DATA DE PUBLICAÇÃO: 19/11/2020
- Diminuir + Aumentar

Segunda edição da Novena de Natal foi lançada nesta quarta-feira (19)

 

Fotos: Laís Abud
 
 
A Arquidiocese de Belém, lançou na tarde de ontem, quarta-feira (18), a segunda edição da Novena de Natal. A cerimônia de lançamento ocorreu, no auditório da Cúria Metropolitana, com a presença do Arcebispo de Belém, Dom Alberto Taveira Corrêa e Vigário Para Pastoral, Cônego Silvio Trindade, que apresentaram o tema “Em Belém, a história de Natal: A cidade se encheu de alegria”, (At, 8,8), a estrutura do livreto e formas de rezar em família até a celebração da noite de Natal.
 
Ao iniciar o lançamento, o Cônego Silvio Trindade, destacou que o objetivo é proporcionar a toda a Arquidiocese uma reflexão em preparação ao Natal e também para a realização do Sínodo Arquidiocesano, a ser realizado em 2021. Logo em seguida Dom Alberto, falou acerca da importância que tem para Igreja no Brasil a tradicional realização da Novena de Natal das famílias: “A Novena de Natal é uma porta aberta para muitas pessoas. Abrindo as portas especialmente para as pessoas que estão mais distantes e sofrendo mais. Então, nasce na novena uma missão de promover encontro entre as pessoas com oração ou visita até que a pessoa se sinta convidada/ convocada ao grande encontro  que é a participação na vida da igreja. Que a porta aberta seja a família de cada um de nós nesta Novena de Natal.”, ressaltou.
 
 
 
Nove encontros em família 
 
O Livreto de Natal é dividido em nove encontros onde cada membro da família é convidado a participar e se preparar através das reflexões, orações, cânticos e trechos bíblicos para a celebração do dia de Natal com o coração cheio de amor e alegria à espera do encontro da obra de Deus. 
 
As paróquias das oito Regiões Episcopais (Coração Eucarístico de Jesus, Menino Deus, Nossa Senhora do Ó, Sant’ Ana, Santa Cruz, Santa Maria Goretti, São João Batista e São Vicente de Paulo), são convidadas a adquirir e incentivar os paroquianos a realizarem os encontros em família. O Cônego Silvio Trindade, lembra sobre a preparação do ambiente com  os símbolos deste período, que consiste em uma mesa, toalha branca, vela acesa, Bíblia e a imagem do Menino Jesus. Cada grupo deve providenciar para se introduzir à família que irá receber o momento de oração. Quem não puder participar do encontro presencial,  poderá acompanhar, diariamente, em dezembro, pela Rádio Nazaré FM 91,3, na semana que antecede a semana do Natal. 
 
 
 
A novena celebrada nas redes sociais
 
Como forma de celebrar o encontro realizado, a Arquidiocese de Belém, lança a hashtag #NatalnaArqBelem, onde cada família, ao final do momento novenário faz uma foto com os participantes, publica nas redes sociais utilizando a hashtag. Para que no dia da celebração de Natal, seja feito na paróquia um mural com fotos tiradas nestes encontros. 
 
Gesto concreto
 
A Novena de Natal, também é um convite à solidariedade, um gesto concreto estará presente nos encontros, é o “Cofrinho da Coleta de Novena de Natal”, que será destinado para ajudar nas atividades do Sínodo Arquidiocesano, em 2021.  
 
 
Para adquirir o livreto da Novena de Natal 2020 é necessário se dirigir à secretaria paroquial, caso a paróquia ainda não tenha adquirido, as encomendas dos livros podem ser feitas na Coordenação de Pastoral da Arquidiocese de Belém. Mais informações: (91) 3215-7001 | 3215-7002  
 
 
 

Outras notícias
2010 fundacaonazare.com Todos os direitos reservados. Política de privacidade