DATA DE PUBLICAÇÃO: 10/12/2020
- Diminuir + Aumentar

Ordenações sacerdotais na Arquidiocese de Belém

 

Foto: Divulgação
 
“O sacerdote é o amor do coração de Jesus” (São João Maria Vianney) 
 
No último dia 06 e 08 de dezembro (domingo e terça-feira), a Arquidiocese de Belém realizou ordenações sacerdotais de Frei David Cabral da Silva Junior (dia 06), na Paróquia São Miguel Arcanjo, bairro da Cremação, e de Devair Nunes Delgado, José Gabriel Cardoso, Mateus Ribeiro do Santos e Richardson Oliveira dos Santos (dia 08), na Catedral Metropolitana de Belém, ambas presidida pelo Arcebispo de Belém, Dom Alberto Taveira Corrêa.
 
A primeira ordenação ocorreu, domingo (06), na paróquia São Miguel Arcanjo, na ocasião, se deu início ao Rito da Ordenação Presbiteral, momento chamado de  "Eleição do Candidato", onde o diácono presente chamou o ordenado, no caso, Frei David Cabral da Silva Junior,  à frente do Altar e Arcebispo, para assim seguir o rito. 
 
Após o rito, o Arcebispo fez sua homilia e destacou a importância da vocação a toda comunidade, "Qualquer vocação é graça, é gratuidade, é presente de Deus. É nosso Senhor que concede.". Se dirigiu ao Frei e citou um trecho do cântico do pai de João Batista, 'E tu menino serás chamado de profeta do Altíssimo, pois, irás à frente do Senhor para preparar-lhes os caminhos.'. Após citar o cântico,  Dom Alberto completou: "Tome todos os dias de sua vida essa missão de preparar os caminhos do Senhor".
 
 
Foto: Spiritusphoto
 
Com a finalização da pregação, como parte do rito, ocorreu o momento do “Propósito do Eleito”, onde o eleito respondeu às interrogações do Arcebispo. Posterior a este rito, se realizou a ladainha, e Frei David Cabral da Silva Júnior, se deitou como sinal de total entrega a Deus. Após este momento, seguiu-se a Imposição das Mãos, Prece de Ordenação, Unção das Mãos e Entrega do Pão e Vinho.
 
 
 
Esse mesmo rito, respectivamente, foi feito, na noite de terça-feira (08), Dia Nossa Senhora da Imaculada Conceição, quando Devair Nunes Delgado, José Gabriel Cardoso, Mateus Ribeiro do Santos e Richardson Oliveira dos Santos foram ordenados padres da Arquidiocese de Belém. 
 
 
Fotos: Luiz Estumano
 
Na ocasião, em sua homilia o Arcebispo de Belém, Dom Alberto Taveira Corrêa, discorreu, aos então candidatos ao presbítero: “É a riqueza da vida da Igreja, a riqueza de dons e graças que são aspergidas pelo Senhor por todas as partes.  Vocês quatro sabem a imensa alegria que eu tenho de ordená-los, alegria de Dom Antônio, Bispo Auxiliar, dos formadores, do presbitério e de todo povo de Deus em nossa Arquidiocese de Belém.”
 
 
E lembrou a frase de São João Paulo II “Não existe cristão sem vocação”, e continuou: "A vocação é um olhar que Deus tem sobre cada um de nós. Deus tem um olhar pessoal e único porque ele conhece até as fibras mais profundas de nosso ser.” E finalizou a homilia, “Sejam santos e o resto é consequência. Sejam fiéis, conduzam a vida de vocês no imenso amor à Igreja e o imenso amor ao povo de Deus”.
 
 
Posteriormente ao rito de ordenação, o padre ordenado Richardson Oliveira dos Santos, representando os demais ordenados, agradeceu: “Nosso coração se enche de gratidão a Deus por tamanho dom confiado a nós, esta noite. A vocação sacerdotal é dom e mistério que supera infinitamente o homem, como bem nos afirmou, São João Paulo II. Não nascemos padres, mas, nos colocamos à disposição do chamado que o senhor nos fez para realizarmos a sua vontade e Seu querer em nossa vida. Ser aquilo que de fato São João Maria Vianney nos ensina, ‘O sacerdote é o amor do coração de Jesus’ , concluiu. 
 
 

Outras notícias
2010 fundacaonazare.com Todos os direitos reservados. Política de privacidade