DATA DE PUBLICAÇÃO: 17/11/2020
- Diminuir + Aumentar

Campanha de doação encerra a IV Jornada Mundial dos Pobres

 

Foto: Ministério da Caridade
 
 
No último domingo (15), a Igreja Católica celebrou o Dia Mundial dos Pobres, que este ano trouxe o tema norteador “Estende tua mão aos pobres” (Eclo 7,32). O dia, em Belém, marcou o início da campanha de arrecadação de itens de higiene pessoal, curativo e limpeza, que devem ser entregues nas 95 paróquias da Arquidiocese. A campanha termina no dia 22, com Santa Missa presidida pelo Bispo Auxiliar de Belém, Dom Antônio de Assis Ribeiro, na Paróquia Santíssima Trindade.
 
Após dois meses de atividades como lives temáticas, ações missionárias, visitas, arrecadação e doação de alimentos, a Cáritas Belém finaliza no próximo domingo (22),  a programação da Jornada Mundial dos Pobres. A missa de encerramento do evento será, às 11h30, na paróquia Santíssima Trindade, localizada no bairro da Campina, presidida pelo Bispo Auxiliar de Belém, Dom Antônio de Assis Ribeiro. Para participar da celebração é necessário seguir os protocolos de saúde, utilizando máscara e álcool gel. Neste mesmo dia, ainda será possível fazer doações para a campanha da Cáritas, dos seguintes itens de higiene pessoal, curativo e limpeza em geral: pomada para curativo, gaze, esparadrapo, iodo, água boricada, escova de dente, creme dental, sabonete, barbeador, papel higiênico, antitranspirante, cortador de unha,  luva descartável, tesoura, pente, toalha, lençol, shampoo, condicionador, gel de cabelo, água sanitária, sabão em pó, amaciante, detergente e sabão em barra.
 
Como ocorreu a programação da Jornada - Na Arquidiocese de Belém, no  dia 11 de setembro, foi realizada a missa de abertura, na Basílica Santuário de Nazaré, presidida pelo Bispo Auxiliar, Dom Antônio. Durante os meses de setembro, outubro e novembro a Coordenação de Pastoral por meio do Ministério da Caridade, promoveu nas oito Regiões Episcopais, lives que abordaram a  mensagem do Papa Francisco, economia, caridade, política, ecologia, solidariedade, Amazônia e solidariedade, meio ambiente e pobreza e  política e os pobres. Também foram feitas visitas às  mães grávidas e crianças (Pastoral da Criança) , visita domiciliar (Comunidade Sementes do Verbo), ação Missão Belém - Evangelização nas ruas (Comunidade Missão Belém) e  ação missionária (Renovação carismática Católica).
 
Jornada Mundial dos Pobres - Na conclusão do Ano Santo da Misericórdia, em 2016, o Papa Francisco instituiu o Dia Mundial dos Pobres, um tempo dedicado a chamar todos os cristãos a ajudar os mais pobres e a compreender a dimensão da pobreza. Dessa forma, oferecer aos que mais sofrem injustiça e precariedade, o acolhimento e dignidade para resgatar a condição humana.
 
A convocação feita pelo Santo Padre, tem como objetivo mobilizar as pessoas e comunidades para a questão da pobreza no mundo. O dia é celebrado no 33° Domingo do Tempo Comum, este ano, em 15 de novembro. | Mensagem do Papa Francisco para o Dia Mundial Dos Pobres 
 
No domingo, 15, o Santo Padre Papa Francisco presidiu missa do Dia Mundial dos Pobres, na Basílica de São Pedro. Em um dos momentos de sua homilia, Papa Francisco falou sobre estender a mão aos mais pobres: "Peçamos a graça de ver Jesus nos pobres" e ainda disse "Se temos dons, é para sermos dons aos outros.". | Veja aqui o trecho da homilia do Sandre Padre
 
 
 
Serviço
 
Evento: Missa de encerramento da Jornada Mundial dos Pobres
Data/hora: 22.11 | às 11h30
 
 
 
 
 

Outras notícias
2010 fundacaonazare.com Todos os direitos reservados. Política de privacidade