DATA DE PUBLICAÇÃO: 07/12/2020
- Diminuir + Aumentar

Devotos celebram a festividade de Nossa Senhora da Imaculada Conceição, em Outeiro

 

Foto: Divulgação
 
 
Os devotos de Nossa Senhora da Imaculada Conceição, na Ilha de Caratateua, em Outeiro, celebram até o próximo dia 14 de dezembro, a festividade em honra da Padroeira. O início dos festejos se deu no último sábado (05), com a trasladação e no domingo (06) na celebração da 67ª edição do Círio, que este ano traz o tema “Maria, entre todas a escolhida” e lema “Por fim, meu Imaculado Coração triunfará"
 
O Círio, realizado em formato carreata, foi transmitido pelo Facebook da Paróquia, levando a procissão a todos fiéis de Outeiro, no dia do Círio apenas quatro carros percorreram as ruas do distrito: Carro com Imagem de Nossa Senhora, Pastoral da Comunicação, Diretoria da Festa e Carro som. Na edição de 67ª do Círio, fiéis homenagearam a padroeira pelas ruas e portas de suas casas, por onde o carro da Santa passou pela Comunidade do Fidelis; Estrada do Outeiro; Avenida Paulo Costa; Avenida Nossa Senhora da Conceição; Rua Manoel Barata, onde fica localizada a Igreja Matriz.
 
 
 
As celebrações da Santa Missa são transmitidas durante a semana às 19h15 e domingo no horário pela manhã, às 7h e à noite às 19h15. No último dia de festividade, segunda-feira (14), a organização preparou a queima de fogos de artifício.    
 
 
História do Círio de Outeiro
 
O Círio da Ilha de Caratateua teve origem com o casal de imigrantes portugueses Joaquim e Maria Cortinhas Marques, que veio dos Açores para morar na Ilha dos Barrancos, antigo nome do local. O casal realizava novenas e ladainhas em casa, duas vezes no ano: uma para Nossa Senhora de Fátima, em maio, e outra para Nossa Senhora da Conceição, em dezembro.
 
Em 1932, com a ajuda da comunidade, o casal construiu uma capela de madeira em honra à Nossa Senhora da Conceição. A devoção dos portugueses teve continuidade com os filhos, que em 1953, organizaram a primeira procissão, em uma caminhada de menos de um quilômetro, após a missa.
 
O cortejo foi feito desta forma até 1970, ano em que chegaram a Outeiro religiosas da Congregação das Filhas do Coração Imaculado de Maria, conhecidas como “Irmãs Cordimarianas”, responsáveis pelo Colégio Nossa Senhora de Lourdes, em Icoaraci. Junto aos devotos, as religiosas e o então vigário de Icoaraci (a quem Outeiro era subordinado), Monsenhor José Maria Azevedo, transformaram a pequena procissão do Círio como hoje é conhecido.
 
 
 
 
Programação
 
 
 
Segunda-feira (07) 
 
Às 19h15 - Padre Evandro Favacho (Paróquia Santíssimo Sacramento - Marituba)
 
 
 
Terça-feira (08) - Dia da Imaculada Conceição
 
Manhã -´às 07h15 - Padre Antônio Cezar (pároco)
 
 
Noite - às 19h15 - Padre Gelcimar Santos (Paróquia Divina Misericórdia)
 
 
Quarta-feira (09)
 
Às 19h15 - Monsenhor Raimundo Possidônio 
 
 
Quinta-feira (10)
 
Às 19h15 - Padre Jonas Teixeira
 
 
Sexta-feira (11)
 
Às 19h15 - Padre João Paulo 
 
 
Sábado (12)
 
Às 19h15 - Padre Antônio Cezar (pároco)
 
 
Domingo (13)
 
Manhã - às 7h15 - Padre Ivan da Conceição (Paróquia Nossa Senhora do Amparo - Ananindeua)
 
 
Noite - às 19h15 - Celebração do penúltimo dia de festividade.
 
 
 
Segunda-feira (14) - Encerramento da Festividade 
 
Às 19h15 - Padre Antônio Cezar (pároco)
 
 
 
 

Outras notícias
2010 fundacaonazare.com Todos os direitos reservados. Política de privacidade