração de Jesus, localizada no bairro Júlia Seffer, em Ananindeua. A missa será transmitida pelo facebook da paróquia (facebook.com/pscjjuliaseffer). 
 
 
Cronograma de Formação EAPADI
 
Toda sexta-feira, às 20h | Videoconferência | Mediação: Padre José Maria Ribeiro
 
06/11 
Tema: “Partilha: gesto de solidariedade em tempos de pandemia”
Convidado: Padre Ederaldo da Mata
 
 
13/11 
Tema: “Dízimo: gesto consciente que brota da fé e gratidão a Deus e amor à Igreja”
Convidado: Padre Hélio Fronzack
 
20/11 
Tema: “Dízimo: fruto de conversão destinado a missão”
Convidado: Padre Evandro Favacho
 
 
27/11 
Tema: “Corresponsabilidade na manutenção eclesial”
Convidado: Padre André Teles
 
29/11 - Encerramento
Evento: Santa Missa | Presidida pelo Arcebispo de Belém Dom Alberto Taveira Corrêa
Local/hora: Paróquia Sagrado Coração de Jesus (Júlia Seffer) | às 18h
 
 
 
 
 

Outras notícias
2010 fundacaonazare.com Todos os direitos reservados. Política de privacidade